Projeto de Vida 7ºano

   Você é uma pessoa que tem muitas ideias?   

2º Bimestre

1ª ETAPA
(04 de junho a 22 de junho)

ATIVIDADE: AS IDEIAS VIRAM COISAS: ENTÃO, COMECE! 

Competências socioemocionais em foco: 
  • Organização, 
  • Empatia  
  • Respeito 
É comum acontecerem situações dentro da escola e fora dela que exigem que você tenha ideias a todo o momento. 

Essa atividade abordará, portanto, questões sobre o processo que vai da construção de uma ideia até a sua realização. Assim, além de provocá-lo(a) na realização do que você deseja, essa atividade estimula a sua imaginação criativa, para que possa ter ideias voltadas para a solução de problemas comuns à sua vida escolar e, juntamente com os seus colegas, possa colocá-las em prática. 

Situação de Aprendizagem 1

Assembleias escolares, a chave para fortalecer a democracia ...
https://educacaointegral.org.br
ASSEMBLEIA DE CLASSE 

Você sabia que existem várias maneiras de colocar em prática as suas ideias no espaço escolar? Uma delas pode ser por meio de uma assembleia de classe. Você já ouviu falar algo sobre isso? 

Caso não saiba do que se trata, é chegada a hora de aprender a montar uma da sua turma. Logo, você precisará usar os espaços que a escola lhe oferece para isso. Estes espaços correspondem a todos os ambientes e momentos que você tem pra argumentar e participar ativamente da solução de problemas na escola. 

As assembleias podem ocorrer na sala de aula, numa aula reservada com esse propósito ou até mesmo podem ser realizadas em uma reunião com os seus colegas durante o intervalo. Vale lembrar a importância de articular os momentos da assembleia com os seus professores de turma e coordenador(a) pedagógico(a) da escola. 

Ao fazer isso, é muito provável que você e seus colegas tenham uma melhor organização para tratar dos assuntos que têm interesse em discutir e garantam os momentos necessários para assembleia acontecer.

E quais os assuntos de uma assembleia? 

Hora de montar uma assembleia escolar: o que fazer?

Você e seus colegas podem tratar de qualquer assunto que tenham interesse e que envolva a sua vida escolar. Contudo, vale explicar que, numa assembleia não se discutem apenas problemas que precisam de soluções na escola. É espaço também para você falar das coisas que gosta na escola e sobre o que pode fazer para melhorá-las ainda mais. Pode ser para elogiar um amigo que o ajudou na lição ou até para valorizar a diminuição das brigas no jogo de futebol, do time da escola. 

Agora que você já sabe o que é uma assembleia de classe, é hora de pôr em prática os seus conhecimentos, organizando uma, junto com os seus colegas. 
Para isso, siga os passos abaixo: 

Passo 1. Pense em algo que lhe incomoda na sua escola ou na turma da qual você faz parte. 

Passo 2. Agora, considerando o que você pensou, reflita se isso exige esforço seu e dos seus colegas para ser solucionado. Para ter certeza de que sim, peça ajuda para o(a) seu(sua) professor(a). Em seguida, escreva o problema que pretendem tratar. 

Passo 3. Apresente para os colegas o problema descrito por você no passo anterior, para que todos possam, junto com o(a) professor(a), criar uma lista de problemas. 

Assembleia de classe – A formação da cidadania nos alunos - Elos ...
https://www.eloseducacional.com
⇸ Pode ser que os seus colegas apresentem problemas diferentes do descrito por você. Cada um tem a sua própria experiência dentro da escola e por isso, pensam em problemas diferentes. As ideias devem ser respeitadas, mesmo que você não concorde com elas.⇷ 
 
Passo 4. Visualizando a lista na lousa da sala de aula, é hora de escolher um problema que seja comum a todos da turma. É possível que você e seus colegas elejam mais de um problema. Sobre isso, fique atento(a) às orientações do(a) seu(sua) professor(a), pois ele(a) ajudará nisso.

  Anote o problema escolhido em seu Diário de Práticas e Vivências. 

Passo 5: É hora de pensar sobre as possíveis soluções para o problema escolhido pela turma. Sobre isso, é preciso refletir sobre quais são as mais rápidas e fáceis de serem realizadas. Que tal você começar descrevendo no seu Diário de Práticas e Vivências duas soluções, a partir desses critérios?

Situação de Aprendizagem 2: 


ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO 

Com ajuda do(a) seu(sua) professor(a) e de acordo com as soluções definidas por você e seus colegas, responda à seguinte questão, no seu Diário de Práticas e Vivências. 

a) Quais os responsáveis envolvidos na solução do problema identificado por sua turma na última atividade? 

É provável que a resposta para essa pergunta envolva você e seus colegas. Por exemplo, para solução do problema de sujeira nos banheiros da escola, foi apontado que os próprios estudantes da escola deveriam fazer uso dos banheiros de forma mais cuidadosa, jogando papel higiênico nas lixeiras disponíveis, dando descarga quando usam os aparelhos sanitários. 
Dessa forma, foi realizada uma campanha de conscientização para toda à escola. 

Seguindo o mesmo exemplo da problemática dos banheiros, enfrentada pelos estudantes de uma escola, é possível detalhar as ações que serão realizadas e seus respectivos responsáveis.

Seguindo o exemplo, quais as ações e os respectivos responsáveis para a solução do problema escolhido por sua turma e os prazos para a realização de cada ação?  Para facilitar, desenhe a planilha abaixo no seu Diário de Práticas e Vivências e preencha com as informações que precisa: 

PLANO DE AÇÃO: 
Ações: _________________ Responsáveis: _________________ Prazos: _________________ 


Sobre as ações, é IMPORTANTE que você aprenda a estabelecer um acompanhamento de tudo que está sendo realizado ao longo das próximas aulas, pois essa é uma forma de você se certificar que o Plano de Ação está, realmente, dando certo. 

Essa é uma forma também de você analisar o que ainda precisa ser repensado e ajustado com os seus colegas. Você também pode usar esta planilha para se planejar em outros contextos, como em tarefas domésticas na sua casa, indicando quem é responsável por o que e o prazo, por exemplo. Quando todos podem ver o que precisa ser feito e quando, é muito mais fácil se organizar e cumprir os prazos. Ensine os adultos e as crianças da sua casa a usarem a planilha e faça um teste. Depois, anote como foi a experiência no seu Diário de Práticas e Vivências.


ATIVIDADE: O ESPERAR PELA FESTA

O ENTUSIASMO É O COMBUSTÍVEL QUE COLORE OS MEUS DIAS!


Entusiasmo (Liderança) - Blog da Liderança - Marco Fabossi ...

Competência socioemocional em foco: 
  • Entusiasmo 

Situação de Aprendizagem 3 

UM CORDÃO NO PAPEL

 É hora de pensar sobre tudo o que lhe aconteceu até hoje e como isso se relaciona com o que você é e o que você quer ser. Expresse, por meio de desenhos, no seu Diário de Práticas e Vivências, as suas respostas às questões abaixo: 

• O que é pertencer a escola? 
• Como foi o seu primeiro dia de aula na escola como estudante do 7o ano? 
• O que é ser um estudante do 7o ano? 
• Indique um fato ocorrido na sua vida ou ação desenvolvida por você na escola que representou algo importante ou que o(a) deixou feliz. 
• Indique algo que o(a) fez acreditar ainda mais no seu potencial de realizar os seus sonhos.


fonte SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO pág 70 até 72.
2ª ETAPA 
26 de junho a 14 de julho

ATIVIDADE: O QUE É E QUANDO É O FUTURO 

Competência em foco: Foco e Responsabilidade 

Nessa atividade você vai refletir um pouco mais sobre você e os seus sonhos falando sobre o que é o futuro para você. 
Para isso, você terá que focar no que você é hoje e o que deseja ser daqui a alguns anos. Não se limite a pensar em algo que parece muito difícil de acontecer só porque existem muitos obstáculos a serem vencidos. 

Situação de Aprendizagem 4

ENTÃO, COMO SERÁ? 

1. Considere que a imagem abaixo representa o seu caminho percorrido ao longo da vida e responda no seu Diário de Prática e Vivências: 

2. Agora, considerando o que você escreveu no seu Diário de Práticas e Vivências, na questão anterior, pense: quais as escolhas ou atitudes que você acredita que deve ter no presente para realizar aquilo que você deseja ser no futuro? 


(Obs.: A situação de atividade 5, itens 3 e 4, não será feita por estarmos em quarentena)

Situação de Aprendizagem 6

TROCA DE IDEIAS 

5. Considerando que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo, reflita sobre as afirmações ou ditos populares a seguir e escreva no seu Diário de Práticas e Vivências o que você pensa sobre eles: 









Situação de Aprendizagem 7

A PONTE 

6. Pensar no futuro é projetar a esperança do que se quer SER ou onde se quer ESTAR num certo tempo. Partindo disso, crie um desenho, no seu Diário de Práticas e Vivências, que represente você diante da sua vida atual ou da sua realidade vivida no “presente” e outro, que seja como você se vê no futuro. 

Lembre-se de dispor o desenho em uma única página, dividida em duas partes, no seu Diário, pois será preciso recortá-la ao final da atividade para a realização de uma exposição: 

Atenção!

As atividades que estão na página 73 após a situação de atividade 7 até a página 77 • Não serão desenvolvidas neste momento, pois estamos em atividades não presenciais.

Situação de Aprendizagem 8

 
Reflita sobre estas questões e escreva sobre isso no seu Diário de Prática e Vivências, relatando as consequências disso. 

1. O que você acha das pessoas que fazem escolhas e tomam decisões influenciadas pela decisão de outros, sem ao menos se perguntar:”será que isso é bom para mim?”. 
2. No conto, a Maria sempre decidia seguir as demais ovelhas, sem refletir muito sobre o que ela realmente queria. Você se recorda de alguma situação na qual foi influenciado(a) por outras pessoas? 
3. Assim como no conto da Maria, você conseguiu ser assertivo(a), ou seja, dizer o que realmente queria e pensava? Como você se sentiu? 
3ªBimestre
1ª Etapa
(03 a 21 de agosto)
páginas 77, 78



Você tem o poder da escolha

Situação de Aprendizagem 9: O PODER DA ESCOLHA 

Objetivo: Reflexão sobre uma escolha a partir do que se é e daquilo que se deseja ser.
Competência socioemocional em foco: Persistência. 

Vamos refletir um pouco sobre as possibilidade de escolhas que todos têm na vida. Pense um pouco sobre as escolhas importantes que se lembram de ter feito, das mais acertadas e das que não foram boas também, considerando os motivos que favoreceram os acertos e os que provocaram erros. 

Você já parou para pensar que os seres humanos se diferenciam dos outros animais devido a sua capacidade de pensar e inclusive, de poder decidir por livre escolha, por qual caminho seguir? Pois bem, ser um SER racional e por isso pensante, possibilita o exercício pleno do livre-arbítrio, você sabe o que significa isso? 

Livre-arbítrio é o poder de escolha que cada pessoa tem, de decidir livremente, conforme à sua vontade. Portanto, essa capacidade humana é uma grande vantagem evolutiva. 
Contudo, ao longo de décadas, ela se tornou cada vez mais complexa, pois implica na forma como cada pessoa faz uso da liberdade que tem e como se responsabiliza pelas consequências das suas escolhas. 
É por isso que se diz que as escolhas traçam os caminhos de cada pessoa. Dessa forma, essa atividade vai tratar sobre ser capaz de fazer escolhas, de prever razoavelmente as consequências, decidir e agir, sem perder de vista quem você é e o que deseja ser.
Faça a leitura do texto “A história de Edélcio” e escolha uma das alternativas que estão na sequência. Anote em seu Diário de Práticas e Vivências a Escolha e os Motivos:

“A história de Edélcio” 

  “Desde o início do 8º ano, Edélcio começou a tomar consciência de que gostava muito de assistir a filmes e seriados em que as vidas de pessoas eram salvas pela medicina. 
Quando ia a algum hospital ou pronto-socorro, ficava observando o modo como os atendimentos eram organizados (ou desorganizados), a espera longa pelas consultas, pessoas se queixando de alguma dor... Percebia-se indignado com a falta de humanidade com que as pessoas eram tratadas. 
Já na escola, gostava muito de Ciências, principalmente quando o conteúdo era o funcionamento do corpo humano. Ficava um tempo admirando as figuras dos livros e interessava-se em saber como o organismo fazia para funcionar. 
Assim, juntando suas experiências, concluiu que seu maior desejo era ser médico. 
Foi, então, buscando informações sobre o que precisaria fazer para realizar seu sonho que descobriu que não seria nada fácil. Teria que estudar muito para passar no vestibular de uma boa universidade pública, inclusive estudando aquelas disciplinas de que não gostava muito. Depois, estudar mais ainda para cursar os seis anos de medicina e, ao terminar, dois anos de residência em hospitais, e ainda mais dois para estar apto a exercer a profissão na especialidade desejada. 
Diante desse quadro, ao perceber que teria que se dedicar bastante para realizar aquilo que tanto almejava, Edélcio viu-se diante de quatro possibilidades de escolha. 


(   )1. Começar a se dedicar exclusivamente aos estudos desde já, deixando para “aproveitar a vida” depois de formado. 

(   )2. Começar a se dedicar aos estudos desde já, planejando como dividir seu tempo entre estudos e lazer. 

(   )3. Começar a se dedicar aos estudos no Ensino Médio, para poder aproveitar os dois anos que restam do Ensino Fundamental. 

(   )4. Começar a se dedicar aos estudos no cursinho pré-vestibular, para “aproveitar a vida” antes que os esforços para ser médico lhe tirem o tempo.

Situação de Aprendizagem 10: MINHA ESTRADA 

Escolham 3 pessoas de diferentes gerações para entrevistar conforme questionário apresentado abaixo.
 Entrevista Dos Meios Dos Desenhos Animados Ilustração do Vetor ...
Você pode gravar a entrevista pelo celular ou anotar no seu Dário de Práticas e Vivência

 Entrevista A – Questões para fazer com pessoa da mesma idade que o grupo de vocês. 
• Qual é o seu sonho? 
• Você acredita que pode realizar o seu sonho? Por quê? 
• Que escolhas você acha que precisa fazer para realizar o seu sonho? 
• Você já realizou algo que queria muito? O que você fez para conseguir? 

Entrevista B – Questões para fazer com pessoa de geração 18 ou 20 anos mais velha que a idade do grupo de vocês. 
• Quando você tinha a minha idade, qual era o seu sonho? 
• Você conseguiu realizar o seu sonho? Por quê? 
• O que você acredita que determinou a realização do que você conseguiu até hoje na sua vida? 
• Quais os sonhos que você tem agora e o que acredita que precisa fazer para realizá-los? 

Entrevista C – Questões para fazer com pessoa de geração 50 anos mais velha que a idade do grupo de vocês. Mesmas questões realizadas para o grupo anterior (Entrevista B)

PARADA PARA REFLEXÃO... 
Após concluírem as entrevista, escreva:

 • As gerações mais antigas tiveram oportunidades de escolha para realizar o que queriam? Conseguiram realizar seus sonhos? 
 • Os entrevistados da mesma geração que você têm noção do que querem ser e do que precisam escolher para ser o que querem? 
• Considerando as respostas das entrevistas, como os três entrevistados se posicionaram em relação à realização dos sonhos? Eles demonstraram alguma frustração? Demonstraram ter consciência das consequências de suas escolhas? 
• De acordo com a sua percepção, como você acredita que as oportunidades de escolha são determinantes na realização do Projeto de Vida de cada pessoa? 



 Espero que as respostas de cada um sirvam como exemplos de foco, superação, assertividade e otimismo. 


2ª Etapa
03 a 21 de Setembro



Com uma abordagem divertida e bem-humorada, fique por dentro da trajetória de Walt Disney, um símbolo da industria da animação e ícone da cultura popular. Disney transformou sua realidade em um mundo de sonhos através de seus desenhos após ser inspirado por grandes artistas como Philippe Rousseau, Heinrich Kley, e Beatrix Potter. Em 1928 Walt Disney deu vida a Mickey Mouse, seu maior sucesso até hoje. Veja o vídeo, acessando o link abaixo:


Situação de Aprendizagem 1 

A DIFERENÇA ENTRE O SONHO E A FANTASIA 

Objetivo: Pensar no sonho e nos caminhos escolhidos para realizá-lo por meio da capacidade de decidir por si só. 
Competências socioemocionais em foco: Iniciativa social e autoconfiança. 


 A imaginação é o início de tudo. Ela pode levar ao sonho de se construir algo importante para a vida individual e coletiva, cenários futuros que podem ser realizados se houver foco, iniciativa e planejamento das decisões tomadas no presente. 
A imaginação aliada: 
✔ ao sonho, 
✔ ao planejamento e 
✔ à ação, 
pode levar a um lugar almejado, a um ponto bem distante de quando ela era só o início. 

Veja este outro vídeo:

A intenção desta aula é fazer com que você perceba que o sonho como fantasia tem funções na nossa existência, pois nos permite: 
✔ superar e transgredir a realidade, 
✔ devanear para dar “folga” ao cotidiano estressante, 
✔ criar situações inimagináveis, 
✔ satisfazer desejos pela imaginação etc. 

O Sonho é bom e necessário para dar “sabor” à vida, mas não é suficiente para transformar o desejo em realização. Por este motivo, é preciso ser ultrapassado pela consciência sobre o sonho que se quer realizar e suas possibilidades de realização. E que tudo isso é o que sustenta um Projeto de Vida.  Para finalizar, assista a este vídeo: https://youtu.be/iAoxQwbakao

👉 ATIVIDADE Responder ao formulário no link a seguir: https://forms.gle/4suLuSVuqysV1YPZ9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano