Atividade Complementar do 2º Bimestre 9ºano - gramática 1

Atividade Complementar do 2º Bimestre 
GRAMÁTICA/Morfossintaxe 

Conteúdo: Predicado Nominal e Verbo de Ligação - Análise linguística/ semiótica
Habilidades: Compreender a estrutura do predicado nominal; analisar os verbos de acordo com seu valor semântico 
EF09LP06A - Localizar, em textos lidos, o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação (ser, estar, ficar, parecer, permanecer, entre outros). 
EF09LP06B - Diferenciar, em textos lidos, o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação.


Atividade Complementar do 2º Bimestre 
GRAMÁTICA


RELEMBRANDO...
Mapa Mental: Período Composto | Descomplica

1. Leia estes períodos:
I. "[...] promova a coleta seletiva (de lixo seco) e a compostagem [...]."
II. "Faça a conta e veja se o seu município tem cobertura vegetal suficiente [...].
III. " A relação custo-benefício de um projeto de arborização urbana é das mais vantajosas [...]."

a) Destaque os verbos em cada um dos trechos.

b) No caderno, separe os verbos indicados em três grupos:
1. verbos que indicam ação ou atividade, ou seja, aqueles que indicam que alguém faz algo;
2. verbos que indicam processo, mostram o que acontece;
3. verbos que indicam um estado.

c) Em qual dos grupos os verbos apenas estabelecem uma relação direta entre o sujeito e uma característica dele?

d) No período destacado em III, identifique o sujeito e o predicado.
Sujeito, predicado, objetos… – Amigo Pai
https://images.app.goo.gl/jb3BNjE2YCbvjjvU9

e) Observe o predicado. Quanto à informação que cada elemento apresenta, que palavra ou expressão é mais importante, ou seja, é o núcleo?

O verbo SER funciona como uma verbo de ligação quando indica um estado e apenas relaciona o sujeito a uma característica ou propriedade. Em "A relação custo-benefício de um projeto de arborização urbana é das mais vantajosas [...]", o verbo (é) liga o sujeito (A relação custo-benefício de um projeto de arborização urbana") à  sua característica ("das mais vantajosas"). Como o núcleo do predicado não é o verbo de ligação, e sim uma expressão que tem valor adjetivo, o predicado é chamado nominal.

[A relação custo-benefício de um projeto de arborização urbana] SUJEITO
[é ] VERBO DE LIGAÇÃO
[das mais vantajosas] PREDICADO NOMINAL
2. Leia estes outros períodos:
I. "[...] todos vocês já sabiam desde a época de campanha - antes até - que a situação era difícil."
II. "Se escolherem o caminho da sustentabilidade, a chance de dar certo é maior.

a) Transcreva no caderno as orações destacadas. Identifique os verbos usados.

b) Em cada oração, indique o sujeito e o predicado.

c) Observe os verbos usados nos predicados. quais deles indicam uma ação, um acontecimento e quais indicam um estado, ou seja, ligam o sujeito a uma característica sua?

d) Em cada predicado, que parte constitui o núcleo?

e) Com base nos itens anteriores, classifique cada predicado em nominal e verbal.

f) No caso dos predicados nominais, destaque a palavra ou expressão que concentra a informação mais importante e indica uma característica relacionada com o sujeito.


No predicado nominal, o núcleo exerce a função de predicativo do sujeito, termo que caracteriza o sujeito e se relaciona com ele por um verbo de ligação. Veja o exemplo:
 
[A situação] Sujeito
[ era ] verbo de ligação
[difícil] Predicado
[era difícil] Predicado Nominal


3. Leia este fragmento de reportagem, sobre uma exposição de Vik Muniz no Rio de Janeiro, em 2020.


a) Compare os dois trechos e responda às questões.
I. "Vik Muniz é o criador daquelas peças."
II. "Não parece uma exposição de um artista só."
  • Os verbos indicam ação, processo ou estado? justifique sua resposta.
  • Em qual trecho se expressa uma opinião sobre a aparência de algo?
  • Em qual trecho o verbo indica um estado permanente relacionado ao sujeito da oração?

b) Observe: "A bola está murcha, mas é de bronze".
  • Identifique o sujeito e o predicado de cada oração.
  • Que verbo indica como o sujeito se apresenta momentaneamente e que verbo indica uma característica permanente?
  • Com base no que observou, explique como os verbos ajudam a reforçar o contraste produzido.
c) Nos demais casos destacados em que o verbo ser é usado, que estado o verbo de ligação indica?

4) Leia a seguir, a linha fina de uma notícia sobre a coleta de lixo realizada em Curitiba (PR).

Na outrora capital ecológica, coleta e transporte de resíduos seguem a mesma modelagem há décadas. Licitação para modernizar sistema será lançada neste ano, diz prefeitura, enquanto concorrência para a coleta permanece suspensa
gazetadopovo.com.br
(outrora= antigamente)

a) A coleta de lixo na cidade é descrita de forma positiva? Explique sua resposta.

b) Com base no verbo em destaque, o que se pode concluir sobre a concorrência entre empresas para a coleta de lixo cidade?


Verbos como estar, ficar, parecer, permanecer e continuar também podem funcionar como verbos de ligação. Cada um deles produz diferentes efeitos de sentido nas orações e nos textos, indicando estados transitórios, permanentes, aparentes, durativos etc.

5) Reescreva a oração "A bola está murcha [...]" a fim de expressar diferentes efeitos de sentido: estado permanente; estado durativo; estado aparente.

6) Leia o trecho de uma notícia  e responda às questões.


a) Se, no início do trecho, houvesse apenas "O plástico permanente por anos, já que não é biodegradável ou digerível", o fragmento seria plenamente compreendido? Por quê?

b) Compare:
I. "A concorrência para a coleta de lixo permanece suspensa em Curitiba."
II. "O plástico permanece nos mares por anos."
  • Em qual frase o verbo é de ligação? Em qual é o núcleo do predicado?
7) Leia este trecho de uma reportagem sobre o artista que produziu a colagem Atlas.

"RIO - Ele está em casa. No dia em questão, na casa dos pais, dona Celeste e seu Vicente. Em frente a um prato de feijão e arroz, salada e filé de frango, Vik Muniz é Vicentinho, nascidos Vicente José de Oliveira Muniz."
a) Em "Ele está em casa", o termo "em casa" completa a ideia expressa pelo verbo? Explique.
b) Compare:
I. "Ele está em casa". 
II. " A estrutura da arte contemporânea está engessada [...]"
  • Em que trecho o verbo forma um predicado nominal? Por que?
  • Em que trecho o verbo indica um processo e é o núcleo do predicado?
  • Com base no que observou, formule uma conclusão sobre o uso do verbo estar em diferentes contextos

Em "Ele está em casa", o verbo estar não funciona como um verbo de ligação, pois a expressão "em casa" não caracteriza o sujeito, mas indica uma circunstância de lugar. Isso também acontece em "O plástico permanece ali", em que ali, que retoma "nos mares", indica uma circunstância de lugar que se relaciona com o sentido do verbo permanecer. Quando o verbo funcionar desse modo, ligado a uma circunstância de lugar, por exemplo, será considerado intransitivo e formará um predicado verbal.



Responda às questões desta atividade acessando o link:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano