Conjunções - Atividade complementar do 2º Bimestre 9º ano (Períodos Compostos por Coordenação)


Atividade Complementar do 2º Bimestre 
9º ano


Conteúdo:  Morfossintaxe - Orações Coordenadas 
Habilidades:
  • EF09LP04A - Compreender o uso de períodos compostos por orações coordenadas e subordinadas, de acordo com a norma-padrão gramatical, em funcionamento no texto.

  • EF09LP08A - Identificar, em textos de diferentes gêneros, a relação que

    conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que

    conectam.

  • EF09LP08B - Utilizar, em textos de diferentes gêneros, conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas, para estabelecimento de conexão entre orações.

  • EF69LP33 - Articular o verbal com os

    esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.

  • EF69LP34 - Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações.

  • EF69LP56 - Fazer uso consciente e

    reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção 

  • EF89LP05 - Analisar o efeito de sentido provocados pelo uso, em textos, de formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre).

    EF89LP06A - Reconhecer o uso de

    recursos persuasivos em diferentes textos argumentativos.

    EF89LP06B - Analisar efeitos de sentido referentes ao uso de recursos persuasivos em textos argumentativos.

  • EF89LP33B - Compreender textos de gêneros variados, selecionando estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos.

  • EF89LP33C - Analisar as características dos gêneros textuais e suportes.

  • EF89LP37 - Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros.

  • EF69LP07B - Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e 00,circulação.

 
ATIVIDADES
(Responda em seu caderno)


1. No período "Sou Maria mas não vou com as outras" há duas orações. Quais são?


2. Que palavra (conjunção) está ligando as duas orações?


3. Esta palavra poderia ser substituída por outra equivalente? Qual?


4. Escreva:

ADI para as orações coordenadas aditivas
ADV para as adversativas
AL para as alternativas
CON para as conclusivas
EX para as explicativas

a) Muitos se esforçam, mas poucos conseguem. (  )
b) O amor constrói e o ódio destrói. (  )
c) Valem a pena os estudos, pois trazem benefícios. (   )
d) Jairo se candidatará a deputado ou tentará a presidência. (   )
e) Não diga mentiras, que a mentira tem pernas curtas. (   )
f) Não polua a terra, porque você vai precisar dela. (   )
g) A garota tem boa vontade, portanto vai ser bem-sucedida. (   )

5. Relacione as orações em destaque às ideias que expressam.
I. adição, soma.
II. oposição, contraste
III. alternância
IV. explicação
V. conclusão
a) Estudou muito, mas não conseguiu aprovação.(   )
b) Ora brigam, ora estão de bem. (   )
c) Espere, pois haverá outras oportunidades. (   )
d) Todo homem é mortal. Pedro é homem, logo Pedro é mortal. (   )
e) Não concordou nem discordou. (   )

6. Relacione as colunas, classificando as orações coordenadas.
I. aditiva
II. adversativa
III. alternativa
IV. conclusiva
V. explicativa

a) Leio muito, pois quero instruir-me. (   )
b) Estiveste lá, logo ouviste a notícia. (   )
c) Às vezes há mundos num grão de areia e nada num coração humano. (   )
d) Ou lutas contra a corrente ou serás levado por ela. (   )
e) Esforçamo-nos muito, porém não conseguimos um bom resultado. (   )
f) Clarice é irrequieta, todavia tem bom coração. (   )

Lembre-se!
Orações Coordenadas Assindéticas não tem conectivos e são geralmente separadas por vírgulas.

7. Agora construa períodos formados por:

a) uma oração coordenada assindética.

b) uma oração coordenada adversativas.

c) uma oração coordenada alternativa.

8. Complete os períodos para formar orações coordenadas aditivas. Veja o modelo:

O caminhão não só atingiu o poste, como também destruiu a casa.

a) ___________ atingir o poste, o caminhão destruiu a casa.

b) O caminhão não somente atingiu o poste, ___________ destruiu a casa.

c) O caminhão atingiu o poste ____________ destruiu a casa.

d) O caminhão não só atingiu o poste, _____________ destruiu a casa.


9. Varie o período composto por coordenação, substituindo a conjunção mas pelas equivalentes.

Ex.:  Fez de tudo para salvá-lo, mas não conseguiu.

a)
b)
c)
d)

***

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano