Sons e Sentidos: 1º EM-ST 3 - Vol 2

SONS E SENTIDOS

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Os sons se fazem presentes o tempo todo no nosso cotidiano. Alguns deles são muito agradáveis, outros nem tanto. E esse gostar ou não de um som acontece devido às experiências adquiridas ao longo da vida e do subconsciente.

Resultado de imagem para sussurrarHá, no entanto, um sentido que o som nos provoca. Um determinado som possibilita trazer da memória imagens que conhecemos. Por exemplo, o som sibilante do 's' sugere um sussurrar. O mesmo ocorre com o som do 'ch' em "cochicho" e "chiado".

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A poesia como sentido intersemiótico
Os diferentes códigos semióticos no texto poético e a tradução entre linguagens verbal e não verbal do tecido poético.

Em um poema, a significação e seu valor literário podem dar-se não apenas na mensagem que ele, em primeira leitura, permite que o leitor construa. Os sons, as classes gramaticais, as estruturas sintáticas, os jogos semânticos, os recursos estilísticos, enfim, tudo possibilita que a linguagem poética se adense, ganhe sentido e valor artístico aos olhos sensíveis do leitor hábil.
A seguir, vamos considerar alguns dos principais níveis semióticos que constituem a densidade da linguagem poética.
  • NÍVEL FONÉTICO: refere-se ao som do signo (letras - vogais ou consoantes)
  • NÍVEL MORFOSSINTÁTICO: refere-se das classes gramaticais e das funções sintáticas das palavras (adjetivo/verbo/substantivo; sujeito e predicado)
  • NÍVEL SEMÂNTICO-FIGURATIVO: refere-se ao uso afetivo que se faz da linguagem figurada (metáfora/metonímia/antítese/sinestesia)

Ouça a canção "Segue o seco" de Marisa Monte e perceba com os sons [s], [g] e [k] em Segue o seco reforçam a própria sugestão de seca de que trata a música, da esperança de chuva.




Segue o Seco
Marisa Monte

A boiada seca
Na enxurrada seca
A trovoada seca
Na enxada seca

Segue o seco sem sacar que o caminho é seco
Sem sacar que o espinho é seco
Sem sacar que seco é o Ser Sol

Sem sacar que algum espinho seco secará
E a água que sacar será um tiro seco
E secará o seu destino seca

Ô chuva, vem me dizer
Se posso ir lá em cima pra derramar você
Ó chuva, preste atenção
Se o povo lá de cima vive na solidão

Se acabar não acostumando
Se acabar parado calado
Se acabar baixinho chorando
Se acabar meio abandonado

Pode ser lágrimas de São Pedro
Ou talvez um grande amor chorando
Pode ser o desabotoar do céu
Pode ser coco derramado

Resultado de imagem para sua vez Sua tarefa consiste em perceber e analisar os três níveis semióticos que constituem a densidade da linguagem poética. 

1. Nível Fonético: Na canção, percebe-se o uso de ALITERAÇÃO , ASSONÂNCIA e de RIMAS. Identifique-as.

2. Nível Morfossintático: 
a) Escolha uma  estrofe da canção e identifique os adjetivos, os verbos e os substantivos.
b) Analise sintaticamente o verso:
"Se o povo lá de cima vive na solidão"
- sujeito: ___________________________________________________
- predicado: _________________________________________________

3. Nível Semântico-Figurativo: 
a) Identifique na terceira estrofe um exemplo de METÁFORA;
b) Identifique na última estrofe um exemplo de METONÍMIA;
c) Identifique na primeira estrofe um exemplo de  ANTÍTESE;
d) Identifique na quarta estrofe exemplos de SINESTESIA;



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