Revisão 21ºAAP: 1º ANO - 3º Bimestre

Revisão 21º Avaliação da Aprendizagem em Processo
1º Ensino Médio - 3º Bimestre
Habilidades Avaliadas:


01. (MP034) Reconhecer os elementos constitutivos da organização de um texto (conto, comédia, tragédia, poema, quadrinhos, resenha crítica, entrevista).

02. (MP036) - Reconhecer o efeito de sentido produzido pela utilização de tempos e modos verbais (Modo Indicativo: presente, pretérito e futuro; Modo Subjuntivo: futuro) em um texto (conto, comédia, tragédia, poema, quadrinhos, resenha crítica, entrevista).

03. (MP032) - Reconhecer a presença de valores culturais, sociais e/ou humanos em contextos literários.

04. MP030) - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato em um texto (conto, comédia, tragédia, quadrinhos, resenha crítica, entrevista).

05. (MP033) - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação entre textos (conto, comédia, tragédia, poema, quadrinhos, resenha crítica, entrevista) que se referem ao mesmo
tema.

06. (MP035) - Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem: metáfora, antítese, metonímia, sinestesia, assonância, aliteração) em um texto (conto, comédia, tragédia, poema, quadrinhos, resenha crítica, entrevista).


GÊNEROS TEXTUAIS


  • CONTO: Narrativa ficcional concisa cuja estrutura apresenta introdução , desenvolvimento clímax e desfecho;
  • DISSERTAÇÃO: Texto escrito em prosa (redação ou composição) estruturado em introdução desenvolvimento e conclusão, e tem o objetivo de informar e/ou argumentar a respeito de um assunto;
  • DESCRIÇÃO: Narração detalhada sobre algo ou alguém, que acontece através da enumeração de características ou eventos;
  • ENTREVISTA: Texto que circula na esfera jornalística, apresenta marcas do discurso direto, linguagem dialógica e oral, título principal, informações e opiniões, entrevistado e entrevistador, foto ilustrativa, linguagem subjetiva.
  • POEMA: texto escrito em versos que podem ou não ter rimas, dividido em estrofes e métrica.

FIGURAS DE LINGUAGEM

  • ALITERAÇÃO: repetição de sons consonantais iguais ou semelhantes;
  • ASSONÂNCIA: repetição de sons vocálicos idênticos ou semelhantes, que também podem ser nasalizados;
  • METONÍMIA: substituição de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido dessa palavra e o sentido daquela que a substitui.
  • SINESTESIA: combinação/mistura de diferentes sensações, provenientes de diferentes sentidos (visão, tato, audição, paladar, olfato), numa só sensação.
  • METÁFORA: utiliza uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância em que associamos.


Resultado de imagem para modos e tempos verbais

Resultado de imagem para tempos pretéritosResultado de imagem para tempos pretéritosResultado de imagem para tempos pretéritos

Exercícios:


01. O Conto é uma

(A) narrativa concisa, cuja estrutura apresenta introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho.
(B) dissertação em defesa de uma tese, que apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão.
(C) narrativa fictícia que relata em versos livres, situações dramáticas vividas por seus personagens.
(D) descrição da vida dos habitantes do campo que vivem dos rendimentos proporcionados pela agricultura.
(E) narrativa cujos personagens, geralmente fictícios, vivem diferentes conflitos em uma ampla sequência de tempo.

02. Uma Entrevista apresenta

(A) introdução, desenvolvimento, conclusão, descrições das ações dos personagens, marcas de oralidade.
(B) linguagem subjetiva, descrições das ações dos personagens, entrevistado e entrevistador, foto ilustrativa, título secundário.
(C)texto informativo e opinativo, diálogo entre duas pessoas, argumentos contrários à tese apresentada, desenvolvimento, conclusão.
(D)marcas do discurso direto, linguagem dialógica e oral, título principal, informações e opiniões, entrevistado e entrevistador.
(E) título e subtítulo, introdução, personagens principais e secundários, linguagem subjetiva, argumentos favoráveis à tese apresentada.

03.  Que figura de linguagem encontramos em:

a) "Ó minha amada
Que olhos os teus
São cais noturnos
Cheios de adeus"

b) A vida é uma nuvem que voa.

c) Costumava ler Shakespeare.

d) "_ Meu pai tem oitocentas cabeças de gado, e o seu?
_ O meu só tem um boi, mas tá inteirinho!"

e) Com aqueles olhos frios, disse que não gostava mais da namorada.

f) No silêncio negro do seu quarto, aguardava os acontecimentos.

g) Um grito áspero revelava tudo o que sentia.

h) Os microfones  foram atrás dos jogadores.

i) Minha filha adoa Danone.

j) Três pratos de trigo para três tigres tristes.

k) "Vozes veladas, veludosas vozes, 
Volúpias dos violões, vozes veladas, 
Vagam nos velhos vórtices velozes 
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas."

l) Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrático do litoral.

m) "Cantam esta mansão, onde entre prantos
Cada um espera o sepulcral punhado
De úmido pó que há de abafar-lhe os cantos... "

04. Leia


SERVIÇO: Espetáculo “Galileu Galilei” entra em cartaz no Teatro João Caetano

Estrelada pela atriz Denise Fraga, peça é adaptação da obra de Bertolt Brecht
16:04 04/10/2016
De Secretaria Especial de Comunicação
A partir da próxima quinta-feira, dia 6 de outubro, o Teatro Municipal João Caetano recebe o espetáculo “Galileu Galilei”. Estrelada pela atriz Denise Fraga, a peça é uma adaptação da obra “A Vida de Galileu”, de Bertolt Brecht. Na trama, o cientista precisa mentir para se livrar da Santa Inquisição.

[...]
A peça “Galileu Galilei” fica em cartaz no Teatro João Caetano até o dia 16 de outubro. Os ingressos serão vendidos na própria bilheteria do teatro, uma hora antes do início da cada sessão.

O verbo destacado na frase: “A peça “Galileu Galilei” fica em cartaz no Teatro João Caetano até o dia 16 de outubro” indica uma ação que

(A) foi realizada em um passado recente.
(B) será realizada em um futuro próximo.
(C) ocorre no momento exato em que é relatada.
(D) acontecia de modo habitual em um passado distante.
(E) tem possibilidade de acontecer no presente, passado ou futuro.

05. Na frase “E vi os meninos conversarem só com os pensamentos e vi o sofrimento se enrugar na cara chamuscada do meu pai, ele que não dizia nada e de vez em quando levantava o chapéu e coçava a cabeça”, os verbos destacados estão conjugados no Pretérito Imperfeito do Indicativo, pois indicam uma ação

(A) momentânea e não habitual, ocorrida no passado.
(B) que acontecerá em um momento qualquer, num futuro próximo.
(C) que se passa repetidas vezes no passado e que se prolonga até o presente momento.
(D) que ocorreu antes de outra ação passada, ou um acontecimento que se deu de forma incerta no passado.
(E) inacabada, acontecida em um determinado momento passado, expressando ideia de continuidade e de duração no tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano