9º 10/05 leitura e análise de poema

Leitura e Análise de poema

O açúcar – Ferreira Gullar

O branco açúcar que adoçará meu café 
nesta manhã de Ipanema 
não foi produzido por mim 
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

Vejo-o puro 
e afável ao paladar 
como beijo de moça, água 
na pele, flor 
que se dissolve na boca. Mas este açúcar 
não foi feito por mim.

Este açúcar veio 
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia. 

Este açúcar veio 
de uma usina de açúcar em Pernambuco 
ou no Estado do Rio 
e tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana 
e veio dos canaviais extensos 
que não nascem por acaso 
no regaço do vale.

Em lugares distantes, onde não há hospital 
nem escola, 
homens que não sabem ler e morrem de fome 
aos 27 anos 
plantaram e colheram a cana 
que viraria açúcar.
Em usinas escuras, 
homens de vida amarga 
e dura 
produziram este açúcar 
branco e puro 
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.

1. Complete o vocabulário, escrevendo o sentido que a palavra assume no texto.
Ex: Ipanema: famoso bairro e praia do Rio de Janeiro.
a.      Afável:
b.      Dissolve:
c.       Extensos:
d.      Regaço:
e.      Surgiu:

2.  Pesquise no dicionário, o sentido com que as palavras amarga e dura foram empregadas na última estrofe do poema.
3. Assinale os verbos sinônimos de “se dissolve”.
“Flor que se dissolve na boca”.
(           ) se desmancha
(           ) se acaba
(           ) se desfaz
(           ) se derrete
(           ) se dilui
(           ) se esparrama

4. Reescreva as frases, substituindo as palavras destacadas por um sinônimo.
a.      O açúcar é puro e afável ao paladar.
b.      O açúcar que surgiu em Ipanema provém dos extensos canaviais pernambucanos.
c.       Homens de vida amarga e dura produziram este açúcar.

5.      Construa uma frase com uma das palavras em destaque.
Afável - extenso – dissolve – regaço

DESCOBRINDO AS IDEIAS DO TEXTO
Um texto pode ser escrito em prosa ou em forma de poema, com versos, estrofes, rimas e ritmo.
Verso é cada linha do poema.
Estrofe é cada grupo de versos.
Rimas são os sons iguais ou parecidos no final dos versos.
Os versos podem ser livres, ter rimas ou não; depende do poeta.
 6.  Ferreira Gullar usou versos livres, sem rima, no poema “O açúcar”?
7. Agora releia o põem com atenção e responda: a que tipo de açúcar o autor está se referindo?
a)      Ao açúcar mascavo
b)      Ao açúcar refinado
c)      A qualquer tipo de açúcar
8. Na segunda estrofe, com que o poeta compara o açúcar que vai adoçar o seu café?
9. Existem alguns contrastes no poema. Releia a última estrofe e descubra com que o autor está contrastando a doçura do açúcar.
10. Por que os homens que fabricaram o açúcar têm vida amarga?
11. Reflita e complete, a seu modo, a mensagem que o poeta nos transmite.


O açúcar branco e tão gostoso que usamos na alimentação não foi produzido por trabalhadores bem pagos, que vivem no conforto da cidade, mas por pessoas...

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