7º 10/05 Leitura e Análise de texto

Façam uma leitura do texto a seguir:

Agências de notícia: empresas que cobrem fatos e distribuem informações jornalísticas para todos
os veículos de comunicação (jornal, revista, rádio, TV, internet). Existem as agências locais, nacionais e internacionais. Selecionam as notícias que devem ser transmitidas.

Resultado de imagem para partes de um jornalCaderno: cada uma das partes separadas de um jornal. Contém assuntos correlatos, distribuídos em seções e colunas fixas e matérias ligadas a seu tema geral (por ex.: caderno de esporte, de turismo, dedinheiro, de política, de economia, de classificados, etc.).

Chamada: texto, completado por títulos, fotos e legendas, gráficos, mapas, etc., que resume a notícia. Geralmente é colocada na primeira página para atrair o leitor. Abaixo dela, à direita, há indicações do caderno ou página em que a notícia integral se encontra. Também pode se constituir apenas de um título ou uma foto com legenda.

Coluna: seção assinada de um jornal ou revista. É colocada sempre em uma mesma página e possui
título fixo.

Lide ou lead: abertura do texto jornalístico, indicando dados sobre o fato noticiado (quem, o quê,
quando, onde, como e por quê). Também serve como resumo do fato, orientando a leitura dos parágrafos seguintes, que devem ser um desdobramento das informações contidas no lide.

Manchete: título principal de uma notícia, em letras garrafais, na primeira página do jornal ou da
revista.

Notícia: relato de uma série de fatos a partir de um fato mais importante. Sua estrutura é lógica e
tem critério de importância ideológico: depende do mercado consumidor, da cultura, do momento
histórico de um país, etc.

Olho: tem a mesma função de um subtítulo. É um pequeno texto ou título que antecede um título
maior ou um grande texto.

Rubrica: título dado a uma matéria. Pode ser o nome de um assunto pontual ou de determinada
seção ou coluna.

Seção: espaço no jornal onde são reunidos assuntos específicos. É uma subdivisão dos cadernos
do jornal.

2. Respondam no caderno:

a) Qual a função desse texto?

b) A que contexto ele reporta o leitor?

c) Vocês reconhecem alguma das informações contidas nesse texto?

d) O que aprenderam com a leitura desse texto?

Adaptado de: FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 10. ed. 1a reimpressão, fevereiro de 2008. p. 157-160. <http://www.editoracontexto.com.br>.

3. Em grupo, analisem a primeira página do jornal, reconhecendo suas partes e seus componentes, como:
o nome do jornal (título):
a data da edição:
o preço:
as manchetes:
os pequenos textos de  esclarecimentos das manchetes:

Resultado de imagem para folha de sp



4. Em quais partes do jornal se encontram os tópicos apresentados no texto do Item 1?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano