Orientação de Estudos 4º Bimestre - 8º ano - 2022

 

Recuperação, reforço e aprofundamento!

Estamos na reta final do ano letivo de 2022!




Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.

1. Leia o texto abaixo.

 

Brincadeiras de criança, onde estão?

 

Tomar banho de chuva, jogar bola no sol quente das 14h, correr na rua jogando queimada. Ou ainda jogando três cortes, esconde-esconde, elefante colorido e bets. Impossível falar da infância e não lembrar de pelo menos uma dessas brincadeiras de forma apaixonante. Depois dessa fase, o que todo mundo quer é trazê-la de volta. Arrisco-me a dizer que se há um desejo quase unânime hoje, é que todo mundo gostaria de voltar a ser criança. [...]

 

Mas se voltássemos à infância hoje, iríamos encontrar rotinas e brincadeiras diferentes. Os jogos mudaram. De nome e de ambiente. Da rua foram para dentro das casas e dos apartamentos, e a bola foi trocada pelas TV’s, computadores, tablets e smartphones. Os jogos coletivos viraram games individuais, que ganharam as crianças como nunca. [...] a escala de horas brincando lá fora foi bastante reduzida. Duas horas fora de casa, três ou quatro dentro. Por vezes, a solidão do quarto e o videogame trazem a brincadeira mais divertida.

 

Alguns pais não gostam, dizem que é preciso brincar na terra, correr com os vizinhos, dividir a bola, aprender as coisas que as brincadeiras de ruas ensinam naturalmente. Mas também há aqueles que dizem que com essa realidade, as crianças se tornaram mais espertas, tecnológicas, e incluídas nas novas relações que estão se formando.

 

Mas como medir qual época é melhor? Há uma preferida entre elas? Uma mais divertida? Mais benéfica para as crianças?

 

Para esse tipo de pergunta dificilmente se tem resposta. Parafraseando os mais velhos, só o tempo deve trazê-la, e quem sabe, um dia dizer, da sua forma, se as brincadeiras de ontem e de hoje são distintas ou semelhantes, melhores ou piores. Acredito que se a essência for a mesma, as brincadeiras continuam nobres e especiais. [...]

 

ÁGORA. Brincadeiras de criança, onde estão? 2014. Disponível em: <https://bit.ly/3IVGUp5>. Acesso em: 9 mar. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

 

Nesse texto, um argumento contrário à ideia de que brincar fora de casa é melhor para a criança está no trecho:

Identificar, em textos de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

Nesse texto, há um complemento verbal no trecho (Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos.):

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano