Orientação de Estudos - 8º Ano - 3º Bimestre

 

😃Habilidade: Analisar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

Parte inferior do formulário


👉Formulário Recuperação, revisão e aprofundamento (1)








Item 31
Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais.


Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais.

De acordo com esse texto, o bolo deve ser coberto com

(  )açúcar.

(B) chocolate derretido.

(  ) fermento químico.

(  ) margarina.

Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados.

Esse texto tem o objetivo de

(  ) convencer o leitor.

(  ) divertir o leitor.

(C) ensinar um preparo.

(  ) vender um produto.


Bloco de itens das Habilidades Complementares

O Bloco das habilidades complementares, também chamado de Bloco de Equalização, é composto por itens que complementam as principais habilidades avaliadas no teste. Aqui, as habilidades em jogo podem ser tanto do período letivo em questão quanto de etapas escolares anteriores. Uma das principais funções deste bloco é permitir que os resultados alcançados pelos estudantes possam ser comparados com os de outros testes e atividades da Plataforma.

Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e...





Identificar crítica ou ironia/humor presente em tirinhas, memes, charges, por exemplo.

Item 44
Pontuar adequadamente
textos de diferentes gêneros (ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências).























Leia o texto abaixo.

 Concurso premiará textos de jovens de todo o país

Jovens de 7 a 12 anos de todo o Brasil estão convidados a participar do VI Concurso Nacional Literário Infantil – Prêmio Espantaxim 2020, que desta vez terá como tema “As quatro estações”. Os participantes poderão escrever uma redação, mensagem ou poesia. [...]
 As produções precisam ser encaminhadas para a comissão julgadora por e-mail ou correio até o segundo semestre, em data que ainda será definida. Ao todo, 250 trabalhos serão escolhidos e premiados em três categorias: “vencedores”, “destaques” ou “selecionados”.
Os vencedores ganharão um troféu e um boneco da mascote do prêmio e receberão três exemplares da VI Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico, livro que reunirá todos os trabalhos escolhidos no concurso. [...]
Os resultados do concurso serão divulgados no site da Espantaxim – ainda não há previsão de quando isso acontecerá. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada na Sala São Paulo, localizada na capital paulista. [...]

 

JORNAL JOCA. Concurso premiará textos de jovens de todo o país. 2020. Disponível em: <https://www.jornaljoca.com.br/bienal-do-livro-no-rio-tera-pavilhao-infantil-pela-1a-vez/>. Acesso em: 27 abr. 2022. Fragmento.

 

Nesse texto, no trecho “... uma redação, mensagem ou poesia...” (1º parágrafo), a palavra destacada foi usada para

Parte superior do formulário

apontar adição.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

indicar explicação.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

marcar alternância.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

sugerir conclusão.

Parte inferior do formulário

Parte inferior do formulário

 

Nesse texto, no trecho “... que reunirá todos os trabalhos escolhidos...” (3º parágrafo), a palavra destacada refere-se a

Parte superior do formulário

comissão.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

concurso.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

data.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

livro.

Parte inferior do formulário

Leia o texto abaixo.

 Conheça a história de Nicolau Copérnico, o pai do heliocentrismo

 O astrônomo e matemático polonês foi o primeiro a observar que o Sol é o centro do sistema solar

 Todos os dias, o Sol nasce ao leste e desaparece a oeste. À noite, a Lua e as estrelas percorrem o mesmo caminho. A impressão que temos é a de que tudo no sistema solar gira em torno da Terra. Por isso, nossos antepassados acreditavam que o planeta era o centro de tudo. Foi o astrônomo e matemático Nicolau Copérnico o primeiro estudioso a tentar provar que essa teoria estava errada.

Na época em que Copérnico viveu as pessoas seguiam a tese do matemático grego Claudio Ptolomeu chamada geocentrismo, que dizia que a Terra era o centro do Universo e todo o resto girava em torno dela, até o Sol. Depois de estudar muito, Copérnico começou a desconfiar da teoria de Ptolomeu.

 Tudo aconteceu em 1512, quando Copérnico construiu uma torre sem teto de onde ele ficava observando o movimento dos astros, como as fases da Lua, a posição das estrelas e do Sol. Foi aí que descobriu que a Terra e os outros astros giravam em torno do Sol. A teoria ficou conhecida por heliocentrismo. [...]

PARADIZO, Shirley. Conheça a história de Nicolau Copérnico, o pai do heliocentrismo. In: Recreio. 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3kUy6pd>. Acesso em: 10 maio 2022. Fragmento.

Nesse texto, no trecho “... todo o resto girava em torno dela,...” (2º parágrafo), a palavra destacada refere-se à palavra

Parte superior do formulário

Lua.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

teoria.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

Terra.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

torre.

Parte inferior do formulário

 

Nesse texto, no trecho “Por isso, nossos antepassados acreditavam...” (1º parágrafo), o termo em destaque foi usado para

Parte superior do formulário

apontar explicação.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

apresentar conclusão.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

indicar adição.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

marcar oposição.

Blocos de itens das Habilidades Essenciais

Em cada etapa do ano letivo, há um conjunto de habilidades previstas para o desenvolvimento da criança ou do jovem. É importante avaliar essas habilidades para que professores e gestores possam acompanhar a aplicação do currículo do estado de São Paulo. Nesses blocos, que também recebem o nome de Blocos Principais, estão reunidos itens que avaliam habilidades consideradas essenciais e que já deveriam ter sido apreendidas até este momento do ano. Aqui, você também encontra a resolução de cada um desses itens, isto é, a descrição do caminho cognitivo necessário para que o estudante chegue à resposta correta.

Item 01

Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados. 
Leia o texto abaixo.

 

Perdidos na excursão

 

Marquito desabou na poltrona. Completamente moído. Exausto! Agarrou o telefone, ligou pro Tiagão. Dos dois lados do fio, só queixas e reclamações. [...]
 

Só confusão durante a excursão inteira. [...]


Marquito relembrou a saída orgulhosa. Um final de semana ecológico-aventureiro. Certeza de voltar triunfantes! [...] Turma animada e a fim de descobrir o esconderijo-paraíso dos micos-leões-dourados. Tiagão ouvia rindo. [...] Lembrou da primeira desviada. Um caminho lindo que deu numa cachoeira despencante.


Depois, só mancadas... A chuva desviante da trilha. A paralisada hesitante se era pra virar à direita ou à esquerda. [...] As voltas, semivoltas, voltas inteiras. [...]


Marquito parou de sorrir. Partiu pros desabafos gritados. A armação das tendas no escuro [...]. O dar de cara com uma margem do rio sem nenhuma ponte para cruzar [...].


Tiagão [...] desligou avisando que foi a primeira e última excursão ecológica. Pra ele, fim de papo. Marquito resmungou [...]. Jurou jurado. Outra, só sabendo antes por onde ia pisar. Chegava de perder tempo, perder a paciência [...].

 

ABRAMOVICH, Fanny. Perdidos na excursão In: Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3214/perdidos-na-excursao>. Acesso em: 10 maio 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

 

Nesse texto, a história termina quando



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano