Aprender Sempre - 9º ANO - 1º Bimestre - SA2 - 2022

 Aprender Sempre - 9º ANO - 1º Bimestre - SA2 - 2022



SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 2 

AULA 1 – O “EU” EM DIÁRIOS PESSOAIS E DE VIAGEM 


Objetivo da aula: 

• Reconhecer a função social do gênero textual diário (pessoal e de viagem) e as marcas de subjetividade do autor a partir da primeira pessoa do discurso. 


Nesta SA vamos desenvolver atividades relacionadas ao gênero textual diário (pessoal e de viagem), de modo a reconhecer seu objetivo comunicativo e as marcas de subjetividade do autor a partir da primeira pessoa do discurso.














AULA 2 – O QUE FALAR DOS “SUJEITOS”? 

 PARTE I 

Objetivo da aula: 

• Analisar sujeito e predicado, reconhecendo-os como termos essenciais da oração.

Nesta aula vamos entender a estrutura da oração a partir de fragmentos textuais de diário. O foco da aula é o reconhecimento da estrutura oracional a partir da identificação do sujeito e do predicado, bem como a sua concordância.

Observem a imagem e escrevam algo, com sentido completo, sobre ela; podem focalizar o rapaz, o campo, as montanhas, a bicicleta, por exemplo, expressando ações ou estado para os substantivos.



Respostas



AULA 3 – O QUE FALAR DOS “SUJEITOS”? 
PARTE II 

Objetivo da aula: 

• Identificar e reconhecer verbos que necessitam de complementação direta ou indireta para construir sentido.




Respostas

AULA 4 – TEXTOS BIOGRÁFICOS: “EU” OU “ELE”


Objetivo da aula: 

• Reconhecer a função social do gênero textual biográfico, identificando as pessoas do discurso em biografias e autobiografias







AULA 5 – O QUE SÃO MEMÓRIAS? 

Objetivos da aula: 

• Reconhecer situações de comunicação em que as pessoas escrevem suas memórias;
• Ler e interpretar texto memorialístico para apropriação e reconhecimento da função comunicativa e da organização linguístico-textual do gênero textual memorialístico.

Aqui vocês terão experiências de leitura e interpretação de memórias para possibilitar a escrita; nas Aulas 7 e 8, de um texto memorialístico a ser publicado no blog da escola ou em um livro digital/impresso.













AULA 6MEMÓRIAS: MOMENTOS QUE MARCAM O PASSADO 



Objetivo da aula: 
• Identificar e reconhecer a função dos verbos no pretérito (perfeito, imperfeito e o mais-que-perfeito) como recursos linguísticos e gramaticais para leitura/produção de gênero textual memorialístico.

Na aula passada, observamos a forma de identificar a pessoa do discurso a partir do verbo, quando ele não está explícito. Como o texto memorialístico faz referência às vivências passadas, nesta aula analisaremos como os verbos/formas verbais, no pretérito, são empregados em textos memorialísticos, considerando o pretérito perfeito e imperfeito.













AVALIAÇÃO





AULA 7 – MINHAS MEMÓRIAS: PRODUÇÃO TEXTUAL – PARTE I 


Objetivo da aula: 
• Planejar e produzir o gênero textual memorialístico.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano