Aprender Sempre - 9º Ano - 2º Bimestre de 2022 - SA 5

 Aprender Sempre - v.1

  9° ano 

2º Bimestre

 2022

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 5


Estudante,  esta SA, ou Sequência de Atividades será dedicada ao estudo do humor, ironia e crítica nos gêneros textuais tirinha, piada, anedota, charge e meme, bem como ao estudo de modalizadores (palavras ou expressões), que são construções linguísticas que nos possibilita imprimir um posicionamento nos textos. A ideia desta aula 1 é a análise do humor em quadrinhos!

Para saber mais sobre este Gênero Textual  QUADRINHOS acesse:  




AULA 01HUMOR NOS QUADRINHOS


Objetivo da aula: • Ler e interpretar textos em quadrinhos, que associam linguagem verbal e não verbal, de modo a reconhecer estratégias utilizadas para construção de humor.

humor está presente em quadrinhos e é materializado a partir do arranjo entre linguagem verbal (uso de palavras) e não verbal (uso de imagens). O efeito de sentido do humor pode ser construído a partir do jogo que se faz com a linguagem, a exemplo da falta de lógica, da construção do inusitado, das distorções do padrão e do duplo sentido, que levam o leitor para outros caminhos interpretativos. 


Leia os textos a seguir, observando a linguagem verbal e não verbal. O que vocês observam nos textos? É possível perceber, no texto, alguma distorção, algum fato inusitado? Qual? No texto, como a linguagem verbal e não verbal se articulam? 





Respotas:
1a. O texto apresenta linguagem verbal e não verbal, porque, além dos elementos semióticos, há uma expressão verbal escrita na capa do livro.
b. O personagem é um fantasma que está lendo um livro em inglês.
c. A tradução do título do livro "People Stories" pode ser "Histórias de Pessoas"
d. Pela expressão do personagem, ele parece estar com medo.
e. A relação estabelecida é a de que, geralmente, o ser humano é quem sente medo de fantasma.
f. O humor é construído com a inversão de papéis, que pode ser uma crítica negativa em relação ao comportamento de alguns seres humanos.

2a. O Homem- Grilo e a mulher são os personagens. A curta narrativa ocorre em um ambiente urbano, que pode ser observado pelos elementos não verbais presentes no primeiro quadrinho.

b. O pedido de ajuda ('grito de socorro") da mulher em uma hora inesperada. Em prontidão, o Homem-Grilo foi socorrê-la.

c. É possível perceber o humor no primeiro quadrinho, no momento em que o Homem Grilo está lanchando e escuta o pedido de ajuda. Isso é reforçado pela expressão facial e pelo pensamento dele exposto no balão. No último quadrinho, portanto, o efeito do humor é mais evidente quando ele se joga nos braços da mulher por ter medo de barata. 

d. O texto nos permite interpretar que a ação e/ou atitude do Homem-Grilo não corresponde ao comportamento esperado de uma super herói. A "quebra" de expectativa do Homem-Grilo.

Acesse o link e veja as produções já feitas 👉 Narrativas da tirinha do Homem Grilo

😂😁😄

AULA 02HUMOR EM PIADAS E ANEDOTAS.

Objetivo da aula: • Ler e interpretar piadas e anedotas, reconhecendo recursos linguísticos e discursivos que levam a mais de uma interpretação e, consequentemente, possibilitam a construção de humor. 

Nesta aula 2 a ideia é identificar e reconhecer como o humor é materializado nos gêneros textuais piada e anedota. Aliás, você saberia dizer as características destes dois gêneros? Assista o vídeo a seguir:



Lembrem-se que o humor é estabelecido quando o enunciador, intencionalmente, organiza seu projeto de dizer com vistas a encaminhar o interlocutor a interpretações geralmente inesperadas. Esse recurso de linguagem é muito utilizado em piadas e anedotas, o que possibilita o riso. 


Percebemos aqui que os enunciados, no exemplo 1, “Eu não consigo responder a sua pergunta” e, no exemplo 2, “Antes, eu não conseguia de jeito nenhum!”, promovem o humor nos textos, porque trazem outras possibilidades interpretativas. No primeiro caso, o professor solicita uma frase com o pronome “consigo” e Pedrinho elabora uma frase com o verbo “conseguir”, conjugado em 1ª pessoa; e no segundo, Joãozinho pensa que, depois do uso da tipoia, poderá tocar piano, quebrando a expectativa em relação à interação com o médico. Entendam que, textualmente, a piada é mais curta, direta, já a anedota é mais longa e observamos claramente elementos da narrativa (personagens, ambientes, ações complexas). Em ambos os gêneros textuais, o leitor é conduzido a interpretações inesperadas.


a. Qual o propósito comunicativo dos Textos 1 e 2?

b. Nesta aula, você estudou os gêneros textuais piada e anedota. Em relação aos textos 1 e 2, qual seria a piada e qual seria a anedota? Justifique a sua resposta a partir das características de cada um deles.

c. Reconhecendo que o humor é materializado textualmente a partir do jogo da linguagem que remete a interpretações inesperadas, como ele é construído nos Textos 1 e 2?

a. O propósito comunicativo dos Textos 1 e 2 provocar o riso, divertir, entreter. 

b. Texto 1 é uma anedota pois apresenta de forma mais detalhada os elementos da narrativa (sala de reunião da escola, o diretor, o professor de geografia e demais professores), é possível apreender mais de uma interpretação e um final inesperado. 

Texto 2 é uma piada pois é mais curto e mais direto. Além disso, apresenta um final inesperado em função do direcionamento interpretativo que é dado. 

c. Texto 1: na interação estabelecida entre o diretor e o professor, o humor é construído quando o professor de Geografia é indicado para ensinar Inglês por haver um desencontro entre eles. 

Texto 2Na situação de comunicação estabelecida no restaurante, o humor é construído no momento em que o cliente descobre que o bife servido havia caído no chão. 

AULA 03FALANDO UMA COISA, PARA DIZER OUTRA: A IRONIA NOS TEXTOS.


Objetivo da aula: • Reconhecer construções linguísticas que levam ao efeito de ironia em textos.

As atividades desta aula são destinadas à identificação e ao reconhecimento da ironia em textos. Mas o que você sabe sobre IRONIA? Vocês conhecem alguém que sempre apresenta, na sua fala, um tom irônico? Como é que a pessoa consegue ser irônica?  





a. O encontro foi realmente perfeito conforme dito por Y?

b. Como a ironia se apresenta no texto?

c. Uma forma de perceber a ironia é observar o jogo de contraste, ou seja, falar de algo positivo e algo negativo. Como você identifica isso no texto?

1. A exclamação da professora “Parabéns, Maria! Sua nota também começa com “z”” expressa ironia em relação ao dito por Maria, anteriormente. A professora entende a resposta da garota como uma brincadeira e, em tom irônico, dá a entender a nota atribuída à estudante: “zero”. 

2a. A garota Y foi irônica ao dizer que o encontro foi “ótimo”. Quando se lê o texto na íntegra, observamos que ela não gostou do encontro. 

b. A ironia se apresenta quando a garota Y expôs que a pizza que não estava boa e também pelo fato de a conversa não ter fluido. É possível interpretar que esses pontos negativos têm mais força que o positivo apresentado anteriormente, denotando um tom de ironia. Ou seja, ela falou uma coisa para dizer outra.

c. Positivo: "Pizza deliciosa", "conversa boa", "amando tudo".
Negativo; "Fria e sem tempero", "Deu até sono", Esperando o tempo passa".


AULA 04 – RECONHECENDO CENÁRIOS DAS NARRATIVAS DE MISTÉRIOS

Esta aula será destinada ao estudo do gênero textual charge. Mas antes, dê uma olhadinha no vídeo a seguir: 



  O gênero textual CHARGE circula na mídia (impressa e digital) e é materializado pela linguagem verbal e não verbal, tendo por finalidade apresentar uma reflexão, crítica ou denúncia a respeito de um tema do cotidiano. Os temas das charges são atuais, motivados a partir de notícias e são explora- dos de forma irônica ou com humor. Depois disso, solicite que eles respondam às questões. É bom lembrar que as CHARGES trazem o posicionamento do chargista e do veículo de comunicação que a faz circular. Portanto, é um gênero que traz temáticas polêmicas e faz referência a pessoas públicas ou instituições.




AULA 05 – REFLEXÃO E/OU CRÍTICA NO GÊNERO TEXTUAL CHARGE.

Objetivo da aula: • Ler e interpretar a charge, identificando e reconhecendo posicionamentos, reflexões e/ou críticas em relação ao tema abordado.

Façam as atividades na própria apostila ou em seu caderno.

Nesta aula, analisaremos o gênero textual charge de modo a identificarmos e reconhecermos reflexões e/ou críticas em relação ao tema abordado. Lembrando que  a charge traz temáticas momentâneas e críticas para assuntos situados em tempo e espaço bem demarcados.



a. Qual o título, o autor e o tema da charge?

b. Identifique, na charge, o ambiente focalizado, as personagens e o que elas fazem.

c. O planeta Terra recorre ao psicoterapeuta. Nas nossas experiências, em que situações as pessoas recorrem a este profissional?

d. Qual é a reflexão ou crítica retratada na charge?



No caso da charge desta atividade, o conteúdo temático faz referência a um conjunto de notícias, veiculadas frequentemente, que faz o planeta adoecer. O título poderia ser: Planeta no divã; o autor é o Elcio Prado e o tema é a crise do planeta, sinalização de que o planeta passa por problemas e precisa de ajuda. O consultório psicoterapêutico é o ambiente retratado na charge. O psicoterapeuta, sério e comedido, registra as falas do seu paciente, o planeta Terra, que traz o seu discurso e, pela expressão, demonstra-se aflito, preocupado e tenso.
Geralmente, as pessoas procuram o serviço do psicoterapeuta quando necessitam ser ouvidas para tratar questões de ordem emocional, ocasionadas por vários fatores, como perdas, separações, conflitos internos, entre outros. Pode-se depreender que a charge traz uma reflexão a respeito das crises enfrentadas pelo planeta Terra, ocasionadas pelos problemas que ele vivencia. Há uma sutil crítica em relação ao comportamento humano, pois a condição de crise, seja ela econômica, ambiental ou social é motivada pela ação humana.

Façam as atividades na própria apostila ou em seu caderno.

AULA 06 – OS SENTIDOS DO VERBO PODER.

Objetivo da aula: • Entender a semântica de possibilidade expressa pelo verbo modal poder, reconhecendo o seu uso para indicar o grau de assertividade em relação à verdade dos enunciados.

Nesta aula, vamos refletir sobre o sentido de possibilidade que é expresso pelo verbo poder, de modo a reconhecer os efeitos disso nos textos.



O tempo está nublado e seu amigo precisa sair de casa, mas ele tem dúvida se leva ou não o guarda-chuva. Que conselho você daria a ele?



😏Tendo a certeza de que vai chover
👸 Tendo dúvida de que vai chover

Amigo, ao sair de casa, leve o guarda-chuva, pois vai chover.
Amigo, ao sair de casa, leve o guarda-chuva, pois pode chover.



a. É possível identificar efeitos de humor ou ironia nesse quadrinho? Justifique a sua resposta.
b. Qual o sentido do verbo poder nas falas do homem e da criança?

👀 É possível identificar efeitos de humor ou ironia nesse quadrinho quando o homem afirma que a criança tem possibilidades de escolher o que quiser, a criança nos faz entender que as escolhas são limitadas. É possível, portanto, identificarmos um tom de ironia na resposta da criança ao homem.
O sentido do verbo poder nas falas do homem e da criança apresenta o sentido de possibilidade.

AULA 07 – VIROU MEME! – PARTE I.

Objetivos da aula

• Identificar efeito de ironia ou humor no gênero textual meme;
• Estabelecer relações entre imagens (fotos, ilustrações) e o corpo do texto, comparando informações pressupostas ou subentendidas.

Na aula 7 analisaremos o gênero textual meme, observando como os enunciadores recorrem à quebra da expectativa do leitor a partir de estratégias textuais para provocar o humor.




“Enfim, a hipocrisia” surgiu em junho de 2020, no Twitter. Representado pela imagem de um cachorro que olha pensativo para o horizonte, a piada se tornou um viral nessa plataforma, e logo se popularizou em outras redes sociais. A brincadeira se dá a partir de, pelo menos, dois níveis de contradição: uma que explora a relação entre palavras, e outra, a relação entre circunstâncias.


b. No meme, qual é a expressão do garoto? Qual o motivo de ele ter ficado assim?

c. No meme, a linguagem verbal está relacionada à linguagem não verbal para construir sentido. Assim, como os dois enunciados que aparecem estão relacionados às imagens?

👍😀Fim se semana de boa:

👎😖Lembrança de fazer a prova:

d. Como o humor é construído no meme?

💬

linguagem verbal é materializada a partir dos dois enunciados: “fim de semana de boa” e “Aí você lembra que segunda-feira tem prova”.
A linguagem não verbal é observada a partir da imagem do garoto, centralizada e, ao fundo, a visibilidade de uma área de lazer, em que o garoto se encontra.
 Pela expressão facial do menino, percebe-se que ele ficou preocupado ou aflito por ter lembrado que no dia seguinte teria prova.
Esse enunciado se associa à imagem da área de lazer e das crianças brincando na piscina.
 Esse enunciado está associado à imagem do menino, que fica aflito, quando possivelmente lembra da prova do dia seguinte.

É possível observar a construção de humor no meme a partir da quebra de expectativa. Em um momento, infere-se, pelo contexto, que o menino estava tranquilo, mas ao ser surpreendido com a lembrança da prova, fica preocupado.

AULA 08 – VIROU MEME! – PARTE II.


Objetivos da aula: • Produzir o gênero textual meme por meio de ferramentas digitais.

1. Produza e revise seu meme de acordo com as orientações do seu professor:

Atividades Complementares:

 https://mardossubstantivos.blogspot.com/2022/04/2-bimestre-portugues-9-ano.html


Fonte: 9 Ano - Aluno [144pg] - Ebook.indd
Anos Finais - Professor - LP (256pgs) - Ebook.indd

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano