Aprender Sempre - Vol.1 - SA7



 (EF69LP35) - Planejar textos de  divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

Essa Sequência de Atividades será dedicada ao estudo de gêneros de divulgação científica. Serão exploradas questões relacionadas aos aspectos enunciativos e textuais, associadas à leitura, interpretação e produção textual. 

Nessa primeira aula, abordaremos a leitura e interpretação de uma reportagem de divulgação científica para o reconhecimento da sua funcionalidade sociocomunicativa.


AULA 01 – REPORTAGEM DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA:

RECONHECIMENTO DO GÊNERO TEXTUAL.


Objetivo da aula: 

• Ler e interpretar a reportagem de divulgação científica, reconhecendo a sua funcionalidade sociocomunicativa.

Antes de fazer a leitura do texto, escreva, no caderno

  1. o nome do autor do texto;
  2. a formação acadêmica que ele possui;
  3. o título do texto;
  4. o veículo de circulação,


Leiam o texto, silenciosamente, destacando as informações que consideram importantes para, em seguida, responder às questões propostas.


Roberto Naime, Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale

1. Qual é o propósito comunicativo do texto?

2. Segundo o texto, qual é a importância dos animais para o equilíbrio da natureza?

3. No texto, são apresentados alguns animais e sua importância para o equilíbrio da natureza. No quadro a seguir, indique três animais citados no texto e a importância deles para o equilíbrio ecológico.


Sugestão de respostas:  1. O objetivo do texto é divulgar informações sobre a funcionalidade e importância ecossistêmica dos animais, exemplificando com algumas espécies. O autor recorre a uma lista, disponibilizada pelo Instituto Chico Mendes, para elaborar seu texto. O foco do texto, mesmo que tenha conteúdo explicativo, é a divulgação da relação de animais apresentada pelo ICMBio, por isso é uma reportagem de divulgação científica.

2. todos os animais possuem papéis importantes para o equilíbrio da natureza. Por exemplo, eles dispersam sementes, gerando árvores; controlam populações de outras espécies e ainda produzem remédios para cura de muitas doenças, inclusive humanas.

3. No texto, são apresentados alguns animais e sua importância para o equilíbrio da natureza. No quadro a seguir, indique três animais citados no texto e a importância deles para o equilíbrio ecológico. 

Abelhas - São responsáveis pela polinização, tendo importância para a existência da vegetação
Cupins - São importantes para os processos de decomposição, ciclagem de nutrientes, fixação de nitrogênio, fluxo do carbono, incorporação de matéria orgânica e condicionamento do solo.
Anfíbios - São considerados bioindicadores, conseguem prever alterações ambientais, tanto físicas como químicas.

4. Quais são as consequências da extinção desses animais

Sugestão de respostas: 
Abelhas - A ausência das abelhas na natureza acarreta a redução de várias espécies de plantas e animais, pois se não há polinização, há redução da vegetação e, consequentemente, de animais que dependem das plantas para se alimentar.
Cupins - O solo pode tornar-se empobrecido, não favorecendo o cultivo de plantas, por exemplo.
Anfíbios - Já que são bioindicadores, a ausência desses animais pode interferir na percepção da saúde do ambiente.

AULA 02: A LINGUAGEM DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Objetivo da aula: • Reconhecer as características da linguagem utilizada em textos de divulgação científica.

Na aula anterior, fizemos a leitura de um texto de
divulgação científica. Nesta Aula 2, vamos observar as características da linguagem utilizada nesses textos.



a) Leia silenciosamente o texto a seguir e grife os verbos na 3ª pessoa e as palavras desconhecidas e, se for o caso, busquem o dicionário. 


b) Observe a forma como o tema e a linguagem, nos dois fragmentos de texto, são abordados e responda:

  • “Em que texto há mais palavras desconhecidas?” 
  • “Em que texto a linguagem é mais usual?”

1. Qual é a temática tratada nos textos 1 e 2?

Sugestão de resposta: os dois textos trazem a temática “formigas”.

Texto 1: Estão em todos os ecossistemas, exceto em regiões polares. Desempenham funções como detritívoros, predadores, granívoros e herbívoros. Constituem mais de 15% da biomassa animal total. 

Texto 2: Estão presentes em todas as partes da terra, exceto nos polos. Pertencem à ordem Hymenoptera. São insetos sociais que vivem juntos em colônias. Agrupam-se na família chamada “Formicidae”. Há desde formigas comuns até as rurais especializadas em cortar folhas e outras partes vegetais.

3. Sugestão de resposta: a linguagem do Texto 1 é mais técnica em relação ao 2. Isso é possível observar pelo uso das palavras “detritívoros”, “predadores”, “granívoros” e “herbívoros”. Além disso, o texto apresenta citação de autores que colabora com a argumentação apresentada no texto.

4. Qual dos textos apresenta características de artigo de divulgação científica? Justifique a sua resposta. 

Sugestão de resposta: o Texto 2 tem característica de texto de divulgação científica porque a linguagem é mais usual. Mesmo que percebamos presença de termos técnicos, estes são explicados minimamente

5. Os textos de divulgação científica tendem a ser mais objetivos do que outros, como poemas, por exemplo. Você consegue observar marcas dessa objetividade? Comente essa questão.

Sugestão de resposta: o foco dos dois textos é a explicação ou a discussão de um tema: as formigas. Por isso, todas as informações sobre elas estão postas de forma objetiva. Isso é possível observar pelo uso dos verbos em 3ª pessoa. Não foram identificadas marcas do “eu” no texto.


AULA 03

ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A ESTRUTURA COMPOSICIONAL - PARTE I

Objetivo da aula: • Ler e interpretar o texto, reconhecendo a estrutura composicional do artigo de divulgação científica.

Na aula anterior, analisamos aspectos relacionados à linguagem e conteúdo de textos de divulgação científica. O foco dessa aula, portanto, será a análise da estrutura composicional do gênero textual artigo de divulgação científica.

 💭Grifem o título do texto, o nome do autor, a formação acadêmica do autor e o veículo de comunicação do texto. Esses elementos contextuais são importantes e já sugerem uma interpretação.💭 



Felipe A. P. L. Costa (meiterer@hotmail.com) é biólogo, autor de Ecologia, evolução & o valor das pequenas coisas (2003)
1. Qual é o propósito comunicativo do texto? 

2. Qual é a relação entre o título e o conteúdo do texto?

3. O autor apresenta duas explicações para o desaparecimento dos anfíbios. Uma, ele chama de explicação local. Outra, ele chama de explicação global. No quadro a seguir, exemplifique a ideia apresentada pelo autor.

5. No texto, observamos o uso, em abundância, de verbos na 3ª e não na 1ª pessoa. Que efeito de sentido essa construção promove no texto?


1. Sugestão de resposta: explicar os motivos que levam ao desaparecimento dos anfíbios

2. Sugestão de resposta: o título apresenta um questionamento e o conteúdo do texto traz as explicações para o questionamento apresentado.

3. Explicação Local: A elevação da temperatura e a criação de animais que podem destruir os espaços de reprodução dos anfíbios.
Explicação Global: A chuva ácida e o aumento na radiação ultravioleta, em escala planetária, estão provocando o declínio numérico ou mesmo o desaparecimento de populações de anfíbios.



5. Sugestão de resposta: o enunciador trata do objeto de discurso de forma distante, como se ele fosse um observador e apenas estivesse explicando tudo. Não há envolvimento pessoal, explícito ou direto.

Sugestão de resposta: o enunciador trata do objeto de discurso de forma distante, como se ele fosse um observador e apenas estivesse explicando tudo. Não há envolvimento pessoal, explícito ou direto.


AULA 04 – ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A ESTRUTURA COMPOSICIONAL - PARTE II 


Objetivo da aula: • Entender a articulação das informações na estrutura composicional do artigo de divulgação científica.

 Na aula anterior, lemos o texto “Por que os anfíbios estão desaparecendo?” e desenvolvemos atividades de interpretação e reconhecimento de informações na estrutura composicional do artigo de divulgação científica. Nessa aula, vamos sistematizar o estudo sobre a estrutura composicional desse texto.

1. Na introdução, o autor apresenta a problemática. A que problema ele se refere? 

Sugestão de resposta: o problema destacado pelo autor é o desaparecimento dos anfíbios no meio ambiente.

2. No desenvolvimento, o autor explica as razões que motivam o desaparecimento dos anfíbios. Como o autor desenvolve o texto para explicar o assunto?

Sugestão de resposta: o autor mostra alguns fenômenos, a partir de exemplificações, que prejudicam o habitat dessa espécie, fazendo-os desaparecer. 

3. Qual é a conclusão apresentada pelo autor para a questão levantada? 

Sugestão de resposta: “Dois fatores que parecem estar contribuindo de modo decisivo para o declínio numérico ou mesmo o desaparecimento de populações de anfíbios em escala planetária são a chuva ácida e o aumento na radiação ultravioleta, provocado pela rarefação na camada de ozônio atmosférico”

4. Para atestar a credibilidade das informações apresentadas, qual é o recurso que o autor utiliza no texto? 

Sugestão de resposta: o autor cita a preocupação de cientistas, expressas em periódicos, sobre a redução do número de anfíbios ao longo do tempo. O autor afirma que o desaparecimento dos anfíbios é um problema, mas ele recorre às vozes especializadas para sustentar essa ideia.


5. Você acha que as explicações do autor são coerentes e pertinentes?

Resposta pessoal


6. Façam um mapa mental do texto lido, destacando a introdução, o desenvolvimento das ideias e a conclusão.



AULA 05DE QUEM É A VOZ?

Objetivo da aula: • Reconhecer a funcionalidade da citação direta e indireta nos textos, identificando marcas e/ou construções linguísticas utilizadas para tal. 

Na aula anterior, lemos um artigo de divulgação científica e analisamos a fluência das ideias nele contidas. Esta aula será dedicada ao estudo da citação direta e indireta como recurso enunciativo-textual.


Observe os exemplos e preste atenção à explicação do professor

Observe as formas linguísticas destacadas em negrito. Elas inserem o dizer do outro no texto.

Exemplos: 

👉Verbo de dizer: fulano diz: “xxxxxxxxxx” ou fulano diz que X. 

👉Outras formas verbais mais o “que”: comenta que…, mostra que…, declara que…, mostra que…, destaca que…, fala que... 

👉Locuções conformativas: Segundo X…, Para fulano de tal..., Conforme X..., De acordo com X…, Seguindo as ideias/ pensamento de...


Sugestão de resposta para o exercício 1:

Sugestão de resposta exercício 2


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