Aprender Sempre vol.1 - SA6 - 9º Ano


 SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 6

(EF09LP03B) - Assumir posição diante de tema polêmico.

AULA 01 – CRUZANDO IDEIAS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO.

Objetivo da aula: • Ler e interpretar o artigo de opinião, observando como o autor apresenta seu ponto de vista e o sustenta por argumentos.


Esta SA é dedicada ao estudo da argumentação. No decorrer das atividades, vocês terão acesso a gêneros textuais da ordem do argumentar para perceberem as formas como os posicionamentos são materializados nos textos. 









2. Em duplas ou trios, responda à questão indicada pelo seu professor e depois apresente-a para a turma.

a. Qual o propósito comunicativo do texto? 

O texto lido pertence ao gênero textual artigo de opinião e nele a ação do argumentar como uma prática social. No caso específico, o autor apresenta argumentos que nos levam a crer na possibilidade da 6ª extinção das espécies.

b. O autor do texto nos traz um dado: os cinco processos de extinção de espécies, já vivenciados na terra, ocorreram a partir de fenômenos naturais. Entretanto, ele discute a possibilidade da 6ª extinção das espécies, mas refuta o posicionamento de que o extermínio das espécies possa ocorrer por uma catástrofe natural. Ele defende a ideia de que a 6ª extinção será um evento único e novo. Quais são as razões apresentadas pelo autor para justificar esse posicionamento?

O autor apresenta como razão um evento único e novo porque há previsão de que a 6ª extinção não seja provocada por fenômenos naturais, mas sociais, ocasionados sobretudo pela ação do homem na natureza, que vem desequilibrando os ecossistemas.

c. Conforme o texto, cite alguns exemplos em que o autor mostra as razões pelas quais a 6ª extinção das espécies está relacionada à ação do homem? 

Situar os dados de instituições que atestam o aumento de desmatamento, poluição e extinção de animais. Ou seja, dados que sintetizam a ação do homem na natureza.

d. O autor finaliza o texto, expressando o seu posicionamento em relação ao tema abordado. Que posicionamento é esse? “o extermínio das espécies não humanas culminará e reverterá no extermínio dos próprios seres humanos”

e. Pela formação acadêmica do autor do texto, José Eustáquio Diniz Alves, você considera que a discussão apresentada por ele tem fundamento e é confiável? 

 O autor do texto tem formação em demografia, que é a “ciência que estuda quantitativamente as populações humanas, suas variações, seu estado, seu índice de crescimento ou de redução, seu desenvolvimento econômico e processos de migração, além das condições sociais, natalidade e mortalidade, entre outros” (DICIONÁRIO AURÉLIO). Essa formação se expressa na forma como o autor escreve seus posicionamentos, e isso passa credibilidade ao leitor.

f. Qual o seu posicionamento em relação à temática do texto?

 A importância da preservação da natureza para a manutenção da vida de todas as espécies na terra.

AULA 02 – O QUE SÃO ARGUMENTOS? 

Objetivo da aula: 

• Identificar e reconhecer tipos de informações e/ou conhecimentos utilizados como argumentos no artigo de opinião.



O texto argumentativo, que materializa o gênero textual artigo de opinião, apresenta uma tese (ponto de vista defendido ou ideia central do texto) e argumentos a ela relacionados para sustentar a sua defesa. Nesta aula, vamos focar nos argumentos mobilizados pelo autor do texto para a construção do artigo de opinião em estudo. 

Os argumentos são indispensáveis à argumentação, pois são eles que dão condições para sustentar o ponto de vista expresso no texto.

 💥Atente para a natureza das informações e/ou conhecimentos que geralmente são mobilizados nos textos para sustentar uma ideia defendida pelo autor: 


 

👺Lembre-se que argumento é diferente de ponto de vista. 👀

O primeiro é um dado da realidade, é fato, tem existência, geralmente aceito socialmente; o segundo é uma opinião, é pessoal. 


Com base nesse arcabouço de informações e/ou conhecimento, o autor do texto pode desenvolver a sua argumentação a partir de várias estratégias. Ele pode construir o texto apresentando causas e efeitos, pode concordar com todas as informações e/ou conhecimentos mobilizados, pode concordar em parte ou pode discordar totalmente, tudo isso em função do seu propósito comunicativo

Responda em seu caderno:

1. O que são argumentos? 

2. Para que eles servem? 

3. Que informações e/ou conhecimentos podem ser utilizados como argumentos?

👦👧👨👩👵👴👳👲👱👰👮👶👷👸👹👺👻👼👽👾👿💀

Sugestão de resposta: Sim, exemplo do desaparecimento das abelhas, que pode trazer sérios problemas ao ecossistema.
Sugestão de resposta: Sim, dados do Relatório Planeta Vivo, da Plataforma Intergovernamental para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e da Revista científica Science (25/07/2014). 
Sugestão de resposta: Sim, a “voz” do pesquisador Justin McBrien, em artigo no site Truthout (14/09/2019). 
Sugestão de resposta: Sim, as cinco extinções em massa das espécies terrestres e o desaparecimento dos dinossauros.
Não há registro de senso comum.

2. Em dupla, discuta se os excertos apresentados a seguir fazem referência a argumentos utilizados no texto ou a posicionamentos do próprio autor do texto. Faça a indicação conforme a legenda. Depois, revise com seu professor. 

[1] Posicionamento próprio do autor do texto. 

[2] Argumento utilizado pelo autor do texto. 

a. A civilização ainda tem a ousadia de estabelecer “jardins zoológicos” e “aquários”, que, na realidade, são prisões para a exposição dos animais selvagens, privados de liberdade e confinados para o deleite e a curiosidade dos humanos. [ ] 

b. “Confirmando o impacto devastador das atividades humanas sobre a natureza, a "Plataforma Intergovernamental para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos" (IPBES, na sigla em inglês), da ONU, mostrou que há 1 milhão de espécies ameaçadas de extinção”. [ ] 

c. Portanto, o ser humano está provocando o 1º extermínio ecocida em massa. Acontece que o Ecocídio é também um suicídio, pois o ser humano não consegue viver sem a natureza e sem a riqueza dos ecossistemas e sem a estabilidade climática. [ ] 

d. Tribunal Penal Internacional (TPI) decidiu, no final de 2016, reconhecer o ECOCÍDIO (destruição em larga escala do meio ambiente) como crime e um delito de escopo local e global que justifica criminalizar as agressões contra o meio ambiente. [ ] 

e. A biodiversidade da Terra está ameaçada. [ ] 

Sugestão de resposta: 1,2,1,2,1

3. No excerto do texto que segue, o autor utiliza dois argumentos que fazem referência a pesquisas. Como ele explora esses argumentos? Em dupla, justifique a resposta. 

O Relatório "Planeta Vivo" (2018) divulgado pelo "Fundo Mundial para a Natureza" (WWF), mostra que o avanço da produção e consumo da humanidade tem provocado uma degradação generalizada dos ecossistemas globais e gerado uma aniquilação da vida selvagem: as populações de vertebrados silvestres, como mamíferos, pássaros, peixes, répteis e anfíbios sofreram uma redução de 60% entre 1970 e 2014. Confirmando o impacto devastador das atividades humanas sobre a natureza, a "Plataforma Intergovernamental para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos" (IPBES, na sigla em inglês), da ONU, mostrou que há 1 milhão de espécies ameaçadas de extinção.

Sugestão de resposta: O autor do texto faz comparação entre dados de duas pesquisas. Ele apresenta a primeira pesquisa, referente ao Relatório “Planeta Vivo” e, depois, traz dados da pesquisa do IPBES, que confirmam as informações apresentadas anteriormente.



Sugestão de resposta: a ação desrespeitosa e imprudente do homem pode motivar a 6ª extinção das espécies. Causa: a ação desrespeitosa e imprudente do homem. Efeito: a 6ª extinção das espécies. 
Sugestão de resposta: já houve cinco extinções em massa das espécies provocadas por fenômenos naturais, mas a 6ª será motivada pela ação desrespeitosa e imprudente do homem com a natureza.

👉Como o artigo de opinião já foi lido várias vezes, acredito que vocês possuem repertório para construir uma síntese sobre as ideias nele contidas. Façam um mapa mental do texto.✌


AULA 03 – A ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS NO TEXTO. 

Objetivo da aula: 

• Reconhecer os posicionamentos refutados e assumidos pelo autor, bem como a hierarquização dos argumentos presentes no artigo de opinião.

O foco da aula 3 será a hierarquização das ideias do texto, assim como a identificação da ideia principal do texto, ou seja, da tese.

👽nem todos os textos apresentam essa estrutura canônica, pois como o ato de escrever é criativo, os enunciadores podem inverter essa ordem. Porém, os leitores precisam reconhecer essas partes para que o texto faça sentido

1. Em dupla, retome o texto “A 6ª extinção das espécies é, na verdade, o 1º evento de extermínio em massa” e responda às questões. 

a. De acordo com o texto, converse com seu colega sobre a organização das ideias apresentadas pelo autor e preencha o quadro com os dados solicitados.


Sugestão de resposta: 
  • INTRODUÇÃO: O autor assume o ponto de vista da iminência da 6ª extinção de uma nova extinção em massa. 
  • DESENVOLVIMENTO: Como argumentos, o autor apresenta dados de pesquisa e discursos de especialistas que alertam para a degradação do meio ambiente, ocasionado por uma série de fatores, mas destaca-se no texto o aumento populacional, a cada dia, que impacta diretamente na produção de energia e no aumento da produtividade de bens e consumo. Os seres humanos estão traçando os caminhos para a 6ª extinção em massa. 
  • CONCLUSÃO: O ser humano, ao ser o responsável por provocar a extinção em massa, estará assumindo a sua própria morte, pois morrendo a natureza, morre também o homem.

b. O autor recorre a relatórios de pesquisa para construir sua argumentação, ou seja, utiliza muitos argumentos por evidência. Qual o efeito de sentido dessa escolha na argumentação? 

Os dados de pesquisa são apresentados para sustentar o ponto de vista assumido no texto. O autor diz que o homem será o responsável pela 6ª extinção e mobiliza argumentos que atestam o que o homem tem feito para tal.

c. No texto, o autor mobiliza um argumento de autoridade. Escreva-o, indicando o efeito de sentido dessa escolha na argumentação? 

O discurso de autoridade é do pesquisador Justin McBrien, que discute a questão da extinção em massa. Essa voz é mobilizada no texto também para dar credibilidade ao posicionamento que o autor aponta.

d. O autor do texto, na conclusão, não apresenta sugestão de ações para minimizar o problema. Que proposições/ações você proporia para resolver este problema?

Resposta pessoal, mas espera-se que os estudantes sinalizem ações a serem desenvolvidas pelas pessoas, individualmente, e por instituições, sejam quais forem.

PARA SABER MAIS...



💀PESQUISA:  as cinco extinções em massa da Terra💀



AULA 04 - PONTOS DE VISTA PELAS PALAVRAS... 



Objetivo da aula:
• Observar como o autor se utiliza de certas palavras (classes gramaticais) para expressar seus pontos de vista sobre os fatos abordados no texto; 






Em dupla, retome o texto “A 6ª extinção das espécies é, na verdade, o 1º evento de extermínio em massa” e responda às questões. 

1. No texto, quais são as formas linguísticas que o autor utiliza para fazer referência ao Planeta Terra? Que efeitos de sentido podemos inferir dessa construção?
 As construções Planeta Azul e Casa Comum são utilizadas para fazer referência ao Planeta Terra. Infere-se que Planeta Azul pode referir-se à questão do meio ambiente protegido, já Casa Comum faz referência ao planeta como a moradia de todas as espécies.

2. O autor cria uma imagem do homem a partir das escolhas de palavras que ele apresenta no texto. Que imagem é essa? Que palavras são essas? 

O texto traz a imagem de um homem que não estabelece uma relação positiva com o meio ambiente. Ele destrói a natureza e se sente superior em relação a outras espécies. Arrogante, egoísta e dono do mundo são termos que qualificam o homem descrito no texto.

3. O substantivo “Ecocídio” aparece no texto e refere-se ao extermínio deliberado de um ecossistema. Entretanto, o autor encaminha o leitor para outra interpretação. Que interpretação é essa? 

O ecocídio também denota ao suicídio dos seres humanos, pois o homem não consegue viver sem a natureza.

4) Em um momento do texto, o autor diz e faz destaque em algumas expressões: "A humanidade já ultrapassou diversas 'fronteiras planetárias' e está promovendo uma 'Grande Morte' no Planeta”. O que é possível entender das construções destacadas? 
a. Fronteiras planetárias:

O homem é inteligente o suficiente para desenvolver tecnologia, inclusive, para levá-lo a outros planetas, mas não tem consciência de que está prejudicando o meio ambiente a partir de algumas ações.

b. Grande morte: 

 Essa construção se refere à morte de todas as espécies.

5. No texto, as construções “Jardins zoológicos” e “Aquários” são associados a: 

a. Formas de garantir a liberdade dos animais. 
b. Prisões para animais. 
c. Local apropriado para acomodar os animais. 
d. Possibilidade para reprodução de animais. 

B

6. As construções linguísticas “apocalipse de insetos” e “aniquilação biológica” que aparecem no texto fazem referência: 
a. Ao desaparecimento de algumas espécies animais.
b. Ao incentivo à procriação das espécies. 
c. A trechos da sagrada escritura. 
d. A filmes em cartaz nos cinemas. 

A

AULA 05 - PROPONDO SOLUÇÕES.

Objetivo da aula: 
• Buscar conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ ou de relevância social.

Nesta aula 5 discutiremos e apontaremos soluções para problemas do cotidiano, inclusive os que são problematizados em textos argumentativos. Além disso, formas modais (nominais e verbais) serão abordadas de modo a levar você a refletir sobre construções linguísticas que favorecem a materialização oral ou escrita dessas proposições.




😎 observando os termos destacados nos exemplos, vimos que linguisticamente pode-se utilizar formas linguísticas que imprimem o sentido de necessidade ou obrigatoriedade das ações. A partir de construções como “É necessário que..”, “Cabe destacar”, “Deve-se fazer…”, “É imprescindível que”, “Precisamos fazer…”, entre outras, é possível denotarmos o sentido de necessidade nos enunciados.😎 
a. O que o texto nos apresenta?

O texto apresenta exemplos de propostas que já foram desenvolvidas e ações que podem ser desenvolvidas ao que se refere à conscientização sobre o meio ambiente.

Sugestão de Resposta: 
1. Agente: No texto não tem clareza quanto a essa informação, mas entende-se que tenha sido uma ação governamental.
AçãoCampanhas de conscientização com a utilização do “Sujismundo”, personagem que mostrava os danos causados pela sujeira em vias públicas, além da falta de higiene.
Finalidade: Alertar a população sobre problemas relacionados ao meio ambiente e temas ligados ao lixo.
2. Agente: Governo 
Ação: Dar continuidade nas ações educadoras, utilizando de todos os meios de comunicação e disponibilizando equipamentos para limpeza e preservação. 
Finalidade: Alertar a população sobre problemas relacionados ao meio ambiente e temas ligados ao lixo.

c. Que propostas são apresentadas no texto para a conscientização da população? 

Sugestão de resposta: numa tentativa de inovar ações para conscientização, o autor propõe provocar a comunidade com questionamentos do tipo: “é possível ser realizado um campeonato de surf em meio a um mar de garrafas pet e rejeitos orgânicos como foi recentemente noticiado?”.

d. Qual o sentido expresso pelas construções “cabe colocar…” e “precisamos pensar e refletir agora”?

Sugestão de resposta: os termos fazem referência à necessidade de fazer as ações.

2. Observe a imagem a seguir. Ela expressa um sério problema ambiental. Trata-se do descarte de lixo em locais públicos. A partir dela, discuta com sua dupla e demais colegas de turma estratégias possíveis de serem desenvolvidas para reduzir esse problema. Lembre-se que a sociedade de um modo geral é responsável pelos lugares públicos. 


AULA 06 – CONSTRUINDO ARGUMENTOS. 

Objetivo da aula: • Pesquisar sobre o tema “Consumo e produção de plástico no Brasil” de modo a construir argumentos para a produção textual.


AULA 07 – ARTIGO DE OPINIÃO: PRODUÇÃO DE TEXTO.

Objetivo da aula: • Produzir um artigo de opinião sobre o tema “O impacto da produção e consumo de plástico no meio ambiente”.

1. Organize, em seu caderno, os parágrafos do seu texto: sugerimos que você construa 1 parágrafo para a introdução, 2 ou 3 parágrafos para o desenvolvimento e 1 parágrafo para a conclusão.

2. Em dupla, planeje a escrita do artigo de opinião, considerando os caminhos à sua textualização:


a. Introdução: faça uma contextualização da temática e apresente o seu ponto de vista de forma clara. Lembre-se de que a tese de seu texto é a ideia que você vai articular todos os argumentos.
b. Desenvolvimento: apresente os argumentos e contra-argumentos (concessões ou ideias opostas) que você pesquisou na aula anterior. Foi solicitado que você pesquisasse quatro tipos de argumentos, mas você pode apresentar mais. 
c. Conclusão: apresente soluções para o problema, tentando responder às questões: o que fazer? Quem pode fazer? Para que fazer? 

3. Observe os mecanismos de retomada no texto: cuidado para não repetir demais algumas expressões👀Lembre-se de que você pode recorrer a vários recursos para fazer retomada, sem precisar fazer repetições. 

💬Escreva o artigo de opinião em 1ª pessoa do plural: nós.💬

A atividade será desenvolvida em dupla, mas o texto é individual. Cada estudante apresenta o seu texto


AULA 08 – ARTIGO DE OPINIÃO: REVISÃO TEXTUAL. 


Objetivo da aula: • Revisar o artigo de opinião, tomando como parâmetro as orientações dadas à construção do texto.



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