4º Bimestre - 7º ANO - Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil e Orientação de Estudos

Atividade Interdisciplinar - PV - PJ - OE (4º Bimestre - 1ª etapa - 7º Ano)

"Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". (Tio Ben)

Um garoto, criado pelos tios, genial e impopular no colégio, é picado por uma aranha radioativa e desenvolve força e agilidade proporcionais às de um aracnídeo. Inicialmente ele tenta usar tais habilidades para ganhar fama e dinheiro, mas ao descobrir que um ladrão que ele impediu de escapar foi o assassino de seu tio, Peter Parker decide usar seus poderes para o bem, vivendo através do lema de seu Tio Ben: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". Esta é a história do Homem Aranha que saiu dos quadrinhos para ganhar séries de televisão, desenhos animados, games, musicais, merchandising e filmes. (https://omelete.com.br/homem-aranha)

Objetivo: Aprimorar a capacidade de tomar decisões.

Competências socioemocionais em foco: Autoconfiança


Mas o que o Homem Aranha tem em comum com esta atividade? TUDO!!! Você já parou para pensar que Peter Parker era um adolescente assim como você, com sonhos e uma vida toda pela frente? E que de repente sua vida se transforma e ele precisa escolher um caminho para seguir e se tornar um protagonista na sua realidade? Pois é, o objetivo desta atividade é fazer você pensar no sonho e nos caminhos escolhidos para realizá-lo por meio da capacidade de decidir por si só.

Para refletir: 

 Se a vida fosse um caminho reto, sem surpresas e indecisões, não teria a menor graça. Nasceríamos, cresceríamos e morreríamos apenas andando para frente, em um processo direto do começo ao fim, sem curvas ou imprevistos. 

Mas, seguramente, ela não é assim. É estar o tempo todo se defrontando com o inesperado, o imponderável. 

Às vezes, é possível seguir em frente; outras vezes, é necessário retornar ou tomar novos rumos, principalmente quando se sente a insegurança acompanhando os passos. Entretanto, há situações em que a tomada de decisões pode ser guiada por critérios que são racionalmente admitidos, no sentido de ponderar as consequências, os ganhos e as perdas decorrentes das escolhas. 

Ao saber que amanhã fará frio e se as baixas temperaturas incomodam, pode-se decidir levar um agasalho, por exemplo. Ou, ao saber que a alimentação é um aspecto importante para a qualidade de vida, pode-se decidir por um suco natural no lugar de um refrigerante. 

O modo como essas pequenas decisões são pensadas pode ser a referência para aquelas muito mais determinantes no Projeto de Vida. É preciso considerar o que, de fato, se quer e quais são as ações que aproximam a realização dos sonhos. 

Evidentemente que toda escolha encerra ganhos e perdas. Quando se decide estudar, porque se pretende determinada carreira como Projeto de Vida, em vez de assistir à TV ou ficar no celular, ganha-se a condição de preparo para o que se pretende e perde-se, nesse momento, o prazer de ficar relaxado ou de se comunicar com os amigos pela internet. Mas essa condição é temporária, caso se consiga equilibrar o tempo para priorizar diferentes coisas em diferentes momentos. 

E isso é tomar as rédeas, é aprender a dirigir a vida, incluindo nela os sonhos, aquilo que é preciso fazer para realizá-los, a diversão, o prazer, as amizades… Quase tudo cabe, se houver consciência e planejamento e a capacidade de compreender que há um tempo para tudo. 

Para isso, é preciso desenvolver uma qualidade muito importante chamada temperança, ou seja, o domínio sobre si próprio.

Acesse o link para fazer as atividades no formulário

1º Roteiro

 https://forms.gle/dCK4LwxEUoSBp9cC6 



 2º Roteiro: 


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