4º Bimestre - 2020 - 9º ANO - Sequência de Atividades



De todos esses textos, podemos ainda, dividi-los em dois gupos:

Grupo 1 - O texto não literário…

O texto não literário…

Possui uma função utilitária e referencial, tendo como principal objetivo fornecer uma informação.

Utiliza uma linguagem denotativa e clara, criando objetividade na transmissão da informação.

Relata fatos reais de forma impessoal e imparcial, não havendo opiniões e juízos de valor sobre o conteúdo do texto.

Não utiliza figuras de linguagem e outros recursos estilísticos que possam prejudicar a compreensão do conteúdo do texto.

São textos não literários…

  • as notícias;
  • as reportagens;
  • as entrevistas;
  • as cartas comerciais;
  • os artigos científicos;
  • os livros didáticos;
  • os manuais de instrução;
  • os dicionários;
  • as enciclopédias;
  • as receitas de culinárias;
  • as guias de beleza;
  • as bulas de remédios;
  • ...

Grupo 2 - O texto literário…

Possui uma função estética, tendo como principal objetivo o entretenimento do leitor.

Recorre à função poética e emotiva da linguagem, visando criar expressividade e despertar sentimentos e emoções no leitor.

Utiliza uma linguagem conotativa e polissêmica, gerando uma multiplicidade de interpretações.

Há uma reflexão sobre a realidade, que leva a uma recriação pessoal e subjetiva da realidade.

Utiliza figuras de linguagem e outros recursos estilísticos, apresentado simbologia, beleza, musicalidade e harmonia.

São textos literários…

  • os poemas;
  • os romances;
  • os contos;
  • as novelas;
  • as lendas;
  • as fábulas;
  • as crônicas;
  • as peças de teatro;
  • as letras de músicas;

 1º Roteiro - Sequência de Atividades 1



 Aprender Sempre - 9º ano - vol.3

(EF67LP07A) Identificar o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informação, entre outros) em textos argumentativos, bem como em relação às habilidades de suporte a seguir:

  • (EF89LP14A) Analisar, em textos orais e escritos, os movimentos de sustentação, refutação e negociação de argumentos.

• (EF89LP14B) Analisar, em textos orais e escritos, a força persuasiva dos argumentos utilizados.




REFLEXÃO TEMÁTICA 

“O que pode ser feito para conter ou diminuir os efeitos das mudanças climáticas na vida das pessoas?”.


 https://g.co/kgs/V6BD3G


O que é uma reflexão? Por que é importante pensar e refletir sobre determinado assunto ou tema? A proposta desta atividade é promover reflexões acerca da temática acima, de modo que você se familiarize e tenha condições de acompanhar esta Sequência de Atividades.

A importância da reflexão está no ato de pensar, e da reflexão crítica, no ato de tomada de consciência, e como o exercício desta habilidade pode contribuir para a sua formação. Cabe destacar que todo indivíduo detém a capacidade de se comunicar, de se expressar por meio de suas opiniões, conhecimentos adquiridos ao longo da vida.

OBJETIVOS DA AULA 

• Propor uma reflexão acerca da temática desta Sequência de Atividades: mudanças climáticas; 

• Formular pontos de vista sobre a temática: mudanças climáticas.


Acesse o link e responda às questões desta atividade:

https://forms.gle/Gm8bF3NXrAVuErzu8


Sequência de Atividades 2




Acesse o link e responda às questões desta atividade:

https://forms.gle/XakK2g6Y5fWiiSir5


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano