Caderno do aluno 4º Bimestre 8º ano



As atividades a seguir o auxiliarão a:

  • localizar informações nos textos;
  • desenvolver estratégias de leitura, para compreender textos multissemióticos;
  • reconhecer algumas figura de linguagem na construção de sentido do texto;
  • perceber o efeito de sentido decorrente da escolha vocabular;
  • criar poemas de versos livres e pensar nos recursos de coesão;
  • identificar e utilizar os pronomes como recursos de coesão;
  • participar de discussões orais em aula, para as quais você deve saber escutar e respeitar o momento de fala de cada colega.
Assista ao video a seguir antes de fazer as atividades.


ATIVIDADE 1: Leitura e Análise de texto
 Com certeza voouviu falar em escravidão, preconceito e racismo no Brasil. O poema que você vai ler, a seguir, é um fragmento de Navio Negreiro, escrito por Castro Alves, poeta brasileiro voltado às causas abolicionistas. Nesse trecho, o eu-lírico apresenta um sentimento de desapontamento em relação ao país, uma vez que a nação é "manchada" pelo tráfico de escravos. Vejamos como o autor expressa suas ideias.
Resultado de imagem para navio negreiro
TEXTO 1 
Navio Negreiro
Castro Alves 
Auriverde pendão de minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança,
Estandarte que a luz do Sol encerra,
E as promessas divinas da esperança...
Tu, que da liberdade as a guerra,
Foste hasteado dos heróis na lança,
Antes te houvessem roto na batalha,
Que servires a um povo de mortalha! 
[...] 
Disponível em: <www.biblio.com.br>. Acesso em: 18 jun. 2019. (adaptado) 
Acesse o link para o poema completo https://drive.google.com/open?id=14-ozvcaT9nhhEkFGGpgTbnVLq2aTEZ00
Resultado de imagem para write1. O que você entende por Navio Negreiro?
2. De acodo com o contexto, qual o provável significado das palavras (conceitualização)

a) auriverde
b) pendão
c) estandarte
d) roto
e) mortalha

3. Agora que você conceituou as palavras, consulte o dicionário para confirmar as hipósteses levantadas anteriormente.
a) auriverde
b) pendão
c) estandarte
d) roto
e) mortalha

4. No poema, as palavras "aureverde" e "estandarte" remetem à ideia de
a) Brasil
b) sol
c) escravidão
d) bandeira

5. Conheça a biografia do autor e depois responda ao que se pede. Clique no link:

https://www.ebiografia.com/castro_alves/

Para Castro Alves, a bandeira brasileira não é motivo de orgulho, mas de vergonha. Comente.


Resultado de imagem para bandeira do brasil

TEXTO 2
Hino Nacional
Joaquim Osório Duque-Estrad
[...]
Brasil, um sonho intenso,umraio vívido
De amor e de esperança à terra desce
Se em teu formoso céu, risonho e límpido
A imagem do Cruzeiro resplandece
Gigante pela própria natureza
És belo, és forte, impavido colosso
E o teu futuro espelha essa grandeza 
[...]
Disponível em: <http://www.vagalume.com.br>. Acesso em: 18 jun. 2019



VOCÊ SABIA que o Hino Nacional Brasileiro é um dos símbolos oficiais da Repúbli ca Federativa do Brasil? A letra é de Joaquim Osório Duque-Estrada (1870 - 1927) e a sica é de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). A letra e o ritmo sofreram algumas alterações ao longo de sua história e teve sua primeira gravão em disco efetuada em 1917 por Vicente Celestino, um importante cantor brasileiro do século XX. Para ouvir uma das primeiras gravações do Hino Nacional acesse: https://www. youtube.com/watch?v=1Fz_LBaeo-g. Acesso em: 13 maio 2019
www. youtube.com/watch?v=1Fz_LBaeo-g
1. Neste fragmento do Hino Nacional, encontramos uma descrição idealizada do país. Observa-se que o Brasil é um ligar de esperança e sonhos em cujo céu resplandece o Cruzeiro, símbolo maior da cristandade. Ao considerarmos esse trecho do Hino Nacional e o fragmento do poema de Castro Alves podemos afirmar que os dois autores possuem a mesma imagem do Brasil? Comente sua resposta.

2. Em 1888, foi assinada a Lei Áurea, a qual extinguiu a escravidão dos negros no Brasil. Contudo, muitas pesquisas atuais indicam que, em pleno século XXI, ainda há pessoas em condições análogas à servidão. Você conhece outras formas de "escravidão"? Quais? Pesquise e comente.

3. De acordo com seus conhecimentos, por que os negros foram escravizados?

4. A abolição da escravidão garantiu  aos negros um futuro melhor, cheio de esperanças? Comente.

5. Você já presenciou alguma cena de racismo ou preconceito? Como se sentiu?

6. Considerando a realidade de sua escola, do seu bairro e da sua cidade, você considera que, nos dias atuais, o racismo e o preconceito diminuíram ou aumentaram? Comente.

Resultado de imagem para reticências

fonte: SPFAZESCOLA - Caderno do aluno 4º Bimestre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano