1EM.vol1.Trabalho Bimestral

TRABALHO BIMESTRAL
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O texto teatral

Leitura e análise de texto

O protocolo

Comédia em um ato



Em casa de Pinheiro
(Sala de visitas)

Cena I
ELISA, VENÂNCIO ALVES
ELISA: Está meditando?
VENÂNCIO (como que acordando): Ah! perdão!
ELISA: Estou afeita à alegria constante de Lulu, e não posso ver ninguém triste.
VENÂNCIO: Exceto a senhora mesma.
ELISA: Eu!
VENÂNCIO: A senhora!
ELISA: Triste, por quê, meu Deus?
VENÂNCIO: Eu sei! Se a rosa dos campos me fizesse a mesma pergunta, eu responderia que era falta de orvalho e de sol. Quer que lhe diga que é falta de... de amor?
ELISA (rindo-se): Não diga isso!
VENÂNCIO: Com certeza, é.
ELISA: Donde conclui?
VENÂNCIO: A senhora tem um sol oficial e um orvalho legal que não sabem animá-la. Há nuvens...
ELISA: É suspeita sem fundamento.
VENÂNCIO: É realidade.
ELISA: Que franqueza a sua!
VENÂNCIO: Ah! é que o meu coração é virginal, e portanto sincero.
ELISA: Virginal a todos os respeitos?
VENÂNCIO: Menos a um.
ELISA: Não serei indiscreta: é feliz.
VENÂNCIO: Esse é o engano. Basta essa exceção para trazer-me em um temporal. Tive até certo tempo o sossego e a paz do homem que está fechado no gabinete sem se lhe ciar da chuva que açoita as vidraças.
[...]

ASSIS, Machado de. O protocolo. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17479>. Acesso em: 29 maio 2013.

Resultado de imagem para machado de assisConheça melhor o autor da obra: Joaquim Maria Machado de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839 e faleceu em 29 de setembro de 1908. Fundador da Academia Brasileira de Letras, foi cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta. É considerado o maior escritor brasileiro e um dos maiores do mundo.

Responda:

1. O texto teatral O protocolo é dividido entre as personagens (locutoras) da peça, que suprem a
função do narrador. Essas personagens são introduzidas pela citação de seu nome. Quais são as
personagens do texto lido?

2. Observe o diálogo:

ELISA: Estou afeita à alegria constante de Lulu, e não posso ver ninguém triste.
VENÂNCIO: Exceto a senhora mesma.
ELISA: Eu!

Apesar de o autor não ter descrito no texto o estado da personagem no momento em que disse
“Eu!”, podemos perfeitamente, com base no contexto, supor que Elisa estava:
a) feliz.
b) zangada.
c) surpresa.
d) horrorizada.

3. Venâncio compara a falta de amor na vida de Elisa com a falta de orvalho e de sol para a rosa.
Explique essa comparação.

4. Reescreva a cena de Elisa e Venâncio como se fosse o trecho de um conto. Não se esqueça de
que os nomes das personagens nos diálogos devem ser substituídos por travessão ou aspas. Já as
marcas cênicas e ações devem dar lugar a descrições, para que o leitor possa imaginar a cena, como
se a estivesse vendo representada no palco do teatro.

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O que quer dizer a palavra teatro? A palavra grega théatron era o lugar onde se apresentava uma peça (texto teatral). O teatro surgiu na Grécia Antiga, no século IV a.C.

O teatro
Leitura e análise de texto

(Jocasta aparece na entrada do palácio e se interpõe entre Édipo e Creonte.)

JOCASTA – Insensatos! Por que suscitar aqui uma absurda guerra de palavras? Não vos enver-
gonhais, quando vosso país sofre o que sofre, de expor aqui vossos rancores privados?

(A Édipo) Vamos, retorna ao palácio. E tu para tua casa, Creonte. Não façais de um nada uma imensa dor.
CREONTE – É teu esposo, minha irmã, é Édipo quem pretende tratar-me de um modo
estranho e decidir ele próprio se me expulsará de Tebas ou se me condenará à morte.
ÉDIPO – Exatamente! Não o surpreendi armando criminosamente contra a minha pessoa
uma intriga criminosa?

SÓFOCLES. Édipo Rei. Porto Alegre: L&PM, 2013. p. 41.

5. Identifique, no texto, as indicações cênicas.

6. Reescreva o trecho a seguir, substituindo os pronomes vos e vosso(s) por se e seu(s) e o pronome
pessoal tu por você. Alguns ajustes serão necessários ao compor a nova frase. Depois explique a diferença de sentido que houve no trecho com a mudança que fez.

Não vos envergonhais, quando vosso país sofre o que sofre, de expor aqui vossos rancores privados? (A Édipo) Vamos, retorna ao palácio. E tu para tua casa, Creonte.

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A fábula
Leitura e análise de texto

A toupeira
Certa vez uma toupeira, que é um animal cego, disse à sua mãe que estava enxergando.
A mãe resolveu fazer um teste: pôs diante dela um grão de incenso e perguntou-lhe o que era.
“Um pedregulho”, respondeu a jovem toupeira.
A mãe lamentou-se: “Minha filha, cega eu já sabia que você era, mas agora sei também que você perdeu o olfato!”. 
O impostor promete o impossível: mas pouca coisa o desbarata.
ESOPO. Fábulas. Tradução João Henrique Mateos e José Luís Landeira. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/
pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=5236>. Acesso em: 29 maio 2013.

7. De que conhecimentos sobre os assuntos tratados o leitor necessita para compreender adequadamente o texto? Qual foi o erro da jovem toupeira?
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8. Indique com F (fábula) ou C (crônica) as características desses dois gêneros de texto do tipo
narrativo:
a) ( ) a moral da história pode ser explícita ou implícita no texto.
b) ( ) apresenta complexidade na narrativa e na descrição das personagens.
c) ( ) tem caráter pessoal, direcionando o olhar para um modo mais intimista de ver o mundo.
d) ( ) as personagens são, na maioria das vezes, animais.

9. Assinale a alternativa em que a palavra cego(a) tem o mesmo sentido que aparece na frase: “Certa
vez uma toupeira, que é um animal cego, disse à sua mãe que estava enxergando.”

a) Mariana, após a operação nos olhos, mesmo cega, conseguiu encontrar a saída de emergência.
b) Pedro estava cego de ódio quando chegou ao hospital, tarde da noite, para brigar com Mariana.
c) Pedro amarrou os sapatos com um nó cego e saiu apressado para a rua.
d) Por quais caminhos cegos Mariana terá trilhado até se decidir a fazer a operação?

10) Preencha os espaços do texto a seguir usando palavras selecionadas do quadro:

conceito – história – narrativa – teatral – palavra – leitor – espectador –
polissemia – fábula – sequência – organização – moral – costume – contexto

Uma mesma ________________________ pode ter diferentes significados de acordo com o __________________________________e as intenções com que é utilizada. Quando ocorre, chamamos isso de ________________. Considerando o sentido polissêmico das palavras, também podemos chamar de fábula o relato ou a ________________da peça de teatro: o relato de acontecimentos organizado em uma ______________temporal e causal de ações, mesmo que não haja qualquer proposta____________________ . A fábula, vista dentro do contexto_________________ , pode ser contínua e unificada (a grande maioria) ou formada por episódios autônomos e deixa o trabalho de confronto com a realidade para o _______________(como no caso de algumas produções do teatro atual).


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