O Barroco brasileiro


Resultado de imagem para barroco brasileiro

Primeira Leitura

"Ó tu do meu amor fiel traslado 
Mariposa entre as chamas consumida, 
Pois se à força do ardor perdes a vida,
A violência do fogo me há prostrado.

Tu de amante o teu fim hás encontrado, 
Essa flama girando apetecida; 
Eu girando uma penha endurecida, 
No fogo que exalou, morro abrasado. 

Ambos de firmes anelando chamas, 
Tu a vida deixas, eu a morte imploro 
Nas constâncias iguais, iguais nas chamas. 

Mas ai! que a diferença entre nós choro, 
Pois acabando tu ao fogo, que amas, 
Eu morro, sem chegar à luz, que adoro."

Gregório de Matos

Vocabulário:

fiel traslado - fiel tradução, isto é, imagem fiel;
prostrado - abatido;
apetecida - desejada, intensamente cobiçada;
penha - rocha, penhasco;
anelar - desejar.

Comentário
Resultado de imagem para conceptismoPodemos incluir o soneto de Gregório de Matos na tendência conceptista do Barroco, graças ao engenhoso desenvolvimento de uma única imagem, a da mariposa atraída pela chama que deverá matá-la. O eu lírico desdobra a comparação entre  sua situação e a da mariposa, explorando as semelhanças, para, na última estrofe, ponto culminante do soneto, estabelecer a grande diferença: seu sacrifício é mais terrível do que o dela, porque inútil.

Resultado de imagem para gregorio de matos

Gregório de Matos Guerra (1636 -1695)

Foi tão tumultuada a vida do poeta baiano que um biógrafo chamou-o de "vida espantosa".
Como filho de senhor de engenho, Gregório pode estudar em Portugal, para onde se mudou aos 14 anos de idade. Lá passou trinta e dois anos prósperos e tranquilos.
Retornou ao Brasil em 1682, nomeado para funções na burocracia eclesiástica da Sé da Bahia. Durou pouco no cargo, do qual foi destituído em 1683. Iniciou-se, então, a última fase de sua vida. O casamento com Maria dos Povos, a quem dedicou belíssimos sonetos, não impediu a decadência, social e profissional, do Dr. Gregório. Ficou famoso com sua andanças e pândegas pelos engenhos do Recôncavo. Mais famosas ainda eram suas sátiras. Talvez por causa delas, foi depportado para Angola, em 1694. Pôde retornar ao Brasil, no ano seguinte, mas para o Recife, onde morreu aos 59 anos de idade.

Gregório de Matos Guerra ficou conhecido na história da literatura como o "Boca do Inferno", por causa de suas sátiras e de sua poesia erótica. Mas sendo um autor barroco e, portanto, surpeendente e contraditório, esse mesmo "Boca do Inferno" também disse coisas belíssimas sobre o amor, como nesse soneto que você acabou de ler.

Atividades

1. O poema desenvolve uma imagem - ou o "fiel traslado" - do amor: a mariposa girando em torno da chama de uma lâmpada ou de uma vela.
a. O que a mariposa representa nessa imagem?
b. E a chama?

2. A metáfora do fogo é um lugar-comum da lírica amoroso. Cite um conhecido verso de Camões que utiliza essa mesma metáfora.

3. A metáfora da pedra, ou da penha, como no texto, também é um lugar-comum utilizado na linguagem cotidiana: "coração de pedra'. Por que o sujeito lírico diz que morre "girando um penha endurecida"?

4. Até a terceira estrofe, o poema desenvolve a imagem detalhando as semelhanças entre o seu amor e a atração que a chama exerce sobre a mariposa. Por que, então, apesar de todas as semelhanças, a situação do amante é pior do que a da mariposa, segundo se depreende da última estrofe?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano