Momento Histórico do Romantismo

Resultado de imagem para caracteristicas do romantismo

Momento histórico do Romantismo

As revoluções do século XVIII - As origens do Romantismo

Resultado de imagem para momento historico do romantismo

Embora o Romantismo seja a escola literária da primeira metade do século XIX, devemos buscar suas origens no século XVIII - período revolucionário, responsável pelas grandes transformações econômicas, sociais, políticas e ideológicas, fundamentais para toda a história subsequente, até os dias atuais:

  • A burguesia, classe social que iniciara sua trajetória ascendente na última fase da Idade Média, já reunira, no século XVIII, as condições necessárias para tornar-se a classe dominante.
  • Por volta de 1750 iniciou-se na Inglaterra a chamada Revolução Industrial que se alastraria pela Europa ao longo do século XIX. A substituição da produção artesanal pela industrial, em série, teve como consequência, além da formação de uma nova classe - o proletariado -, a radical mudança do estilo de vida.
  • A Revolução Gloriosa da Inglaterra conseguira instituir, já no século anterior (1688 - 1689) a Declaração de Direitos (Bill of Rights) limitando os podere do rei às prerrogativas do Parlamento, que passava a ser competente para o lançamento de impostos, as eleições, a liberdade de palavra, o recrutamento das tropas, as instituições judiciais etc.
  • A Revolução Francesa (1789) representa a tomada do poder político pela burguesia. Os ideais revolucionários de liberdade e igualdade espalharam-se pela Europa e pelas Américas, inspirando outros movimentos.
Evidentemente, as grandes transformações ocorridas nesse período iriam afetar as artes e a literatura. 

Características do Romantismo

Resultado de imagem para victor hugo romantismoVítor Hugo, um dos maiores autores do Romantismo francês, dizia que, em sua época, a liberdade, como a luz, penetrava por toda parte.
Essa afirmação traduz a crença do século XIX nas doutrinas liberais da burguesia: o liberalismo econômico (livre concorrência entre os indivíduos, sem a intenção do Estado) e o liberalismo político (oportunidades iguais para todos, independentemente de pertencer a determinada classe social; garantia dos direitos do indivíduo em relação ao Estado). Refletindo essas doutrinas (ensinamentos), o Romantismo proclama a liberdade de criação e de expressão: "Não há regras nem modelos" - diz Vítor Hugo.


Essas são as características predominantes do movimento. Mas não se deve pensar que o Romantismo reuniu manifestações de padrão uniforme. Pelo contrário, suas tendências foram tantas e tão diversas que poderíamso falar de romantismos. Veja algumas dessas tendências literárias e seus principais temas.

Resultado de imagem para caracteristicas do romantismoPrincipais Características do Romantismo
  • Liberdade de criação e expressão.
  • Nacionalismo.
  • Historicismo.
  • Medievalismo.
  • Tradições populares.
  • Individualismo, egocentrismo.
  • Pessimismo.
  • Escapismo.
  • Crítica social.
Resultado de imagem para nacionalismo historicismo e medievalismoNacionalismo, historicismo e medievalismo

Exaltando os valores e os heróis nacionais, os autores ambientam suas obras no passado histórico, sobretudo no período medieval. O romance histórico tem início na Inglaterra, na obra de Walter Scott.

Valorização das fontes populares - o folclore

Além das pesquisas e do trabalho de registro das narrativas orais e das canções populares, os autores buscam nessas fontes inspiração para suas próprias obras. Essa utilização literária da tradição popuar é também uma das manifestações do nacionalismo romântico.

Resultado de imagem para romantismoConfessionalismo

As obras tornam-se, frequentemente, a expressão do sentimentos pessoais do autor em dado momento de sua vida.

Pessimismo

Nem sempre o Romantismo exprime atitudes positivas em relação à vida. O individualismo e o egocentrismo adquirem traços doentios de inadaptação. o spleen (melancolia) do poeta inglês Lord Byron fez escola em todas as literaturas. O tédio de viver, também chamado "mal do século", conduz às diversas formas de escapismo.

- narrativas de aventuras ambientadas em lugares exóticos ou num passado misterioso;
- narrativas fantáticas, envolvendo o sobrenatural;
- o culto da imaginação: o devaneio, o sonho, o delírio, os ambientes noturnos;
- a morte como última solução para o indivíduo.

Crítica Social

Contrariamente ao pessimismo escapista, entretanto, o Romantismo pode assumir um carater combativo de oposição e crítica social, cuja ocorrência observamos principalmente na sua última fase.

As gerações românticas

Todas essas características podem aparecer em qualquer momento da história do Romantismo. Há, entretanto, uma nítida evolução através de três gerações de autore, cada uma marcada pela predominância de certos traços e temas.

Resultado de imagem para romantismo
  •  Primeira Geração
Formados no período anterior, os primeiros autores românticos ainda conservam características clássicas, sobretudo no que toca à regras da criação literária. Os temas que marcam essa fase estão ligados ao nacionalismo: em Portugal, o romance histórico e o medievalismo; no Brasil, o indianismo.

Resultado de imagem para ultra romantismo   
  •  Segunda Geração
Este é o período do Ultra-Romantismo. Caracteriza-se pelo exagero do subjetivismo e do emocionalismo: o tédio, a melancolia, o devaneio, o sonho, o desejo d morte estão sempre presentes.
Esse clima pessimista e o escapismo que lhe corresponde cosntituem o chamado "mal do século", cuja expressão máxima podemos encontrar nas obras do poeta inglês Lord Byron e do francês Alfred de Musset.
    Resultado de imagem para terceira geração do romantismo
  • Terceira Geração
Essa última fase já antecipa certas características da Escola Realista, que substituirá o Romantismo. O pessimismo e o escapismo cedem lugar a uma literatura de tom exaltado, engajada nos grandes debates sociais e políticos da época.


Questões sobre o texto

    Resultado de imagem para romantismo
  1. Quando e onde surgiu o Romantismo?
  2. Apesar do Romantismo ser uma escola literária da primeira metade do século XIX, por que devemos buscar suas origens no século XVIII?
  3. Qual foram as grandes transformações econômicas, sociais, políticas e ideológicas fundamentais para toda a história europeia.
  4. Essas transformações afetaram as artes e a literatura?
  5. Segundo Vítor Hugo, a liberdade era como a luz que penetrava por toda a parte. Que tipo de crença essa afirmação traduz?
  6. Seguindo as doutrinas liberais da burguesia, o que o Romantismo proclama?
  7. O Romantismo reuniu manifestações uniformes? Explique.
  8. Explique cada uma das características do Romantismo.
  9. Todas as características do Romantismo podem aparecer em qualquer momento da história deste estilo de época. Entretanto, há uma evolução de certos traços e temas separados por gerações. Quantas são essas gerações?
  10. Quais são as características de cada uma das gerações românticas?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano