2º EM - volume 1 - Avaliação de língua portuguesa 1º bimestre

Responda em folha avulsa

Ao ler silenciosamente o poema a seguir, de Alphonsus de Guimaraens, pense na atmosfera de melancolia e religiosidade presente nele. Preste atenção, também, no ritmo do poema, pois o ritmo formado pela disposição das palavras se assemelha às badaladas de um sino que acompanham as passagens dos estados de alma do eu lírico.

1. Identifique as impressões que o poema vai causando em você, leitor, e anote-as ao lado do texto.

A catedral

Image result for a catedral alphonsusEntre brumas ao longe surge a aurora
O hialino orvalho aos poucos se evapora,
Agoniza o arrebol.
A catedral ebúrnea do meu sonho
Aparece na paz do céu risonho
Toda branca de sol.

E o sino canta em lúgubres responsos:
“Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!”

O astro glorioso segue a eterna estrada.
Uma áurea seta lhe cintila em cada
Refulgente raio de luz.
A catedral ebúrnea do meu sonho,
Onde os meus olhos tão cansados ponho,
Recebe a bênção de Jesus.

E o sino clama em lúgubres responsos:
“Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!”

Por entre lírios e lilases desce
A tarde esquiva: amargurada prece
Põe-se a luz a rezar.
A catedral ebúrnea do meu sonho
Aparece na paz do céu tristonho
Toda branca de luar.

E o sino chora em lúgubres responsos:
“Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!”

O céu é todo trevas: o vento uiva.
Do relâmpago a cabeleira ruiva
Vem açoitar o rosto meu.
A catedral ebúrnea do meu sonho
Afunda-se no caos do céu medonho
Como um astro que já morreu.

E o sino geme em lúgubres responsos:
“Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!”

GUIMARAENS, Alphonsus. A catedral. Disponível em: <http://
www.jornaldepoesia.jor.br/al1.html>. Acesso em: 20 maio 2013.

2. Responda:
a) Que impressões o poema causou em você? Redija um comentário, relacionando-as.

b) Faça uma pequena síntese do poema.

c) Quantas estrofes e quantos versos tem o poema? Como é a relação entre versos e estrofes?

3. Que relação há entre a divisão de estrofes e o desenvolvimento do tema poético? Assinale apenas uma alternativa:

a) (  ) cada conjunto de um sexteto e um dístico corresponde a um momento do
dia e a um estado emocional do eu lírico.

b) ( ) o poema é totalmente irregular na distribuição dos versos em estrofes para
reforçar o estado de alma tempestuoso do eu lírico.

c) ( ) o poema é bem regular na distribuição dos versos em estrofes para reforçar o estado de alma calmo e seguro do eu lírico.

d) ( ) cada conjunto de um sexteto e um dístico revela a monotonia de sentimen
tos do eu lírico e a sua confiança em um futuro feliz.

e) ( ) os verbos associados ao sino são canta, clama, chora e geme. Esses ver-
bos correspondem, no poema, tanto aos quatro momentos do dia – manhã,
meio-dia, tarde e noite – quanto às fases da vida.

4. No poema, observamos uma gradação de sentimentos que:

a) ( ) revela o crescente desejo do eu lírico em um amanhã melhor e mais segu-
ro.

b) ( ) mostra, cada vez mais, desesperança do eu lírico com relação à existência.

c) ( ) intensifica o passar das horas.

d) ( ) apresenta o aumento da confiança do eu lírico no poder de Deus.

5. Pesquise quem foi Alphonsus de Guimaraens, em que época escreveu, qual a importância de sua obra. Lembre-se de que conhecer o momento histórico em que um poema foi escrito e a escola literária a que pertence pode explicar muito de suas características e estilo.

6. Escrevam um pequeno texto relacionando o conteúdo do poema à sua pesquisa.

Use o seguinte texto apenas como base para as questões 7 e 8.

(Enem 2007 – adaptado) As famílias pobres e exploradas buscam sobreviver, na desigualdade, pelo trabalho. O trabalho da criança e dos adolescentes constitui um dos recursos que as famílias pobres utilizam para aumentar sua renda, e como mecanismo social para enfrentar emergências e situações de agravamento da subsistência. Isso acontece, por exemplo, em casos de invalidez, acidente, separação, desemprego e doença. Essas situações devem ser entendidas não como resultantes de dramas ou histórias isoladas e individuais das famílias pobres, mas como parte da história social da exploração.

7. Identifique a ideia controversa ou tese presente no parágrafo:

a) a exploração do trabalho infantil é parte da história social da exploração.

b) os pobres exploram as crianças porque desejam ficar ricos rapidamente.

c) as famílias pobres gostam de explorar otrabalho infantil.

d) a separação e a doença são consequência da desigualdade social.

e) o Brasil não tem problemas com a exploração do trabalho infantil.

8. Complete adequadamente a seguinte frase:

De acordo com o texto, a exploração do trabalho infantil ocorre porque...

a) as famílias pobres não amam seus filhos.

b) as famílias pobres precisam sobreviver por meio do trabalho.

c) os patrões que empregam crianças desejam ter lucro fácil.

d) existem dramas e histórias isoladas e individuais de famílias pobres.

e) uma geração sonhadora não consegue pensar em seu futuro.


O açúcar

O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Vejo-o puro
e afável ao paladar
Image result for o acucarcomo beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.
Este açúcar veio
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira,
dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
[...]
Em usinas escuras,
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.

GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.

9. No poema, encontramos o uso da variante formal da língua portuguesa, o que nos permite aproximar o eu lírico:

a) daqueles que plantam cana-de-açúcar.

b) daqueles que consomem o açúcar.

c) dos donos do engenho em Pernambuco, onde se produz o açúcar.

d) das pessoas sensíveis que não leem poesia.

e) dos que gostam de açúcar.

10. Reúna os dois períodos simples a seguir estabelecendo entre eles uma relação de causa e consequência:

a) O trabalho infantil é moralmente errado.

b) O trabalho infantil prejudica o desenvolvimento das crianças.

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