Conjunção


1. O texto lido é ua notícia de jornal. Qual é o objetivo do texto? _______________________
___________________________________________________________________________
2. Por que o fato de um vaqueiro comer copos de vidro foi noticiado? ___________________
___________________________________________________________________________
3. Releia o primeiro parágrafo.
a. Quais são os pronomes que, no segundo período, retomam a palavra vaqueiro? _________
___________________________________________________________________________
b. Que expressão do segundo período, retomam "comer copos de vidro" do primeiro período? ___
______________________________________________________________________________
4. Que comportamento muito comum entre os seres humanos levou o vaqueiro a criar esse hábito?
______________________________________________________________________________
5. Em que época da sua vida o vaqueiro comeu mais copos?
_____________________________________________________________________________
6. "... já comeu até seis copos por dia quando conheceu sua ex-esposa.' Que tipo de relação a palavra quando estabelece entre as orações?
_________________________________________________________________________________
7.Como é o comporatmento das mulheres diante dessa habilidade do vaqueiro?
_________________________________________________________________________________
8. Você acredita que A.R seja um mágico? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________

 CONCEITO 

Leia o conjunto de orações extraídas do texto lido, substituindo o símbolo # pela palavra que falta:

a. A.R. acredita # esse hábito não prejudica a saúde. ____________________________________
b. A.R. mastiga todo o produto, # não engole o fundo. __________________________________
c. "Eu vi um amigo meu comendo # criei esse hábito." _________________________________

Que palavras você empregou para completar esse conjunto de oração? _______________________

  • As palavras que você empregou são conjunções. A conjunção estabelece relação entre orações.


Complete também a frase:
"... os copos são comidos acompanhados de cerveja, pinga # água nos bares com os amigos."
_______________________________________________________________________________
Neste caso, a conjunção que você empregou não está ligando orações, mas termos semelhantes dentro de uma mesma oração.

Conjunção é a palavra que liga orações ou termos semelhantes dentro de uma mesma oração.

Veja outros exemplos:

Resultado de imagem para a cidade e as serras Resultado de imagem para vencer ou vencer raul drewnick Resultado de imagem para harry potter e a câmara secreta

a. A cidade e as serras - No título desse livro, a conjunção e liga termos semelhantes.
b. Vencer ou  vencer - No título desse livro, a conjunção ou está ligando orações.
c. Harry Potter  a câmara secreta - No título desse livro, a conjunção  está ligando termos semelhantes.
  • As conjunções podem estabelecer vários tipos de relação entre as orações ou termos. Por exemplo, o período

"Eu vi um amigo meu comendo e criei esse hábito."

a conjunção estabelece entre "ver o amigo comer" e "criar esse hábito" uma relação de adição. Adiciona-se um fato a outro.

  • Identifique o tipo de relação que a conjunção mas estabelece entre as orações no período seguinte e explique sua resposta.


"As mulheres ficam meio assustadas, mas elas nunca me pediram para parar."

E a conjunção quando Que tipo de relação ela estabelece entre as orações do período que segue?

"Ele esteve visitando a redação do Diário da Manhã  na tarde de ontem para fazer uma demonstração dessa habilidade, quando comeu um pedaço de um copo."

Leia:
A. Se você vier, poderemos ir ao cinema.
B. Quando você vier, poderemos ir ao cinema.

Qual é a diferença dde sentido entre as frases A e B?

  • As conjunções estabelecem relações lógicas entre trmos, orações e parágrafos. è fundamental saber empregá-las corretamente para que o texto falado ou escrito temha coesão e coerência.
Resultado de imagem para exercícios
1. Leia o texto que segue e identifique as conjunções, as preposições e as combinações com artigos:


2. Leia com bastante atenção o texto que segue e identifique as conjunções que podem substituir o símbolo ▖




Fonte: Gramática Escolar. Faraco & Moura. Editora Ática.1ª edição. páginas 218 -220.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano