Página 63 e 63 da apostila

Estudo da língua 

1.   Em grupos, consultem o livro didático ou a internet para saber mais sobre as rimas e o verso.

2.   Anotem a seguir uma definição para cada uma dessas palavras.                                                

Rima:                                                                                                                                               

Verso:                                                                                                                                                         

Figuras sonoras
Figuras sonoras

As figuras sonoras são recursos muito utilizados em poemas e músicas e, por seu caráter expressivo, proporcionam ao leitor uma experiência sinestésica.


Chamamos de figuras sonoras aquelas que estão relacionadas com os aspectos fonéticos e fonológicos das palavras. [...]

O emprego das figuras sonoras tem como principal objetivo explorar a musicalidade presente nas palavras, especialmente quando essas se combinam a outras, produzindo efeito não apenas sonoro, mas também de sentido, despertando diferentes sensações no leitor ao conferir à palavra escrita um caráter sinestésico.

3. Façam uma nova pesquisa sobre os tipos de figura de som. A seguir, vocês encontram a indicação de algumas delas. Procurem seus significados e anotem alguns exemplos. Para isso, acessem o link abaixo:


a) Aliteração:                                                                                                                                          
b) Assonância:                                                                                                                                        
c) Onomatopeia:                                                                                                                                     


4. Com base em sua pesquisa sobre as figuras de som, leia os textos abaixo e escreva a figura de som correspondente:

a)    Trecho da música “Ode ao rato”, de Chico Buarque:
(...) Rato
Rato que rói a roupa
Que rói a rapa do rei do morro
Que rói a roda do carro
Que rói o carro, que rói o ferro
Que rói o barro, rói o morro
Rato que rói o rato
Ra-rato, ra-rato
Roto que ri do roto
Que rói o farrapo
Do esfarra-rapado
Que mete a ripa, arranca rabo
Rato ruim
Rato que rói a rosa
Rói o riso da moça
E ruma rua arriba
Em sua rota de rato (...)”.

b) Poema Aos principais da Bahia chamados os Caramurus, de Gregório de Matos:
(...) A linha feminina é carimá
Moqueca, pititinga, caruru
Mingau de puba, e vinho de caju
Pisado num pilão de Piraguá.(...)”

c) Poema O relógio, de Vinicius de Moraes:
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia.

d)
 Resultado de imagem para onomatopeia turma da monica
e) trabaho mano 2

f)Trabalho mano


 https://portfoliodatais.wordpress.com/2013/08/28/assonancia-e-aliteracao/ 
Ali/ass/ono/ono/ass/ali

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano