O Grito do Hip Hop: atividades sobre a obra.

O Grito do Hip Hop: atividades sobre a obra.

1- Complete com as palavras do quadro:                                                                                             

indignação
educadores
ativistas
pobreza
Toninho
Morando numa favela lá pros lados do Capão Redondo, periferia de São Paulo, _____________ leva uma vida difícil. Órfão desde muito cedo, trabalha para ajudar sua mãe e sua irmã, convivendo diariamente com a ____________, o desemprego, a criminalidade.
Nem por isso deixa de se divertir. Com seus amigos Gera e Beó adora pichar muros e paredes, deixando a marca da turma pela cidade.
A alegria rápida do spray, contudo, vai perdendo a graça à medida que Toninho entra em contato com ______________ do movimento hip hop (rappers, grafiteiros,__________________. Aqui você vai acompanhar os passos dessa descoberta, o percurso de um grito que nasce da____________________.

2- Os temas abordados são:
I- arte, violência, cidadania, desigualdade social.
II-preconceito, desigualdade social, criminalidade, problemas familiares e sociais e a garra de um povo que luta dia após dia para se manter vivo com dignidade.
III- hip hop um instrumento para denunciar a injustiça social

Assinale a alternativa correta:                                                                                                
a) Somente as afirmativas I e III são corretas.
b) Somente as afirmativas I e II são corretas.
c) Todas são corretas.

3- No livro, há duas cenas de morte que Toninho presencia. Quais são elas?

4- Assinale as alternativas que marcam a ideia do livro:

(   ) A necessidade de tirar as pessoas do mundo criminoso- problemas sociais que envolvem toda a sociedade e, em especial, jovens da periferia.
(   ) Cenas de violência, em plena paisagem de miséria impressa em cada casebre dependurado nas encostas, mas não significa que todo jovem da periferia seja criminoso.
(    ) Vielas sujas e abandonadas, o mau cheiro da violência se misturando ao mau cheiro do esgoto a céu aberto.
(   ) Confrontos violentos seja com a polícia, gangues rivais ou grupos criminosos, num mesmo ambiente.

5- As expressões abaixo estão inseridas na página 99 do livro:
“- Cai pra dentro, Mano!”
“- E aí, turma! Fiquei sabendo de sua mãe...”.
“- O Zé-povinho tá comentando que cês tão num sufoco aí“

Betão tenta:
a-    Fazer com que Toninho, que estava com o pai doente, participasse do crime;
b-    Fazer com que Toninho, que estava preocupado com os problemas de saúde da mãe, participasse da criminalidade;
c-    Vingar-se de Toninho que “roubou” sua namorada Selminha;
d-    Excluir Toninho da criminalidade.

6- Quais as palavras que completam a ideia abaixo:
Toninho construiu sua realidade a partir do que percebeu no mundo social e por meio do Hip Hop passou a fazer parte do Movimento ___________________, integrou-se socialmente, quando foi refazer, por amor à sua namorada, o desenho de uma ______________, que havia sido pichado.

a- Grafitagem- animal
b-pichador –porco
c-Orumilá - pomba
d-braços abertos-pomba

7- O hip hop é um movimento político porque:
a- o movimento pode significar a ascensão de sujeitos ativos, capazes de lutar por um mundo sem opressores e oprimidos.
b- os jovens escolhem a música como expressão.
c-.jovens unidos afastam-se dos manos criminosos.
d-.se reúnem para pichar o que entendem como correto.

8- Para compreender o que os manos falam é necessário mais do que atenção. Eles utilizam um vocabulário próprio, proveniente de uma linguagem coloquial. São neologismos, a maioria criada por eles, que misturam o português com o inglês. Essas gírias renovam-se a cada dia e, dependendo da região, têm outros significados.
Relacione:
a-    treta
(       )policial
b-    gambé
(       ) confusão, briga
c-    vacilão
(       )escritor de grafite que copia o estilo de outro, aquele que não tem idéias próprias.
d-    bite
(       )bobo

9-  Leia:
      “ — sujou! Sujou! Vamo se mandar que os gambé tão na área! —gritou Betãoum dos quatro jovens que, sobre a marquise de um supermercado, pichavam na fachada do prédio a marca da turma: Os Encardidos.
      Ele percebeu a aproximação da viatura policial, que avançava de faróis apagados, dobrando a esquina.
      Acrescentando ação às palavras, deu um salto e, em dois segundos, já na calçada, pisava macio o chão da Estrada M'Boi Mirim, que atravessa o Jardim Ângela, zona sul da cidade de São Paulo. Na queda, seu inseparável boné caiu. Ele o apanhou, enterrando-o na cabeça, num gesto muito seu.
      Gera, o segundo deles, pulou em seguida. Na vez de Beó, o terceiro a saltar, ele vacilou, com medo.
      Toninho, que pularia por último, apressou-o, o coração acelerado.
      — Pula logo, mano! Deixa de frescura!
      — Eu falei que ia dar B.O., cara... Vamo vazar pelo telhado. — Seu medo congelava a cena, empatando a fuga dos companheiros”.

Na sequência do enredo, um dos pichadores torceu o pé. Quem foi?_________________

10- Toninho foi pichar na madrugada e os policiais ao prendê-lo usaram da tinta que ele possuía e pintaram-no. Em decorrência, ele tentou tirar a tinta, mas ainda sobrou em alguns lugares do corpo. Quando foi trabalhar, o dono desconfiou que ele era pichador. Discutiram e ele foi mandado embora, sem receber seus direitos. Que atitude tomou?

a-Contou para seu pai.
b-Pichou a fachada da loja de CD´s, onde trabalhava, com a expressão “Não mete o nariz na vida dos outros”·.
c- Ficou parado na porta sem saber o que fazer.
d-Contou tudo para sua irmã, para ela negociar o recebimento dos seus direitos.

11-  Leia: 

“O movimento "hip-hop" é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova lorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o "break"). No "hip-hop" os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política.
         Enraizado nas camadas populares urbanas, o "hip-hop" afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade - o que, no entanto, não significa que o "hip-hop" brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, "break" parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.” (Adaptado de "Ciência e Cultura", 2004)

De acordo com o texto, o "hip-hop" é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características:
a) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista.
b) a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações.
c) a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens.
d) a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso.
e) a valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.

12- Preencha com o nome dos personagens da obra:
a) ____________ tem participação ativa no Centro Comunitário Orumilá, sempre colaborando nos eventos. Faz parte do grupo de grafiteiros da comunidade.
b) _____________ chegou a parar na Febem. Hoje, após ter se tornado u jovem responsável e assumido a condição de líder local, tem um programa na rádio comunitária e ensina a galera do rap a fazer um som.
c) _____________ Também foi pichador, mas aprendeu que há formas mais consistentes de manisfesto e, agora, ensino grafite aos jovens.
d) Para ____________, as provocações dos amigos pichadores sempre são sinônimos de encrenca, de polícia de boletim de ocorrência...
e) ___________ trabalha numa oficina mecânica e gosta muito de cantar rap. Também faz parte da turma do picho.
f) __________ tem um talento enorme para o desenho e vê no picho sua arma de protesto, seu grito de revolta.
g) _________ Ela trabalha como lavadeira e é uma líder comunitária muito querida no Orumilá.

13 - Qual a visão de seu Gumercindo a respeito dos moradores da periferia? Você concorda com ele? Justifique a sua resposta.

14- Correr pelo certo... trabalhar honestamente... É necessário bem mais que isso para sobreviver sem problemas no bairro em que Toninho mora. Assinale com um F o que é falso e com um V o que é verdadeiro em relação ao Capão Redondo.

( ) Muitos personagens escolheram morar lá por causa da agitação do centro da cidade.


( ) O tráfico de drogas e a violência fazem novas vítimas frequentemente.


( ) A comunidade sempre se reúne para tentar resolver seus problemas coletivamente. A atividade cultural é intensa.


( ) Os habitantes do bairro moram perto do local de trabalho e podem respirar um ar mais puro.


( ) A violência vem de diversas fontes, inclusive da polícia.


( ) Tudo é precário: saneamento básico, segurança, transporte coletivo, atendimento médico.


15 - Na comunidade, pontos de vista diferentes sobre o picho separavam grafiteiros e pichadores.

Para os pichadores, o picho é adrenalina pura, um ato de coragem, uma forma de denúncia social, uma manifestação artística. Para os grafiteiros, não passa de vandalismo, sujeira e infantilidade. E para você? Qual a sua opinião sobre o picho?


16 - Muitas situações difíceis foram enfrentadas pelos personagem do livro. Vamos relembrar essas situações e pensar sobre o que faríamos se estivéssemos no lugar deles?
Sempre de uma justificativa para as atitudes que você tomaria

a. Toninho é detido e humilhado pelo patrão, que inclusive se nega a pagar o que deve ao garoto. Revoltado, ele não deixa barato.


O que faz Toninho?


O que faz dona Vera, sua mãe?


No lugar de Toninho, você teria acatado a decisão de doma Vera? E no lugar de dana Vera, você teria exigido o que ela exigiu de Toninho.


b. Luquinha foi muito duro com Gera, ameaçando-o com uma surra caso ele não conseguisse repor o skate que perdeu. Tempos depois, Luquinha pede ajuda a Gera.


Que ajuda Luquinha pede a Gera?


O que você faria no lugar de Gera?


c. Toninho é desafiado por Betão a pichar a Pinacoteca. Na vi- são de Toninho, se ele não aceitar esse desafio, ficará desmoralizado com a turma, inclusive com Aline.


O que Toninho decide fazer? E o que acaba acontecendo?


d. Beó e Marina estão namorando há um tempo e ela engravida. Os dois são menores, não têm emprego e terão de enfrentar a bronca dos pais.


No início, o que ele propõe à namorada? E o que Beó acaba fazendo?


O que você faria no lugar de Beó? E no lugar de Marina?


17 - Abracadabral Assim Helião define aqueles momentos em que percebemos o mundo de outra forma e passamos a compreender o que não entendíamos.

Na transformação de Toninho, podemos destacar alguns momentos que o levaram a esse "abracadabra". Assinale com um X esses acontecimentos especiais.


( ) Os elogios e o incentivo de Laura colaboraram para que ele enfrentasse o conflito entre o seu lado pichador e o desenhista.


( ) A insistência da mãe e da irmã para que ele parasse de pichar foi fundamental.


( ) Toninho se sentiu mal ao saber que um conhecido perdera o emprego de vigia por causa de um picho no muro da empresa em que trabalhava.


( ) Consertando o grafite de Aline, Toninho percebeu que gostaria de grafitar, de expressar suas ideias com seus desenhos.


( ) O fato de Betão sair com outra turma e não estar mais tão presente nas noites de picho desestimulou Toninho a continuar pichando.


( ) Depois de visitar a Pinacoteca, Toninho percebeu que a arte pode ser usada para expressar sentimentos, mensagens e manifestos.


18 - Como na vida real, nem tudo no livro dá certo, nem tudo acaba com um final feliz. Como você resumiria a vida de Betão? Pensando na história dele, que comentário você poderia fazer?


19 - A voz da parte calada do povo


Nesta história, vimos como é importante a organização da comunidade para lutar pelos seus direitos, para denunciar as injustiças sociais a que grande parcela da população está submetida. Uma rádio comunitária, um jornalzinho, reuniões no Orumilá, shows de hip hop fizeram o Capão Redondo ferver e mostraram que ali tem muita gente de valor, disposta a mudar o mundo... Que tal buscar inspiração nessas pessoas? Investigue algo de muito errado em sua comunidade, escola ou cidade e escreva em um texto-protesto, que pode ser ilustrado por um grafite criado por você.


20 - Agora, com a ajuda das ilustrações seguintes, vamos contar o que de mais importante aconteceu na história?

2. 


3.  


4. 
5. 










6. 

 7. 





Respostas:

1- Complete com as palavras do quadro:                                                                                             
indignação
educadores
ativistas
pobreza
Toninho
Morando numa favela lá pros lados do Capão Redondo, periferia de São Paulo, Toninho leva uma vida difícil. Órfão desde muito cedo, trabalha para ajudar sua mãe e sua irmã, convivendo diariamente com a pobreza, o desemprego, a criminalidade.
Nem por isso deixa de se divertir. Com seus amigos Gera e Beó adora pichar muros e paredes, deixando a marca da turma pela cidade.
A alegria rápida do spray, contudo, vai perdendo a graça à medida que Toninho entra em contato com 
ativistas do movimento hip hop (rappers, grafiteiros, educadores. Aqui você vai acompanhar os passos dessa descoberta, o percurso de um grito que nasce da indignação.

2- Os temas abordados são:
I- arte, violência, cidadania, desigualdade social.
II-preconceito, desigualdade social, criminalidade, problemas familiares e sociais e a garra de um povo que luta dia após dia para se manter vivo com dignidade.
III- hip hop um instrumento para denunciar a injustiça social

Assinale a alternativa correta:                                                                                                
a) Somente as afirmativas I e III são corretas.
b) Somente as afirmativas I e II são corretas.
c) Todas são corretas.

3- No livro, há duas cenas de morte que Toninho presencia. Quais são elas?
Toninho presencia a morte de Nego Leco e Betão.

4- Assinale as alternativas que marcam a ideia do livro:

X) A necessidade de tirar as pessoas do mundo criminoso- problemas sociais que envolvem toda a sociedade e, em especial, jovens da periferia.
X ) Cenas de violência, em plena paisagem de miséria impressa em cada casebre dependurado nas encostas, mas não significa que todo jovem da periferia seja criminoso.
( X  ) Vielas sujas e abandonadas, o mau cheiro da violência se misturando ao mau cheiro do esgoto a céu aberto.
( X ) Confrontos violentos seja com a polícia, gangues rivais ou grupos criminosos, num mesmo ambiente.

5- As expressões abaixo estão inseridas na página 99 do livro:
“- Cai pra dentro, Mano!”
“- E aí, turma! Fiquei sabendo de sua mãe...”.
“- O Zé-povinho tá comentando que cês tão num sufoco aí“

Betão tenta:
a-    Fazer com que Toninho, que estava com o pai doente, participasse do crime;
b-    Fazer com que Toninho, que estava preocupado com os problemas de saúde da mãe, participasse da criminalidade;
c-    Vingar-se de Toninho que “roubou” sua namorada Selminha;
d-    Excluir Toninho da criminalidade.

6- Quais as palavras que completam a ideia abaixo:

Toninho construiu sua realidade a partir do que percebeu no mundo social e por meio do Hip Hop passou a fazer parte do Movimento Orumilá, integrou-se socialmente, quando foi refazer, por amor à sua namorada, o desenho de uma pomba, que havia sido pichado.

a- Grafitagem- animal
b-pichador –porco
c-Orumilá - pomba
d-braços abertos-pomba

7- O hip hop é um movimento político porque:

a- o movimento pode significar a ascensão de sujeitos ativos, capazes de lutar por um mundo sem opressores e oprimidos.
b- os jovens escolhem a música como expressão.
c- jovens unidos afastam-se dos manos criminosos.
d- se reúnem para pichar o que entendem como correto.

8- Para compreender o que os manos falam é necessário mais do que atenção. Eles utilizam um vocabulário próprio, proveniente de uma linguagem coloquial. São neologismos, a maioria criada por eles, que misturam o português com o inglês. Essas gírias renovam-se a cada dia e, dependendo da região, têm outros significados.

a-    treta
 b )policial
b-    gambé
a  ) confusão, briga
c-    vacilão
d  )escritor de grafite que copia o estilo de outro, aquele que não tem idéias próprias.
d-    bite
c  )bobo

9-  Leia:
      “ — sujou! Sujou! Vamo se mandar que os gambé tão na área! —gritou Betãoum dos quatro jovens que, sobre a marquise de um supermercado, pichavam na fachada do prédio a marca da turma: Os Encardidos.
      Ele percebeu a aproximação da viatura policial, que avançava de faróis apagados, dobrando a esquina.
      Acrescentando ação às palavras, deu um salto e, em dois segundos, já na calçada, pisava macio o chão da Estrada M'Boi Mirim, que atravessa o Jardim Ângela, zona sul da cidade de São Paulo. Na queda, seu inseparável boné caiu. Ele o apanhou, enterrando-o na cabeça, num gesto muito seu.
      Gera, o segundo deles, pulou em seguida. Na vez de Beó, o terceiro a saltar, ele vacilou, com medo.
      Toninho, que pularia por último, apressou-o, o coração acelerado.
      — Pula logo, mano! Deixa de frescura!
      — Eu falei que ia dar B.O., cara... Vamo vazar pelo telhado. — Seu medo congelava a cena, empatando a fuga dos companheiros”.

Na sequência do enredo, um dos pichadores torceu o pé. Quem foi?  Beó

10- Toninho foi pichar na madrugada e os policiais ao prendê-lo usaram da tinta que ele possuía e pintaram-no. Em decorrência, ele tentou tirar a tinta, mas ainda sobrou em alguns lugares do corpo. Quando foi trabalhar, o dono desconfiou que ele era pichador. Discutiram e ele foi mandado embora, sem receber seus direitos. Que atitude tomou?

a- Contou para seu pai.
b- Pichou a fachada da loja de CD´s, onde trabalhava, com a expressão “Não mete o nariz na vida dos outros”·.
c- Ficou parado na porta sem saber o que fazer.
d- Contou tudo para sua irmã, para ela negociar o recebimento dos seus direitos.

11-  Leia: 

“O movimento "hip-hop" é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova lorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o "break"). No "hip-hop" os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política.
         Enraizado nas camadas populares urbanas, o "hip-hop" afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade - o que, no entanto, não significa que o "hip-hop" brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, "break" parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.” (Adaptado de "Ciência e Cultura", 2004)

De acordo com o texto, o "hip-hop" é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características:
a) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista.
b) a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações.
c) a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens.
d) a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso.
e) a valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.

12- Preencha com o nome dos personagens da obra:
a) Aline tem participação ativa no Centro Comunitário Orumilá, sempre colaborando nos eventos. Faz parte do grupo de grafiteiros da comunidade.
b) Sérgio chegou a parar na Febem. Hoje, após ter se tornado um jovem responsável e assumido a condição de líder local, tem um programa na rádio comunitária e ensina a galera do rap a fazer um som.
c) Hélião também foi pichador, mas aprendeu que há formas mais consistentes de manisfesto e, agora, ensino grafite aos jovens.
d) Para Beó, as provocações dos amigos pichadores sempre são sinônimos de encrenca, de polícia de boletim de ocorrência...
e) Gera trabalha numa oficina mecânica e gosta muito de cantar rap. Também faz parte da turma do picho.
f) Toninho tem um talento enorme para o desenho e vê no picho sua arma de protesto, seu grito de revolta.
g) Vera trabalha como lavadeira e é uma líder comunitária muito querida no Orumilá.

13 - Qual a visão de seu Gumercindo a respeito dos moradores da periferia? Você concorda com ele? Justifique a sua resposta. 
Seu Gumercindo tinha uma visão preconceituosa e racista pois os chamava de "marginais da periferia" , neguinho e favelado.

14- Correr pelo certo... trabalhar honestamente... É necessário bem mais que isso para sobreviver sem problemas no bairro em que Toninho mora. Assinale com um F o que é falso e com um V o que é verdadeiro em relação ao Capão Redondo.

( F ) Muitos personagens escolheram morar lá por causa da agitação do centro da cidade.


( V ) O tráfico de drogas e a violência fazem novas vítimas frequentemente.


( V ) A comunidade sempre se reúne para tentar resolver seus problemas coletivamente. A atividade cultural é intensa.


( F ) Os habitantes do bairro moram perto do local de trabalho e podem respirar um ar mais puro.


( V ) A violência vem de diversas fontes, inclusive da polícia.


( V) Tudo é precário: saneamento básico, segurança, transporte coletivo, atendimento médico.


15 - Na comunidade, pontos de vista diferentes sobre o picho separavam grafiteiros e pichadores.

Para os pichadores, o picho é adrenalina pura, um ato de coragem, uma forma de denúncia social, uma manifestação artística. Para os grafiteiros, não passa de vandalismo, sujeira e infantilidade. E para você? Qual a sua opinião sobre o picho?

Resposta Pessoal


16 - Muitas situações difíceis foram enfrentadas pelos personagem do livro. Vamos relembrar essas situações e pensar sobre o que faríamos se estivéssemos no lugar deles?
Sempre dê uma justificativa para as atitudes que você tomaria:

a. Toninho é demitido e humilhado pelo patrão, que inclusive se nega a pagar o que deve ao garoto. Revoltado, ele não deixa barato.


O que faz Toninho? Toninho picha a loja do Seu Gumercindo.


O que faz dona Vera, sua mãe? Decide ir até a loja de Seu Gumercindo para "tirar a história a limpo"


No lugar de Toninho, você teria acatado a decisão de dona Vera? E no lugar de dona Vera, você teria exigido o que ela exigiu de Toninho. Resposta Pessoal.


b. Luquinha foi muito duro com Gera, ameaçando-o com uma surra caso ele não conseguisse repor o skate que perdeu. Tempos depois, Luquinha pede ajuda a Gera.


Que ajuda Luquinha pede a Gera? Deixar Luquinha se esconder em sua casa.


O que você faria no lugar de Gera? Resposta Pessoal.


c. Toninho é desafiado por Betão a pichar a Pinacoteca. Na visão de Toninho, se ele não aceitar esse desafio, ficará desmoralizado com a turma, inclusive com Aline.


O que Toninho decide fazer? E o que acaba acontecendo? Toninho decide pichar e é visto como herói pelos colegas de picho .

d. Beó e Marina estão namorando há um tempo e ela engravida. Os dois são menores, não têm emprego e terão de enfrentar a bronca dos pais.


No início, o que ele propõe à namorada? E o que Beó acaba fazendo? No início Beó diz não estar pronto para ser pai e propõe que Marina faça um aborto. No entanto, após conversarem com amigos e familiares, decidem assumir a gravidez


O que você faria no lugar de Beó? E no lugar de Marina? Resposta Pessoal.


17 - Abracadabral Assim Helião define aqueles momentos em que percebemos o mundo de outra forma e passamos a compreender o que não entendíamos.

Na transformação de Toninho, podemos destacar alguns momentos que o levaram a esse "abracadabra". Assinale com um X esses acontecimentos especiais.


(X) Os elogios e o incentivo de Laura colaboraram para que ele enfrentasse o conflito entre o seu lado pichador e o desenhista.


( X ) A insistência da mãe e da irmã para que ele parasse de pichar foi fundamental.


( X ) Toninho se sentiu mal ao saber que um conhecido perdera o emprego de vigia por causa de um picho no muro da empresa em que trabalhava.


( X ) Consertando o grafite de Aline, Toninho percebeu que gostaria de grafitar, de expressar suas ideias com seus desenhos.


( ) O fato de Betão sair com outra turma e não estar mais tão presente nas noites de picho desestimulou Toninho a continuar pichando.


( X ) Depois de visitar a Pinacoteca, Toninho percebeu que a arte pode ser usada para expressar sentimentos, mensagens e manifestos.


18 - Como na vida real, nem tudo no livro dá certo, nem tudo acaba com um final feliz. Como você resumiria a vida de Betão? Pensando na história dele, que comentário você poderia fazer?

Betão é a imagem do jovem que busca pro uma vida perigosa e marginalizada. Sabia das diferenças entre o certo e o errado mas preferiu seguir para a criminalidade. Acabou morto, final comum entre aqueles que escolheram a vida do crime.


19 - A voz da parte calada do povo


Nesta história, vimos como é importante a organização da comunidade para lutar pelos seus direitos, para denunciar as injustiças sociais a que grande parcela da população está submetida. Uma rádio comunitária, um jornalzinho, reuniões no Orumilá, shows de hip hop fizeram o Capão Redondo ferver e mostraram que ali tem muita gente de valor, disposta a mudar o mundo... Que tal buscar inspiração nessas pessoas? Investigue algo de muito errado em sua comunidade, escola ou cidade e escreva em um texto-protesto, que pode ser ilustrado por um grafite criado por você. Resposta Pessoal.


20 - Agora, com a ajuda das ilustrações seguintes, vamos contar o que de mais importante aconteceu na história?

Toninho, Gera e Beó são pegos após picharem um muro.
2. 
Toninho teve que pintar o que tinha pichado na loja de Seu Gumercindo

3.  
Sérgio iniciando o show de Hip Hop


4. 
De repente, Toninho disparou numa corrida curta, atravessou a rua e rapidamente deixou a tag dos Encardidos no muro em branco
5. 




Toninho correu em direção a Betão, levantou com dificuldade o corpo do amigo, tentando ampará-lo

6. 
Gera assumiu o papel de DJ e Patrícia, transformando um estojo em microfone, fez as vezes de MC. Enquanto isso, Toninho foi à lousa, pegou um pedaço de giz e começou a rabiscar algo no quadro-negro.

 7. 

Toninho reflete sobre a imagem: era a de tantos outros mortos na periferia, manos que tombaram na guerra do tráfico, nas brigas entre gangues, nos corres da vida. 


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