Colocação Pronominal - Atividade Complementar 9º Ano



Colocação pronominal

EF09LP10 - Comparar as regras de

colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial, em textos de diferentes gêneros.

EF69LP31 - Utilizar pistas linguísticas para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo dos textos



1. Por que as duas pessoas do texto estão discutindo?

2. Que padrão linguístico a pessoa
que corrige defende?

3. Sobre que item da gramática os
dois interlocutores discutem?

4. Destaque do diálogo frases em que
um pronome oblíquo foi usado na
linguagem culta de um modo e na
linguagem popular e coloquial de
outro.

5. Destaque do texto uma próclise, uma mesóclise e uma ênclise.


6. Leia o conceito e exemplificações de Próclise , Mesóclise e Ênclise.



7. Escreva P para próclise, M para mesóclise e E para ênclise.

a) Esta é a pessoa a quem me refiro. (  )

b) Estou disposto a perdoar-lhe.(  )

c) Ser-me-ia difícil decorar a peça em tão pouco tempo. (  )

d) Nada se perde, tudo se transforma. (  )

e) Tornarei a vê-los no próximo ano. (  )

f) Não o vejo há muito tempo. (  )

g) Dir-lhe-ei o que sei sobre o caso.(  )

h) Só aceito se me pagarem o dobro. (  )

8. Seguindo as normas sobre Colocação Pronominal, reescreva as sentenças, colocando os pronomes entre parênteses adequadamente nas frases a seguir.

a) O estoque já tinha esgotado. (se)

b) Nada sabe sobre ele. (se)

c) Prestarei contas. (lhe)

d) Contaria a história toda. (me)

e) Não diga asneiras. (lhes)

f) Há pessoas que prezam. (se)

g) Sentiria embaraçado. (se)

h) Ninguém convidou. (nos)

i) Quando visitas? (me)

j) Sempre lembro dele. (me)


***
Confira suas Respostas


1. Porque uma está corrigindo a colocação pronominal usada na fala da outra.

2. Defende o emprego da língua culta.

3.  A colocação dos pronomes oblíquos átonos na frase: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos.

4. Linguagem culta: Disseram-me.
Linguagem popular: Me disseram.

5. Próclise: Como é que se diz?
Mesóclise: Parti-la-ei se você não parar de
me corrigir.
Ênclise: Partir-te a cara.

7. P; F; M; P; F; P; M; P

8. a. O estoque já se tinha esgotado.

b. Nada se sabe sobre ele.

c. Prestar-lhe-ei contas.

d. Contar-me-ia a história toda.

e. Não lhes diga asneiras.

f. Há pessoas que se prezam.

g) Sentir-se-ia embaraçado.

h) Ninguém nos convidou.

i) Quando me visitas?

j) Sempre me lembro dele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano