6º ANO - Orientação de Estudos

1. Elementos da comunicação 

Os seres humanos vivem em comunidade e têm grande necessidade de se comunicar e se entender.

Por meio da comunicação, as pessoas procuram expressar suas ideias e seus sentimentos. 

Numa comunicação existem sempre quatro elementos: emissor, mensagem, destinatário (ou receptor) e código.




Código é o meio de que o emissor se serve para transmitir sua mensagem.

Os códigos mais comuns são: palavra falada, palavra escrita, sinais, sons, mímica, gestos etc.

Observe as  figuras e responda às questões.





a) Em que  figura aparece o meio mais primitivo de comunicação?

b) No seu entender, em que  figura aparece o meio de comunicação mais frequente?
c) Em que  figuras se observa que a mensagem é transmitida sem o uso de palavras faladas?
d) Em que  figuras o autor não precisa estar frente a frente com seu interlocutor para transmitir sua mensagem?

a) Na  figura 1. O homem primitivo se comunicava por meio de desenhos, imagens.
b)Nas  figuras 2, 3, 4 e 6; mas na figura 2, observamos que a conversa entre pessoas é constante em vários momentos do dia.
c) Figuras 1, 4, 5 e 6.
d) Figuras 1, 3, 4, 6.

2. Responda às questões.

a) Com quem você costuma conversar com mais frequência?

Respostas pessoais.

b) Qual é o assunto preferido?

3. Você já viu que há muitos tipos de código. Descubra, nas  figuras abaixo, os seguintes tipos de código: som, gesto, palavra escrita, palavra falada.


4. No exercício a seguir, aparecem o emissor e o receptor identificados.
Coloque-se no lugar do emissor e invente uma mensagem bem criativa
dirigida ao receptor. Veja o modelo.


a) mãe ⇒  filho

b) guarda ⇒ motorista

c) médico ⇒ paciente




1. Observe as placas de sinalização e identifique o significado de cada uma delas:

Pedestre ande pela direita
Pedestre ande pela esquerda
Proibido o transito de pedestre
Ponto de parada
Proibido trânsito de bicicletas
Área Escolar

Ortografia: Vamos escrever certo?



Observe que uma palavra quando escrita incorretamente pode gerar dúvidas ou confusão e trazer sérias consequências.



1. Como a mãe deveria ter escrito o bilhete para que o filho não tivesse dúvidas?

Deveria ter escrito a palavra DOSE (com S) que é a porção de um medicamento que se toma de uma vez, e não DOZE numeral.


2. Faça o que se pede. Veja os modelos. 

 a) Escreva o feminino de:

 burguês  burguesa 

camponês
poeta 
sacerdote 
francês  
inglês 
japonês  
português

Respostas:
a) camponesa 
 poetisa 
 sacerdotisa 
 francesa 
 inglesa 
 japonesa 

b) Escreva os substantivos correspondentes aos verbos seguintes:

aludir ⇨ alusão

decidir 
defender 
empreender 
despender

c) Escreva o diminutivo das palavras a seguir cujo radical termina em s.

Luis ⇨ Luisinho

Rosa 
Teresa
Laís
Tomás

 d) O que aconteceu com o acento de algumas palavras do item c, ao serem passadas para o grau diminutivo? 

 e) E com o acento de algumas palavras do item a, ao serem passadas do masculino para o feminino? 

Respostas:

b) decisão
defesa
empresa
despesa

c) Rosinha  
Teresinha
Laisinha 
Tomasinho

d) O acento dessas palavras caiu, no diminutivo. 
e) O acento também caiu no feminino.




3. Agora é a sua vez! Dê outros exemplos de palavras que têm o prefixo auto-. Recorra ao dicionário, se for preciso.

Resposta pessoal. 
(Sugestões: autodefesa, autobiografia, autoafirmação, autoanálise, autoestima, automedicar, autônomo, autorretrato, autossuficiente, autossugestão.)


4. Agora, dê outras palavras com alto, recorrendo ao dicionário, quando preciso. 

Resposta pessoal. (Sugestões: alto-falante, alto-forno, alto-comando, alto-comissário, alto-contraste.)






5. Encontre duas palavras derivadas de: 

 a) nascer:

b) descer: 

c) crescer: 

d) atar: 

e) descender:  

f) florescer: 

g) oscilar: 

a) nascimento, nascente, nascido, nascituro
b) descida, descido 
c) crescimento, crescido, de crescer 
d) desatado, atadura, atado
e) descendência, descendente 
f) florescimento, florescência 
g) oscilação, oscilante

6. Observe como as palavras do quadro são escritas. Depois, reúna essas palavras em três famílias. 



 a) baixo
  
 b) preso 

 c) alto


a) rebaixar, abaixar, embaixo, baixaria, baixote 
b) aprisionar, presídio, represa, prisão, represar 
c) altear, altitude, altivez, altura

7. Observe o modelo e separe as sílabas das palavras seguintes. 

 a) acrescentar 
 b) discípulo 
 c) descida 

a) a-cres-cen-tar
b) dis-cí-pu-lo 
c) des-ci-da

USE O DICIONÁRIO PARA ESCREVER CORRETAMENTE 


O dicionário é um livro em que as palavras aparecem em ordem alfabética, acompanhadas de seus significados. É um livro importantíssimo para ajudar no entendimento dos textos e das conversas, pois ninguém conhece completamente as milhares de palavras do idioma (as atuais, as que vão caindo em desuso e as que vão surgindo). 

Quando lemos e encontramos palavras desconhecidas ou que nos deixem em dúvida, devemos consultar um dicionário. No dicionário as palavras apre sentam muitos significados, e compete ao leitor descobrir o sentido da palavra, de acordo com o texto que ele está lendo, isto é, de acordo com o contexto. Para manusear o dicionário, é preciso: 

• conhecer bem a ordem alfabética; 
• consultar, no início do dicionário, a página que explica as siglas e as abreviaturas utilizadas, como s.m. (substantivo masculino), s.f. (substantivo feminino), num. (numeral), sing. (singular), pl. (plural).

É importante que você tenha e utilize um dicionário. Observe a seguir como estes dois verbetes aparecem nos dicionários. 

👉plebe. [Do lat. plebe.] S.f. 1. O povo, por oposição aos nobres. 2. O povo, o populacho. V. ralé (1). plebeu. [Do lat. plebeiu.] Adj. 1. Pertencente ou relativo à, ou próprio da plebe. • S.m. 2. Homem da plebe. [Sin. (nesta acepç.): peão e (bras.) pé de poeira. Fem.: plebeia.]


8. De acordo com as informações dadas nos verbetes, qual das palavras é um substantivo e qual pode ser um substantivo e também um adjetivo? 

A palavra plebe é um substantivo e a palavra plebeu pode ser um substantivo (homem da plebe) e adjetivo (pertencente à plebe).

9. Encaixe as palavras plebe e plebeu nas frases a seguir. 

 A ________ se revoltou contra a nobreza. A princesa se casou com um ________.


2º bimestre






FONEMAS E LETRAS 

As Letras do alfabeto representam os sons da fala. Esses sons recebem o nome de fonemas

• Há letras que, de acordo com a posição que ocupam na palavra, não representam fonemas. 
Observe: hospital (pronuncia-se "ospital"), disciplina ("diciplina"), exceção ("eceção") etc. 

• Há palavras em que duas letras representam apenas um fonema (um som). Nesse caso, temos um digrafo. 
Observe: chave = cinco letras, quatro fonemas. 

Digrafo é o grupo de duas letras que representa um só fonema, isto é, um só som. 
Observe-os a seguir. 
eh: chapéu, cheio 
lh: palha, pilha 
nh: ninho, minha 
rr: carro, barro 
ss: passo, osso 
gu: seguinte, guerra 
qu: quero, quilo 
sc: descida, consciência 
sç: desço, cresço 
xc: exceto, exceção 

Encontro consonantal é o encontro de duas ou mais consoantes na mesma sílaba (pe-dra) ou em sílabas diferentes (af-ta). 
Nos encontros percebemos o som de todas as Letras. 
Veja os principais encontros consonantais. 
Mesma sílaba 
bl: blusa 
cr: criança 
cl: claro 
dr: dragão 
fl: flores 
fr: frente 
gl: global 
gr: agressão 
pl: plural 
pr: prova 
tl: atleta 
tr: entregar 
vl: Vladimir 
vr: livro 
br: abraço 

Silabas diferentes 
ad-je-ti-vo 
ex-cur-são 
ad-mi-rar 
rit-mo 
crip-to-ni-ta 
sub-ma-ri-no 
rép-til 
ab-dô-men 

 3. Escreva as palavras do quadro em ordem crescente, de acordo com o número de fonemas.

sol - banho - é - amassar - só - mulher - abreviar - biblioteca - folheasse - consciente 
1 fonema: é
2 fonemas:  
3 fonemas:  sol
4 fonemas: banho
5 fonemas : mulher
6 fonemas:  amassar  
7 fonemas folheasse 
8 fonemas:  abreviar  
9 fonemas:  consciente 
10 fonemas:  biblioteca

4. Separe as palavras de acordo com o que é pedido.
Encontros consonantais:
droga bloco cobrança pluvial esclarecer auta fruto trovão palavra glicerina criatura briga livraria creme greve atletismo Vlado

Dígrafos: chuva bolha ganhar Cássio burro querer Guilherme consciente descida excitação

5. Escreva, na forma abreviada, estas palavras. 
 quilômetro km 
 quilograma kg 
 quilowatt kW

6. Complete estas palavras com a vogal que falta. 
 tro u xe 
esto u ra 
do u rado 
ro u bo 
 a u tomóvel 
jab u ticaba



7. Treinando maiúsculas. 
Escreva o nome: 
 a) da sua escola;
b) da rua e do bairro onde você mora.

8. Reescreva o texto Menino alfabetizado empregando as iniciais maiúsculas adequadamente.


































 

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