Aprender Sempre vol. 1 - SA 8




SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 8 

AULA 01DIZER A MESMA COISA COM OUTRAS PALAVRAS!.

Objetivo da aula: • Reconhecer a retextualização como processo de transformação de um texto (oral, escrito ou multissemiótico) em outro texto, na mesma ou em outra modalidade.

Nessa Sequência de Atividades, o foco será o estudo da articulação entre a linguagem verbal e não verbal em textos. Teremos a oportunidade de elaborar e reelaborar textos, valendo-se de recursos semióticos para a construção de sentidos. Ainda, vamos explorar gêneros textuais, como artigo de divulgação científica, esquema e infográfico.




Página 103

Leia, observando as semelhanças e diferenças entre os dois textos.




 Percebam que o conteúdo é o mesmo (o que causa a morte das abelhas), porém a organização e disposição do texto são diferentes. O Texto 2 é uma retextualização do Texto 1. Nele, são apresentadas as mesmas ideias do Texto 1, porém são acrescentadas imagens, ou seja, elementos não verbais.


a. Qual é o conteúdo temático tratado nos dois textos? 

Sugestão de resposta: a temática dos dois textos é o desaparecimento das abelhas

b. Em relação à estrutura composicional, qual é a diferença entre os dois textos? 

Sugestão de resposta: Ao contrário do Texto 1, o Texto 2 apresenta as informações principais em forma de síntese, está topicalizado e traz elementos não verbais, no caso, as ilustrações das abelhas, que colaboram para a construção do sentido do texto

c. É possível observar que o Texto 2 traz as ideias apresentadas no Texto 1, mas de forma resumida. Que informações foram subtraídas no Texto 2? 

Sugestão de resposta: no Texto 2, foram subtraídos alguns argumentos, como os de exemplificação, as fontes enunciativas das pesquisas e o discurso de autoridade.

d. As informações dispensadas no Texto 2 acarretaram prejuízos na interpretação? Justifique. Resposta pessoal. 


e. A escolha pelos elementos não verbais no Texto 2 está coerente com a temática do Texto 1? Justifique. 

Sugestão: espera-se que os estudantes destaquem as ilustrações das abelhas, que correspondem à temática central do texto, assim como a cor de fundo, amarela, podendo fazer alusão ao alimento produzido por elas e a própria disposição das abelhas no texto, dando ideia de desorientação. 

f. Qual é a expectativa que criamos quando lemos os títulos dos Texto 1 e 2? 

Sugestão de resposta: nos dois textos, há um questionamento inicial. O leitor cria a expectativa de encontrar as respostas para o questionamento apresentado.

AULA 02 – ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - LEITURA E INTERPRETAÇÃO.

 

Objetivo da aula: • Ler e interpretar o texto, destacando ideias principais e secundárias


Antes de começar...

1. “Qual é o título do texto?”, 
2. “Pelo título, que expectativas criamos em relação às informações contidas no texto?”, 
3. “Que relação de dependência pode ter as abelhas com a vida das pessoas?”.

a. Qual é o propósito comunicativo do texto?

Sugestão de resposta: explicar os motivos que ocasionam o desaparecimento das abelhas e as consequências disso para o ecossistema. 

b. Qual é a importância das abelhas para a vida na Terra?

Sugestão de resposta: “As abelhas são um agente polinizador que ajudam diversas plantas a se reproduzirem. Nesse aspecto, elas são a espécie mais importante para manutenção do equilíbrio da vida na Terra. Elas polinizam mais de 70 das 100 plantas que servem de alimento para nós, impactando 90% da produção de comida do planeta”. 

c. O que pode ocorrer se as abelhas desaparecerem do meio ambiente? Cite dois exemplos do texto.

Sugestão de resposta: a produção de alimentos será reduzida por não haver a polinização. Também pode trazer impactos para a indústria têxtil, uma vez que a redução do algodão estimularia a fabricação de roupas com materiais sintéticos. 

d. Conforme o texto, que ações motivam o desaparecimento das abelhas?

Sugestão de resposta: o aumento do uso de pesticidas, as mudanças climáticas e uma espécie de parasita que mata abelhas jovens e adultas são exemplos de ações que motivam o desaparecimento das espécies.

👉Agora, em duplas destaquem as ideias principais. Sistematizarem, em forma de tópicos, os principais pontos apresentados na introdução, desenvolvimento e conclusão do texto e façam uma SÍNTESE desse texto.😙

AULA 3
Na aula anterior, lemos, interpretamos e fizemos uma síntese desse texto. A partir dessa síntese, vamos construir o gênero textual esquema, a partir das ideais exploradas no texto.


SE preferir, utilize aplicativos digitais




Nessa aula,  vamos ler e interpretar textos multissemióticos, reconhecendo os efeitos de sentidos provocados somente por imagens ou imagens associada a palavras.

Explore a imagem:

“O que vocês observam na imagem?”, 
“O que essas pegadas representam?”, 
“Sobre a cor das pegadas, ao que ela faz referência?”. 

 Atenção para a ausência de palavras (elemento verbal) e as possibilidades de interpretação a partir da imagem. As pegadas, socialmente falando, representam os passos, a intencionalidade de caminhar, de seguir em frente. Não se trata apenas de uma simples caminhada, mas de um propósito, inclusive de vida. A cor verde, fazendo referência à relva, nos faz interpretar que precisamos “caminhar para preservar o nosso verde, nossa natureza”. 


a. Que tema é retratado no texto?

Sugestão de resposta: o texto traz a temática relacionada aos conflitos entre desenvolvimento tecnológico e preservação do meio ambiente.   

b. Que elementos caracterizam a linguagem verbal e a linguagem não verbal? Justifique.

Sugestão de resposta: a linguagem verbal é caracterizada pelo enunciado “Como conciliar o conflito”. Já a linguagem não verbal é caracterizada pela figura de duas pessoas: uma representando as questões ambientais, outra o desenvolvimento tecnológico.

c. Que efeito de sentido é produzido pela articulação entre a linguagem verbal e a linguagem não-verbal?

Sugestão de resposta: é possível entender que há conflito entre as relações ambientais e o mundo de produção. Isso está materializado nas imagens, que fazem referência a duas pessoas em posição de conflito: uma representa a natureza, outra o desenvolvimento tecnológico econômico. A linguagem verbal reforça esse entendimento.

d. A partir de palavras e imagens, crie um texto para conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio
ambiente.

Produção pessoal.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano