Orientação de Estudos - 4º Bimestre - 2021


 Orientação de Estudos - 4º Bimestre


As atividades de Orientação de Estudos deste bimestre poderá ser desenvolvida com os componentes 
curriculares de Arte, História e Língua Inglesa, com foco na língua e história dos Estados Unidos.

Abraham Lincoln - 

ATIVIDADE 1

1. Quais são suas ideias a respeito da figura apresentada?

2- O que se entende por “to bind up the nation's wounds”? Como você traduziria esta frase?

1. Resposta pessoal: Relação familiar.
2. Significado: “para curar as feridas da nação”.




Pesquise sobre a Biografia de Abraham Lincoln e apresente para seus colegas.




3. Lincoln ficou marcado também como o presidente que decretou a emancipação dos afro-americanos nos Estados Unidos. O que isso significa? Explique usando como base a sua pesquisa.
Resposta Pessoal


4. Pinte o Continente Norte Americano.


ATIVIDADE 2

Analisem na imagem a seguir: os traços, as expressões faciais e o que mais lhe chamou a atenção:

1. Quais são os traços mais marcantes que você consegue analisar?
Uma mulher negra, possivelmente escrava, com semblante de sofrimento.

2. Que sentimentos ela expressa em seu rosto?
Preocupação, medo, tristeza, angústia, dor.

3. Façam a relação da imagem com uma estrofe do poema “Navio Negreiro”,
de Castro Alves:

“Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!”

A imagem é uma ilustração do que o eu lírico diz no poema. A angustiante e sofrida viagem das pessoas escravizadas, detalhando a mistura de sentimentos como a raiva, o medo, a fome, a revolta entre tantos outras dores do corpo e da alma, revelados numa mesma cena que acontece no tombadilho do navio. 


PARA ENTENDER O QUE SE LÊ: O ESQUEMA E O RESUMO

EF69LP34 - Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações.

Esta Situação de Aprendizagem tem como objetivos:
● Abordar com os(as) estudantes sobre a importância da leitura;
● Desenvolver competências socioemocionais e de leitura, compreendendo os valores históricos, sociais e culturais da linguagem;
● Propor atividades em articulação com a Sala de Leitura a fim de desenvolver a competência leitora e escritora dos(as) estudantes.


1. Leia o texto e anota as palavras chaves em seu caderno.
 
A leitura forma e desenvolve a inteligência, mostrando como abre espaço para o pensar das novas tecnologias para o lazer e a aprendizagem. 

Uma das facetas mais interessantes da inteligência humana é a capacidade de fazer conexões, que podem ser, por exemplo, entre lugares, situações, máquinas e pessoas. Nesse sentido, a leitura abre as portas da imaginação para vivenciar um passeio virtual por uma cidade da antiguidade ou mesmo pilotar o simulador de uma aeronave de última geração.

A leitura nos enriquece culturalmente e, com isso, podemos ter acesso a formas de cultura mais elevadas, pois ela é um dos seus instrumentos de construção. Um povo que tem a leitura como um aspecto de sua cultura produz uma sociedade mais propensa à produção de novos conhecimentos.

Sugestão de resposta: leitura, inteligência, pensar, tecnologia, lazer, aprendizagem, conexões, imaginação, enriquecimento cultural, cultura, povo, sociedade, conhecimentos.

2. A partir do texto estudado, responda: 

Como a leitura pode ser importante para o aprendizado?

  • Ajuda a desenvolver o conhecimento;
  • Abri espaço para outros saberes, como um novo idioma.
  • Quando conhecemos melhor o funcionamento da língua materna, temos mais facilidade para aprender outras línguas.



3. Hora de criar!!!!

A partir da leitura do texto de reflexão, crie cartazes com o tema "Leitura" para ser postado no grupo da sala ou em outras redes sociais.

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A origem da palavra ler e a importância da leitura

Responda as questões em seu caderno:

1. Como ler de forma diferente para obter uma compreensão do que é lido?
2. Como evitar a distração na hora da leitura?
3. Ler em voz alta ou fazer uma leitura silenciosa?
4. Ler sozinho ou fazer uma leitura compartilhada com os colegas?



Vamos fazer agora uma leitura compartilhada do conto “O Mercador e o Louro”. Essa obra faz parte da apresentação do livro “Histórias da Tradição Sufi”e narra o episódio a seguir:



✔Qual foi a intenção que o louro teve ao pedir para o mercador dar o recado de como
ele estava?
✔Afinal de contas, na sua opinião, o louro morreu mesmo?

Vamos ver essa adaptação para uma linguagem mais lúdica feita para um programa na TV Cultura - Quintal da Cultura.


Essa história representa bem o que é entender e o que é atribuir sentido, desde o mais claro até o mais implícito. Sem esse entendimento, não será possível fazer o resumo.

  👀 Atividade  😎 


Conte agora para o seu colega essa história em forma de HQ!

 
Erros são aceitáveis nas redes sociais?
Embora as redes sociais sejam locais onde predominam comunicações informais, a escrita correta, com poucas inadequações, deve ser cultivada. É possível notar a falta de sinais de pontuação nas escritas das redes sociais, como é o caso da ilustração, demonstrando um entendimento jocoso da frase “Alguém sabe...”



ATIVIDADE 1


Escreva em seu caderno:
1) Nome da revista
2) Editora
3) Número
4) Ano
5) Data de publicação
6) Manchetes
7) Abra a página "Aqui tem"  e escolha uma secção que mais lhe chamou atenção. Leia e anote em seu caderno os motivos da escolha e o que achou de interessante. Divida com a turma a sua experiência.


👾Resumo

Depois de muito conversar a respeito da leitura, passamos à atividade de resumir.



Diferentes resumos


Momento 1




Exemplo de Resumo I:

“O livro que li é sobre o diário de viagens que Márcia fez durante sua infância.”

Podemos dizer que o escrito acima é um resumo?
Muito curto, não acha?

O primeiro aspecto sobre o resumo é que ele pode ter vários tamanhos.

Então, a primeira coisa a fazer é delimitar um tamanho e, depois, entender que ele
deve ter: início, meio e fim, contendo um assunto principal. Vamos observar outros
exemplos:

Exemplo de Resumo II:

“O livro que li é um diário sobre as viagens que Márcia fez durante sua infância. Márcia começou a viajar aos oito anos de idade e, até atingir 12 anos, completou
quatro viagens.
Muitas viagens de Márcia foram feitas de carro e, outras, de avião. Márcia visitou três estados.”

“O resumo está completo?”

✔“O resumo contemplou toda a história?”


Exemplo de Resumo III:

“O livro que li é um diário sobre as viagens que Márcia fez durante sua infância.
Márcia começou a viajar aos oito anos de idade e, até atingir 12 anos, completou quatro viagens.
A maioria das viagens que Márcia fez foi de carro e quando fez sua primeira viagem de avião gostou muito!
Márcia visitou alguns lugares, entre eles: Santa Catarina, Bahia, lugar onde moram seus avós, e o Rio de Janeiro, cidade a qual se mudou definitivamente com sua família.”


Neste último exemplo, podemos ver que o resumo está completo: tem início, meio e
fim. A história foi contada de forma reduzida e a presença de algumas palavras, no resumo, não estavam presentes no texto original. Isso é possível, desde que esse acréscimo não mude o sentido e nem descontextualize o texto.


Momento 2

Outra técnica eficaz é fazer o resumo por parágrafos. Desta vez, pegamos um exemplo, no qual há o seguinte trecho sobre o assunto “Períodos da História do Brasil”:
Neste texto, podemos explorar:
● Como resumir;
● Como deixá-lo menor;
● O que pode ser retirado.
● Vamos repetir o texto, com as partes mais importantes grifadas:


Algumas palavras foram acréscimos de quem redigiu o resumo. De sete linhas, o texto foi reduzido a três. Haveria a possibilidade de retirar também o último período, mas seria opcional.




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