Orientação de Estudos - 3º Bimestre - 2021

 Orientação de Estudos - 3º Bimestre 2021



LER: O ANTES, O DURANTE E O DEPOIS


Objetivos:

● Ampliar o repertório literário com textos variados;
● Propor atividades com foco no diálogo e interação entre os pares;
● Desenvolver habilidades que promovam a análise de textos literários e outras
manifestações artísticas;
● Auxiliar os(as) estudantes a grifar as partes essenciais do texto como estratégia de estudo pessoal;
● Mobilizar interação entre os pares;
● Fazer associações entre textos e imagens.


EF67LP27 - Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.

ATIVIDADE 1


APRENDENDO COM AS PALAVRAS-CHAVE


O que é palavra-chave?

“Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto.
Identifica ideias e temas importantes para servir de referência a pesquisas. Um único parágrafo pode conter várias palavras-chave”.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Palavra-chave. Acesso em: 25 out. 2020.

A atividade a seguir, é o momento da ativação dos seus conhecimentos prévios sobre o tema que será tratado nesta Situação de Aprendizagem:

África - Cultura e Influências na Sociedade.

1. O que esta imagem representa para você?

Agora, em seu caderno, descreva com suas próprias palavras:

a) O que representa a imagem apresentada.

b) Você consegue imaginar que lugar ou região pode ter originado uma imagem como esta?

c) O que você sabe sobre essa região que citou?

Esta imagem representa o aprisionamento humano, a escravidão humana, o desrespeito à vida. A escravidão é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, imposta por meio da força. Em algumas sociedades, desde os tempos mais remotos, os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria ou como despojos de guerra.

Assista ao vídeo e saiba um pouco mais sobre a escravidão:


ATIVIDADE 2


Agora é o momento de detectar as palavras-chave do texto! Anote em seu caderno as palavras mais importantes de cada estrofe. Para melhor compreensão do texto, procure no dicionário o significado das palavras que você teve dificuldades de compreender.

 Navio Negreiro 

  Castro Alves 
 Existe um povo que a bandeira empresta 
 P'ra cobrir tanta infâmia e cobardia!... 
 E deixa-a transformar-se nessa festa 
 Em manto impuro de bacante fria!... 
 Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta, 
 Que impudente na gávea tripudia? 
 Silêncio. Musa... chora, e chora tanto 
 Que o pavilhão se lave no teu pranto! ... 

 Auriverde pendão de minha terra, 
 Que a brisa do Brasil beija e balança, 
 Estandarte que a luz do sol encerra 
 E as promessas divinas da esperança... 
 Tu que, da liberdade após a guerra, 
 Foste hasteado dos heróis na lança 
 Antes te houvessem roto na batalha, 
 Que servires a um povo de mortalha!...

 Fatalidade atroz que a mente esmaga! 
 Extingue nesta hora o brigue imundo 
 O trilho que Colombo abriu nas vagas, 
 Como um íris no pélago profundo! 
 Mas é infâmia demais! ... Da etérea plaga 
 Levantai-vos, heróis do Novo Mundo! 
 Andrada! arranca esse pendão dos ares! 
 Colombo! fecha a porta dos teus mares! 


Sugestão de respostas:
povo ... bandeira empresta
infâmia ... cobardia!...
.... transformar ...
... manto impuro ...
... bandeira é esta,
... gávea tripudia?
... chora tanto
... teu pranto! ...

Auriverde ... pendão...
... brisa do Brasil ...
Estandarte ... luz do sol ...
... promessas ... esperança...

.... liberdade ..,
... hasteado ....
... roto ...
... povo de mortalha!...

Fatalidade ...
Extingue ... brigue
Trilho ... Colombo abriu...
Íris ... pélago ...
Infâmia ...
Levantai-vos ...
... Arranca ... pendão ...
... fecha a porta ... mares




O que é GRIFO? Para que serve? 

É o mesmo que resumir

Como se usa o grifo?


Grifo é o método mais utilizado pelos(as) estudantes, de qualquer segmento e idade.
Trata-se de uma marcação realizada com lápis, caneta, marca-texto etc., nas palavras que são consideradas mais importantes no texto, facilitando a leitura e memorização do conteúdo. 

O ideal é ter em mente o que é realmente importante durante a leitura, justamente para que não sejam grifados grandes trechos, o que dificultaria leituras posteriores.

Mas o que é realmente importante ser grifado? Vale lembrar que é inadequado grifar mais que 1/3 do texto, sendo assim devem se autorregular e aprender a selecionar o que é prioritário no texto.

O grifo deve ser feito nas principais informações que o texto traz.


EXERCITANDO O GRIFO↩

Riquezas da África para o campo artístico-literário: patrimônio da humanidade

Ao longo do tempo, a África, região mais antiga do mundo, tem despertado interesse de pesquisadores e estudiosos, por seu “ar” misterioso e exótico e pelas diferentes civilizações que, aos olhos ocidentais, cultivavam hábitos e costumes bastante peculiares, a exemplo da civilização egípcia, que atestou o poder e a capacidade intelectual dos povos africanos. Pesquisas revelam a importância dessa parte do mundo para estudos do processo evolutivo da espécie humana.
A trajetória dos povos africanos também tem inspirado poetas e escritores literários. O poema “Vozes D ́África”, de Castro Alves, poeta brasileiro, expressa uma temática de protesto e denúncia contra as atrocidades cometidas aos negros africanos no período da escravidão. Castro Alves também escreveu “O Navio Negreiro”, em 1868, poema que integra a obra épica. Os Escravos, escrita em 1886, na cidade de São Paulo. O texto relata a situação sofrida pelos africanos, vítimas do tráfico de escravos, durante as viagens de navio da África para o Brasil.

Currículo Paulista, Aprender Sempre - Caderno do Aluno - 9o Ano - Ensino Fundamental, Volume Único, p. 57, encurtador.com.br/dtTW6



1. O que vocês sabem sobre o continente africano e a escravidão?

2. Qual relação existe entre o continente africano e a escravidão?

3. Em qual (is) componente(s) curricular(es) você estudou sobre esses temas?

História, Geografia, Sociologia, Língua Portuguesa.

Agora assista ao vídeo e responda a questão 4.



4. Em quais tipos de manifestações artísticas  a cultura africana aparecem? E qual sua influência na
cultura brasileira?

Música, dança, pintura, poesia, literatura etc. 

5. Observe a figura a seguir e responda: o que ela representa?

Keith Rocco

Ela representa a sociedade escravista.

6. Analisando a imagem apresentada, como se caracterizava a sociedade da época?
A imagem se relaciona ao período da escravidão.

😄Jogo dos Continentes

https://wordwall.net/pt/resource/11004623

 
Dando continuidade ao texto “Riquezas da África para o campo artístico-literário:
patrimônio da humanidade” e nos atentando aos estudos sobre as marginálias, quais
anotações seriam feitas sobre este texto? Procure as palavras que não conhece em um dicionário antes.

Estudos apontam Castro Alves como o fundador da poesia social e engajada no Brasil. A poesia engajada é aquela que se põe a serviço de uma causa político-ideológica, como arte de protesto e conscientização. Outros poetas do século XX deram continuidade a essa proposta, entre eles, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar e Thiago de Melo. A música popular brasileira do século XX, sobretudo nas décadas de 60 e 70, durante o regime militar, também traz temáticas de protesto e denúncia social, como nas composições de Geraldo Vandré e Chico Buarque de Holanda.


Ainda em relação à temática da escravidão africana na obra de Castro Alves, ressalta-se que quando o poema “O navio negreiro” foi escrito, havia já dezoito anos da Lei Eusébio de Queirós, que proibia o tráfico de escravos, porém a escravidão persistia no país.


No contexto social contemporâneo, a África é o cenário de uma produção cinematográfica que tem encantado gerações e se estendido a adaptações teatrais e de jogos de videogame: O Rei Leão (The Lion King, título original em inglês). A produção de Walt Disney Animation Studios tem sua primeira versão em animação lançada em 15 de junho de 1994, inspirada em partes da obra Hamlet, de William Shakespeare. Em 2019, é lançado o remake do filme em live-action, isto é, em produção com atores reais, diferentemente de animação.


Uma nova geração de autores africanos e algumas editoras propõem que se contem histórias sobre a África. Esses grupos alegam que sempre se leu sobre a África em produções literárias, principalmente europeias. Considera-se, nesse sentido, a necessidade de impulsionar a literatura escrita no continente africano, sobretudo por autores afrodescendentes, a fim de valorizar a identidade africana, muitas vezes simplificada pelo olhar ocidental.










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