Conjunções

Habilidade: Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais

Para início de conversa...

 Da forma como está escrito o trecho do texto, é possível entender a ideia do autor? Percebam que o texto fica confuso sem o acréscimo das palavras, o texto fica desconectado! Mas, o que são estas palavras que estão faltando? Por que elas fazem tanta falta?

As palavras que foram acrescentadas possuem uma função muito importante no texto: liga as orações ou palavras atribuindo a elas um sentido e que são chamadas de conjunções. As conjunções são palavras invariáveis, não sendo flexionadas em gênero (feminino ou masculino) e número (singular ou plural).




Veja agora como ficou  o texto que você completou:



Agora ficou mais fácil entender o assunto tratado pois, ao completar com as conjunções, o trecho ficou mais claro! Veja o restante do texto.

 


Vamos treinar!!!

A) Hoje o dia está lindo, está muito calor.

Aqui temos duas orações. A primeira " Hoje o dia está lindo" produz sentido positivo ao leitor. Já a segunda oração "está muito calor" não produz o mesmo sentido. As duas orações precisam se conectar através de uma palavra que produza este sentido contrário, oposto. Qual seria? 

👉Escolha: E / Mas / Por isso


B) Meu cachorro é brincalhão sapeca.

Nesta oração falta uma palavra com sentido de adicionar uma característica do cachorro. Qual seria? 
👉Escolha: E / Mas / Por isso

C) Me senti mal, fui ao médico.

Temos aqui duas orações que estão separadas por uma vírgula. Para que esta vírgula seja retirada é preciso colocar uma palavra que relacione a primeira oração com o sentido da segunda concluindo a ideia deste período. Qual seria? 

👉Escolha: E / Mas / Por isso.



Nesta aula foi possível, então, identificar as conjunções e a relação que estabelecem entre as partes do texto (adição, oposição, tempo, finalidade, causa, condição).

Jogo das conjunções coordenativas 1


Conjunção: qual é a relação?









Atividade 1 para criar jogo de conjunções

Crie frases com ideias de:
a. Adição/Aditiva:
b. Oposição:
c. Separação:
d. Conclusão:
e. Explicação:

Agora, construa um jogo de cartas com sua criação
Materiais: cartolina, canetas coloridas. tesoura, ilustrações e/ou imagens de revistas que signifiquem a sua construção.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano