8º ANO: Estudo da linguagem (atividades complementares 5 e 6)

Atividade 5: Estudo da linguagem

Os gêneros expositivos, diferentemente dos narrativos, são “comentadores”, isto é, expõem determinado assunto e tecem comentários e informações sobre ele. Leia a fábula a seguir, compare com o texto “Dengue: você sabia que...” e responda às questões propostas.

O LEÃO E O MOSQUITO

      Um leão ficou com raiva de um mosquito que não parava de zumbir ao redor de sua cabeça, mas o mosquito não deu a mínima.
      — Você está achando que vou ficar com medo de você, só porque você pensa que é rei? — disse ele, altivo, e em seguida voou para o leão e deu uma picada ardida no seu focinho. Indignado, o leão deu uma patada no mosquito, mas a única coisa que conseguiu foi arranhar-se com as
próprias garras. O mosquito continuou picando o leão, que começou a urrar
Related image
 como um louco. No fim, exausto, enfurecido e coberto de feridas provocadas por seus
próprios dentes e garras, o leão se rendeu.
      O mosquito foi embora zumbindo, para contar a todo mundo que tinha vencido o leão, mas entrou direto numa teia de aranha. Ali, o vencedor do rei dos animais encontrou seu triste fim, comido por uma
aranha minúscula.

Muitas vezes o menor de nossos inimigos é o mais terrível.


ABREU, Ana Rosa et al (Org.). Contos tradicionais, fábulas, lendas e mitos: livro do aluno. Brasilia:
MEC - Fundescola/Projeto Nordeste/SEF, 2000, p. 99. Disponível em
<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2019.

a) Que tempo verbal predomina na fábula? Justifique sua resposta com um exemplo do texto.

b) Que tempo verbal predomina no texto expositivo/informativo “Dengue: você sabia que...”? Justifique sua resposta com um exemplo do texto.
                                              Image result for arabesco
A produção escrita de textos requer do escritor a utilização de procedimentos e de recursos linguísticos que possibilitem organizar as ideias de modo coerente e coeso. Entre os recursos de coesão e coerência disponíveis na língua, temos:

Image result for pronome
➢ o pronome: 
palavra que, no texto, tem função de substituir, referenciar, retomar e relacionar frases e expressões.
Com base nessa definição, observe as palavras em destaque nos trechos a seguir e responda ao que se pede.

Trecho 1
“A incidência da dengue ocorre principalmente nos países tropicais, ‘cujas condições do meio favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, seu principal vetor, e do Aedes albopictus, considerado secundário’, conforme acrescenta o CVE.”

Cujo, cuja, cujos, cujas são pronomes relativos que, além de referenciar e
substituir termos e expressões, também exprimem ideia de posse/possuidor.


  1. Qual é o significado do pronome relativo cujas, no texto? 
  2. A que expressão ele se refere?


Trecho 2
[...] a dengue é uma “doença febril aguda com amplo espectro e manifestações clínicas, que podem variar desde formas assintomáticas a casos graves e fatais’”.


  1. Que, em destaque, é um pronome relativo de uso frequente na retomada e substituição de termos. 
   2. Qual é a função do pronome relativo que no fragmento em análise?

Trecho 3
“[...] é fundamental evitar situações em que a água possa se acumular e gerar criadouros do mosquito.”

Em que é um pronome relativo que faz referência à noção de lugar (espaço físico ou não). Equivale a no qual, na qual, nos quais, nas quais.


  1. Voltando ao fragmento em análise, que pronome relativo poderia ser utilizado para substituir em que? Justifique sua resposta.


Image result for aspas➢ as aspas:
recursos gráficos que têm diferentes funções na organização textual: destacar termos, sugerir sentidos diferentes do uso de palavras, marcar a citação da fala de alguém (discurso de autoridade), indicar a transcrição (cópia) de outros textos etc.



2. Observe o terceiro e o quarto parágrafos do texto. Qual é a função das aspas, nas passagens onde elas ocorrem?

Resultado de imagem para escrita criativaAtividade 6: Produção Escrita
em grupo
Nesta  atividade  de escrita,  a proposta é  que você produza slogans de campanhas publicitárias. Estudamos, anteriormente, o que é slogan frase curta, de impacto e de fácil memorização, como nas peças publicitárias analisadas no início
destas atividades: “Dengue: prevenção é a solução”.
A  seguir,  você encontrará  alguns temas de campanhas  institucionais. Crie um slogan
para cada uma delas.

a) Prevenção no trânsito;
b) Violência doméstica;
c) Maus tratos a animais;
d) Preservação do meio ambiente;
e) Tema livre (escolha um tema e crie um slogan).


Resultado de imagem para canvaResultado de imagem para docsFaça suas produções usando o seu gmail , Canva, imagens ou outra ferramenta de produção de cartazes. Use sua criatividade e envie para profmeridavalente@gmail.com Resultado de imagem para email

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano