Brigadeirão - 8º Ano (ST1: Produzindo um diálogo)

Leitura e análise de textos
1) Leia este texto

Brigadeirão de Microondas

Resultado de imagem para brigadeirão

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite com soro
  • 3 ovos inteiros
  • 1 colher de margarina
  • 1 xícara de acholatado em pó
  • margarina para untar
  • chocolate granulado para polvilhar

Modo de Preparo

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque em um recipiente próprio de microondas untado com margarina. Leve ao microondas na potência alta por 8 a 10 minutos ou até que esteja com consistência firme. Desenforme, espere esfriar, decore com chocolate granulado e leve a geladeira

a) Que nome se dá a esse gênero textual e em que situação de comunicação ele costuma ser usado?
b) Em quantas partes esse gênero é dividido? Qual é a função ou finalidade de cada uma dessas partes?
2. Leia este outro texto:

Para Débora de Angelo 

Uso interno Vertizol ________________________________ 1 cx Tome um comprimido ao deitar.
Pasalixe ________________________________ 1 cx Tome um comprimido após o almoço e outro ao deitar.

a) Qual é o nome desse gênero textual e em que situação de comunicação costuma ser usado, isto é, em que lugar, com quais pessoas e para que serve?
b) O que há em comum entre esses dois textos, apesar de eles serem organizados em diferentes gêneros? 
3. Que tipos de palavra, nos dois textos, parecem indicar ações semelhantes? 
4. Leia este outro texto, levando em conta o seguinte contexto: trata-se de uma conversa entre um casal de namorados:

– Olha aqui, Marcelo, eu quero uma boa explicação para isso!!! – Mas, meu amor, essas coisas acontecem! Você chega ao escritório, cumprimenta as pessoas e aí, às vezes, alguém esbarra o batom na sua camisa... 
– Marcelo, olha bem pra mim... Eu não vou repetir, então ouve o que eu digo e dá uma resposta muito rápida e muito boa para eu não te dar um safanão aqui e agora! – Fala, minha amada... 
– Para de me chamar de “minha amada” e me explica, pelo amor de Deus, como é que uma mancha de batom veio aparecer DO LADO DE DENTRO DO SEU COLARINHO, Marcelo Oliveira!!!!!! 
Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola
a) Esse texto contém um diálogo, isto é, uma conversa entre duas pessoas. Apesar de ser diferente dos outros que você leu na seção “Leitura e análise de texto”, é possível afirmar que nele são usados modos verbais semelhantes? Explique.
Resultado de imagem para o modo imperativob) Seu professor sistematizou em sala o Modo Imperativo. Há usos desse modo verbal no diálogo? Se houver, circule as palavras que confirmam esse uso. 
c) O diálogo pareceu mostrar a maneira como as pessoas realmente falam no dia a dia, quando são íntimas? Como? 
d) Circule as palavras que demonstram o uso do Imperativo nessa situação informal. Se o diálogo fosse mais formal, como no caso de um chefe que dá uma ordem a um funcionário, esse modo de usar o verbo no Imperativo seria correto? Justifique sua resposta.
e) Em um contexto mais informal de comunicação, você considera coerente usar o Imperativo dessa forma? Explique sua opinião. 
f) Você considera uma receita médica um texto mais formal? Por quê? 
5. Resuma no caderno o que compreendeu das explicações de seu professor sobre as características dos textos que procuram orientar comportamento (os chamados textos injuntivos e prescritivos).
Resultado de imagem para o modo imperativo6. Tendo como base o resumo do que compreendeu, dê cinco exemplos de gêneros que você encaixaria no grupo de textos injuntivos ou prescritivos.
Produção escrita 

1. Agora, é a sua vez de produzir um diálogo, organizado de forma prescritiva ou injuntiva, com base no texto a seguir. Para começar, leia-o. 

Uma cliente liga para uma pizzaria para fazer um pedido. Ela vai fazer um pedido grande, para oito pessoas. São três pizzas de sabores variados, refrigerantes e sobremesas. Ela explica tudo em detalhes para que não haja confusão. Ela pede ainda uma nota fiscal de compra (pois eles estão trabalhando até mais tarde e a empresa pagará a refeição) e troco, pois só tem quatro notas de R$ 50,00.
Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola. 

2. Com o objetivo de organizar seu diálogo, leve em conta as seguintes questões: 
a) Qual será a saudação inicial de cada uma das personagens? 
b) Qual é o pedido e de que sabores serão as pizzas?
c) Quantos serão os refrigerantes para oito pessoas? De quais sabores? 
d) Qual será o pedido de sobremesas variadas para oito pessoas? 
e) Como será o pedido de nota fiscal para que a cliente seja reembolsada por sua empresa? 
f) Qual é o valor total informado pelo atendente? 
g) Como será o pedido de troco, já que as notas são todas de valor alto?
h) Quais serão as saudações finais?
i) Que modo verbal você usará mais vezes em seu diálogo? Você pode pensar em outras perguntas. Essas são apenas sugestões para ajudar a organizar o seu diálogo.
Resultado de imagem para docsDigite sua produção no documentos de seu e-mail. do google e envie para profmeridavalente@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano