Escrita de Parágrafos Argumentativos (ST 7: 9º VOL.1)


Situação de Aprendizagem 7

Escrita de Parágrafos Argumentativos

Leitura e análise de texto

Poder do cidadão
A fome é a realidade, o efeito e o sintoma da ausência de cidadania.
     
     Não é por acaso que a palavra cidadania está sendo cada vez mais falada e praticada na sociedade brasileira. Uma boa onda democrática que vem rolando mundo afora chegou ao Brasil há algum tempo e tem nos ajudado a descobrir como dar conta do que acontece na vida pública.
Resultado de imagem para poder do cidadão     Cidadania é a consciência de direitos democráticos, é a prática de quem está ajudando a construir os valores e as práticas democráticas. No Brasil, cidadania é fundamentalmente a luta contra a exclusão social, contra a miséria, e mobilização concreta pela mudança do cotidiano e das estruturas que beneficiam uns e ignoram milhões de outros. E querer mudar a realidade a partir da ação com os outros, da elaboração de propostas, da crítica, da solidariedade e da indignação com o que ocorre entre nós.
     Um cidadão não pode dormir com um sol deste: milhares de crianças trabalhando em condições de escravidão, trabalhadores sobrevivendo com suas famílias num quadro de miséria e de fome, a exploração da mulher, a discriminação do negro, uma elite rica esbanjando indiferença num mundo de festas e desperdícios escandalosos, de banqueiros metendo a mão no dinheiro do depositante, da polícia batendo em preto e pobre.
Resultado de imagem para poder do cidadão     A fome é a realidade, o efeito e o sintoma da ausência de cidadania. O ponto de partida e de chegada das ações cidadãs. A negação radical da miséria é um postulado de mudança radical de todas as relações e processos que geram a miséria. É passar a limpo a história, a sociedade, o Estado e a economia. Não estamos falando de coisas abstratas, de boas intenções ou desejos humanitários de alguns. Cidadania é, portanto, a condição da democracia. O poder democrático é aquele que tem gestão, controle, mas não tem domínio nem subordinação, não tem superioridade nem inferioridade. Uma sociedade democrática é uma relação entre cidadãos e cidadãs. É aquela que se constrói da sociedade para o Estado, de baixo para cima, que estimula e se fundamenta na autonomia, independência, diversidade de pontos de vista e, sobretudo na ética – conjunto de valores ligados à defesa da vida e ao modo como as pessoas se relacionam, respeitando as diferenças, mas defendendo a igualdade de acesso aos bens coletivos.
     O cidadão é o indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Um cidadão com sentido ético forte e consciência de cidadania não abre mão desse poder de participação.
Fonte: SOUZA, Herbert de. Poder do cidadão. Rio de Janeiro: IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. . Acesso em: 24 set. 2010.

1. O texto do sociólogo brasileiro Herbert de Souza, o Betinho, pode ser considerado argumentativo. Por quê?

2. Qual é o tema central desse texto?

3. Qual é o ponto de vista defendido pelo autor?

4. Selecione alguns argumentos utilizados pelo autor para defender esse ponto de vista.

5. Você concorda com os argumentos apresentados por Herbert de Souza?

6. O autor do texto faleceu em 1997. Em sua obra, os temas cidadania e combate à pobreza são constantes. Em sua opinião, esses temas ainda são atuais para a realidade brasileira? Justifique sua resposta.

7. Analise agora a parte estrutural do texto que você leu:

a. Qual é o título do texto?

b. Lide (jornalismo) Em jornalismo, o lide (em inglês: lead) é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo posto em destaque, que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. A expressão inglesa lead tem, entre outras, a tradução de “primeiro”, “guia” ou “(o que vem) à frente”. Identifique-o no texto de Hebert de Souza.

c. Quantos parágrafos o texto possui?

8. Enumere os parágrafos de acordo com a legenda

(I) Parágrafo introdutório: o autor apresenta o tema ao leitor e expressa sua opinião sobre o tema.

(II) Parágrafo de desenvolvimento: o autor escreve um motivo ou uma razão que explique a sua opinião sobre o tema (um argumento por parágrafo).

(III) Parágrafo conclusivo: o autor sintetiza o que desenvolveu sobre o tema no decorrer do texto, fechando o raciocínio; mas deixa algumas possibilidades para que o leitor pense em novas questões relacionadas a ele.

(   ) Não é por acaso que a palavra cidadania está sendo cada vez mais falada e praticada na sociedade brasileira. Uma boa onda democrática que vem rolando mundo afora chegou ao Brasil há algum tempo e tem nos ajudado a descobrir como dar conta do que acontece na vida pública.

(   ) Cidadania é a consciência de direitos democráticos, é a prática de quem está ajudando a construir os valores e as práticas democráticas. No Brasil, cidadania é fundamentalmente a luta contra a exclusão social, contra a miséria, e mobilização concreta pela mudança do cotidiano e das estruturas que beneficiam uns e ignoram milhões de outros. E querer mudar a realidade a partir da ação com os outros, da elaboração de propostas, da crítica, da solidariedade e da indignação com o que ocorre entre nós.

(   ) Um cidadão não pode dormir com um sol deste: milhares de crianças trabalhando em condições de escravidão, trabalhadores sobrevivendo com suas famílias num quadro de miséria e de fome, a exploração da mulher, a discriminação do negro, uma elite rica esbanjando indiferença num mundo de festas e desperdícios escandalosos, de banqueiros metendo a mão no dinheiro do depositante, da polícia batendo em preto e pobre.

(   ) A fome é a realidade, o efeito e o sintoma da ausência de cidadania. O ponto de partida e de chegada das ações cidadãs. A negação radical da miséria é um postulado de mudança radical de todas as relações e processos que geram a miséria. É passar a limpo a história, a sociedade, o Estado e a economia. Não estamos falando de coisas abstratas, de boas intenções ou desejos humanitários de alguns. Cidadania é, portanto, a condição da democracia. O poder democrático é aquele que tem gestão, controle, mas não tem domínio nem subordinação, não tem superioridade nem inferioridade. Uma sociedade democrática é uma relação entre cidadãos e cidadãs. É aquela que se constrói da sociedade para o Estado, de baixo para cima, que estimula e se fundamenta na autonomia, independência, diversidade de pontos de vista e, sobretudo na ética – conjunto de valores ligados à defesa da vida e ao modo como as pessoas se relacionam, respeitando as diferenças, mas defendendo a igualdade de acesso aos bens coletivos.
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(   ) O cidadão é o indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Um cidadão com sentido ético forte e consciência de cidadania não abre mão desse poder de participação.

9.  Qual a função dos textos de opinião? Como esses textos se organizam?

10. Pesquise o conceito e de exemplo de:

  •  Argumento de autoridade;
  • Argumento pelo exemplo;
  • Argumento baseado em provas concretas;
  • Argumento baseado em causa e consequências;
  • Argumento com base em consenso.

 Lembre-se:
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Expressões que auxiliam na composição de parágrafos argumentativos:

  • expressões que geralmente são usadas para introduzir um tema: “gostaríamos de iniciar a discussão”, “o primeiro aspecto a ser tratado”; 
  • expressões que servem para concluir uma ideia: “logo”, “justamente por isso”, “podemos concluir que”, “em resumo”; 
  • expressões que indicam ideia de concessão: “apesar de”, “embora”, “mesmo que”;
  • expressões que organizam uma sequência de ideias: “inicialmente”, “a seguir”, “em seguida”, “em primeiro lugar”.


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