página 33 e 34 da apostila


Estudo da língua 

1. Em grupo, vocês devem fazer um estudo sobre substantivos e adjetivos, reconhecendo essas classes de palavras na crônica No aeroporto, de Carlos Drummond de Andrade. Para tanto, sigam estas instruções:
a) Façam uma nova leitura, procurando trechos nos quais possam ser identificados os substantivos e os nomes próprios encontrados. 

b) Preencham a seguir: 
Substantivos próprios apresentados no texto:


Características de cada um desses nomes próprios:


Exemplos de substantivos comuns:


c) Quais palavras ou frases induzem o leitor a acreditar que Pedro é um hóspede “muito folgado”, egoísta e egocêntrico? 

2. Ainda em grupo, pesquisem os substantivos próprios, explicando sua função.

d) Por que o substantivo próprio “Pedro” é importante para o desenrolar do conto? 
e) Qual é a importância do substantivo próprio “Galeão” para o entendimento do texto?
f) Qual é a relação entre o substantivo “quadrimotor” e o título da crônica, No aeroporto? 

2. Retirem do texto trechos que ajudem a compor a imagem de Pedro. 
a) Como ele parece ser?
b) Como o narrador vai apresentando a personagem central da história? 
c) Por que o texto induz o leitor a descobrir, somente ao final do conto, que Pedro é um bebê?

Comentários

  1. Quero respostas sobre a lição da pag 30 31e 32

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pag 31
      2.
      1-d)
      2-c)
      3-b)
      4-nóscar nos perdoariamos o corte de seus sonhos.
      5-para que o leitor fique curioso e se aprofunde na historia,sim
      Pesquisa em grupo
      Substantivoserve para da nome a seres reais ou imaginários
      Adjetivo para dar qualidade ao substantivo

      Excluir
  2. Quais são as características de cada um desses nomes próprios do texto no aeroporto da apostila

    ResponderExcluir
  3. Quero a resposta das perguntas cade?

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Pode ser considerado um sinônimo de avião pois o avião utilizado popularmente tem 4 motores

      Excluir
  5. Quais os substantivos próprios no texto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano