O gênero Crônica Narrativa

O gênero “crônica narrativa”
A crônica é um gênero textual organizado a partir da tipologia narrativa e, portanto, apresenta foco narrativo, enredo, personagens, tempo e espaço. Geralmente, constitui-se em um texto ficcional curto, desenvolvido em tom leve, e trata de temas cotidianos.
A origem da crônica narrativa 
No século XIX, os jornais costumavam destinar o rodapé de suas páginas para tratar de temas do cotidiano, com o objetivo de entreter o leitor e registrar usos, costumes e comportamentos da época. Como o texto costumava ser leve e descontraído, logo caiu no gosto do público e foi conquistando um espaço maior dentro do jornal. Desses primeiros textos, originaram-se as crônicas narrativas que conhecemos hoje.
Características do gênero textual crônica narrativa.
A crônica é um gênero textual organizado a partir da tipologia narrativa e, portanto, apresenta foco narrativo, enredo, personagens, tempo e espaço. Geralmente, constitui-se em um texto ficcional curto e trata de temas do cotidiano. Falam de tudo: cinema, televisão, política, esporte, saúde, religião, carnaval, folclore,
educação, casamento, divórcio, amizade, amor e o que mais exista na vida cotidiana do ser humano. E, inevitavelmente, revelam a visão do cronista sobre as coisas do mundo. Seu tom é casual, quase um bate-papo entre o autor e o leitor.
Seus meios de circulação mais comuns são os jornais e as revistas. Mas elas também podem ser encontradas em livros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano