Leitura e análise de música

Ouça e leia a letra de canção a seguir e depois e depois cante a música, que é interpretada por uma das mais recentes revelações da música brasileira, Paula Fernandes.

Quero sim

Às vezes, sou fada
Às vezes, faísca
Tô ligada na tomada
Numa noite mal dormida

Eu tô com saudades
Da nossa amizade
Do tempo em que a gente
Amava se ver
Eu não sou palavra
Eu não sou poema
Sou humana pequena
A se arrepender

Às vezes, sou dia
Às vezes, sou nada
Hoje, lágrima caída
Choro pela madrugada
Às vezes, sou fada
Às vezes, faísca
Tô ligada na tomada
Numa noite mal dormida

Se o teu amor for frágil e não resistir
E essa mágoa então ficar eternamente aqui
Tô de volta a imensidão de um mar
Que é feito de silêncio
Se os teus olhos não refletem mais o nosso amor
E a saudade me seguir pra sempre aonde eu for
Fica claro que tentei lutar por esse sentimento

Diga "sim", ouça o som
Prove o sabor que tem o meu amor
Cola em mim a tua cor
Eu te quero sim, sem dor

Diga "sim", ouça o som
Prove o sabor que tem o meu amor
Cola em mim a tua cor
Eu te quero sim, sem dor

Às vezes, sou dia
Às vezes, sou nada
Hoje, lágrima caída
Choro pela madrugada
Às vezes, sou fada
Às vezes, faísca
Tô ligada na tomada
Numa noite mal dormida

Se o teu amor for frágil e não resistir
E essa mágoa então ficar eternamente aqui
Tô de volta a imensidão de um mar
Que é feito de silêncio
Se os teus olhos não refletem mais o nosso amor
E a saudade me seguir pra sempre aonde eu for
Fica claro que tentei lutar por esse sentimento

Diga "sim", ouça o som
Prove o sabor que tem o meu amor
Cola em mim a tua cor
Eu te quero sim, sem dor

Diga "sim", ouça o som
Prove o sabor que tem o meu amor
Cola em mim a tua cor
Eu te quero sim, sem dor

Diga sim
Diga sim


Composição: Paula Fernandes

1. O que a letra dessa canção representa?
a. (   ) Um desabafo causado pelo abandono amoroso.
b. (   ) Uma mensagem de reconciliação ao ser amado.
c. (   ) Um pedido de perdão pelos erros passados.
d. (   ) A resignação após um amor frustrado.

2. A canção é composta de partes chamadas estrofes , como nos poemas, e cada linha constitui um verso. De acordo com os primeiros versos dessa canção, o que significa a amizade?

3. Explique por que o eu lírico ou eu poético (o "eu" que fala sobre seus sentimentos) se traduz desta forma:
"Eu não sou palavra
Eu não sou poema
Sou humana pequena
A se arrepender"

4. Observe as palavras destacadas nos versos a seguir: 
a) "Às vezes sou dia
      Às vezes sou nada"

b) "Às vezes sou fada
      Às vezes sou faísca"

Que contraste ou oposição se percebe entre as palavras destacadas em cada dupla de versos?

5. Na terceira estrofe o eu lírico finalmente revela certas consequências do amor desfeito.
a) Explique por que ele parece temor a perda desse amor.
b) Que palavras-chave, nessa estrofe definem o que pode restar desse relacionamento?

6. Depois da declaração de amor, o eu lírico ainda insiste e tem esperança na volta do ser amado. Como se percebe que ele continua a lutar?

7. O emprego repetido do refrão ("Diga sim ouça som") no início de estrofes e no final da letra confirma o desejo do eu lírico de recomeçar sua história de amor. Que relação há entre o título da canção e esse refrão?


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano