A linguagem do texto 'Senhora Holle'

a linguagem do texto

1. O conto "Senhora Holle" mostra unidade de sentido, ou seja, é um texto que tem começo, meio e fim. Ele está dividido em parte menores, os parágrafos. Parágrafos são partes do texto que agrupam ideias. A indicação de início de parágrafo é feita pelo afastamento em relação à margem esquerda do texto.
a) Quantos parágrafos há no texto lido?
b) Em que parágrafo os pães falam com a protagonista?

2. Observe o 1º parágrafo do texto. Como os outros parágrafos, ele apresenta partes menores, as frases, que são delimitadas pelo ponto.
a) Observe o número de pontos desse parágrafo. Quantas frases há nele?
b) O parágrafo se inicia com letra maiúscula. E as frases, são iniciadas com letra maiúscula ou com letra minúscula?
3. Leia o boxe "Tipos de frase" e identifique no texto:
a) um exemplo de frase exclamativa;
b) um exemplo de frase interrogativa;
c) um exemplo de frase imperativa;
d) um exemplo de frase declarativa.

Tipos de frase


Na escrita, a frase começa com letra maiúscula e termina com ponto. Na fala , a frase é demarcada pela entonação, isto é, por um tom de voz que expressa a intenção de quem fala.
De acordo com o sentido que pretendemos construir, podemos produzir diferentes tipos de frase.
Tradicionalmente, a gramática classifica as frases em quatro tipos:

  • Interrogativa: usada para fazer uma pergunta: "Está vendo aquela árvore ali adiante?"
Na escrita, a frase interrogativa é indicada por interrogação.

  • Declarativa: usada para dar uma resposta, uma informação ou contar alguma coisa: "Era uma vez um homem que tinha três filhos."
Na escrita, a frase declarativa é indicada por ponto.

  •  Exclamativa: usada para expressar espanto, surpresa, emoção, admiração, alegria, etc.: "Era só o que faltava."
Na escrita, a frase exclamativa é indicada por ponto de exclamação.

  • Imperativa:usada para expressar uma ordem, um desejo, uma advertência, um pedido: "Está bem, vá!"
Na escrita, a frase imperativa é indicada por ponto ou por ponto de exclamação.

4.As palavras no diminutivo terminadas em -inho(a) podem apresentar mais de um sentido. Compare estas situações:

  • "caiu um espessa chuva de ouro que ficou todo preso nela, cobrindo-a inteirinha"
  • Senta aqui comigo, filhinha.
  • O bebê machucou o pezinho na areia.
a) Em qual delas o diminutivo indica algo pequeno?
b) Em qual indica carinho?
c) Em qual tem sentido de "completamente", "totalmente"?

5. A mãe tratava diferentemente as duas filhas. A Senhora Holle também deu um tratamento diferente às meninas. Na sua opinião, a "recompensa" dada à filha legítima foi justa? Por quê?

6. Das qualidades da filha adotiva que você identificou no estudo do texto, qual você considera a mais importante para uma pessoa ser feliz? Por quê?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Exercícios de Vírgula (9° ano)

Projeto de Vida - 8º ano