7º 10/05 Leitura e Análise de texto

Façam uma leitura do texto a seguir:

Agências de notícia: empresas que cobrem fatos e distribuem informações jornalísticas para todos
os veículos de comunicação (jornal, revista, rádio, TV, internet). Existem as agências locais, nacionais e internacionais. Selecionam as notícias que devem ser transmitidas.

Resultado de imagem para partes de um jornalCaderno: cada uma das partes separadas de um jornal. Contém assuntos correlatos, distribuídos em seções e colunas fixas e matérias ligadas a seu tema geral (por ex.: caderno de esporte, de turismo, dedinheiro, de política, de economia, de classificados, etc.).

Chamada: texto, completado por títulos, fotos e legendas, gráficos, mapas, etc., que resume a notícia. Geralmente é colocada na primeira página para atrair o leitor. Abaixo dela, à direita, há indicações do caderno ou página em que a notícia integral se encontra. Também pode se constituir apenas de um título ou uma foto com legenda.

Coluna: seção assinada de um jornal ou revista. É colocada sempre em uma mesma página e possui
título fixo.

Lide ou lead: abertura do texto jornalístico, indicando dados sobre o fato noticiado (quem, o quê,
quando, onde, como e por quê). Também serve como resumo do fato, orientando a leitura dos parágrafos seguintes, que devem ser um desdobramento das informações contidas no lide.

Manchete: título principal de uma notícia, em letras garrafais, na primeira página do jornal ou da
revista.

Notícia: relato de uma série de fatos a partir de um fato mais importante. Sua estrutura é lógica e
tem critério de importância ideológico: depende do mercado consumidor, da cultura, do momento
histórico de um país, etc.

Olho: tem a mesma função de um subtítulo. É um pequeno texto ou título que antecede um título
maior ou um grande texto.

Rubrica: título dado a uma matéria. Pode ser o nome de um assunto pontual ou de determinada
seção ou coluna.

Seção: espaço no jornal onde são reunidos assuntos específicos. É uma subdivisão dos cadernos
do jornal.

2. Respondam no caderno:

a) Qual a função desse texto?

b) A que contexto ele reporta o leitor?

c) Vocês reconhecem alguma das informações contidas nesse texto?

d) O que aprenderam com a leitura desse texto?

Adaptado de: FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 10. ed. 1a reimpressão, fevereiro de 2008. p. 157-160. <http://www.editoracontexto.com.br>.

3. Em grupo, analisem a primeira página do jornal, reconhecendo suas partes e seus componentes, como:
o nome do jornal (título):
a data da edição:
o preço:
as manchetes:
os pequenos textos de  esclarecimentos das manchetes:

Resultado de imagem para folha de sp



4. Em quais partes do jornal se encontram os tópicos apresentados no texto do Item 1?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frase, Oração e Período - Exercícios

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Atividade Complementar do 3º Bimestre 9º ano - gramática 3 - Pronome Relativo