1. Leia a tira. a) Nessa tira, temos exemplos de frases sem verbo e de orações. Identifique-as. b) Que locução verbal foi usada em uma das orações da tira? Identifique o verbo principal e o verbo auxiliar dessa locução. 2. Assinale o período que tem apenas uma oração. a) O cachorro brincava com as pessoas, mas não se afastava da esquina. b) Quando o jovem apontava lá longe, o cãozinho saía correndo ao seu encontro. c) A noiva acabou casando-se com um primo. d) O tempo passou e as pessoas se esqueceram do jovem. 3. Sublinhe os verbos e as locuções verbais e separe com um traço as orações dos períodos compostos apresentados a seguir. a) "Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro [...]." b) "O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança." c) "Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro [...]." 4. Identifique quantas orações há nos períodos compostos a...
TEMA GERADOR A comunicação social construída através das manifestações artísticas, históricas e literárias embasada no Projeto de Vida dos alunos. PÚBLICO ALVO Alunos do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Integral, 8º e 9º anos ÁREA DE CONHECIMENTO Arte História Língua Portuguesa PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO 1º semestre de 2019 EMENTA Esta eletiva objetiva desenvolver as habilidades necessárias para a compreensão dos meios de comunicação de massa como difusor de conhecimento. Com base nesse conceito os alunos terão acesso ao conteúdo de artes, história, linguagens,literatura e teoria da comunicação. Os trabalhos serão realizados levando em consideração a construção de valores desejáveis para a promoção do Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida. Esta eletiva compactua com o Programa Ensino Integral visto que apóia a construção de relações sociais, desenvolve a autonomia e a solidariedade, respeito às diferenças e prima para o advento e a concretização do...
O gênero “crônica narrativa” A crônica é um gênero textual organizado a partir da tipologia narrativa e, portanto, apresenta foco narrativo, enredo, personagens, tempo e espaço. Geralmente, constitui-se em um texto ficcional curto, desenvolvido em tom leve, e trata de temas cotidianos. A origem da crônica narrativa No século XIX, os jornais costumavam destinar o rodapé de suas páginas para tratar de temas do cotidiano, com o objetivo de entreter o leitor e registrar usos, costumes e comportamentos da época. Como o texto costumava ser leve e descontraído, logo caiu no gosto do público e foi conquistando um espaço maior dentro do jornal. Desses primeiros textos, originaram-se as crônicas narrativas que conhecemos hoje. Características do gênero textual crônica narrativa. A crônica é um gênero textual organizado a partir da tipologia narrativa e, portanto, apresenta foco narrativo, enredo, personagens, tempo e espaço. Geralmente, constitui-se em um texto ficcional curto e t...
Comentários
Postar um comentário