TEMA GERADOR A comunicação social construída através das manifestações artísticas, históricas e literárias embasada no Projeto de Vida dos alunos. PÚBLICO ALVO Alunos do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Integral, 8º e 9º anos ÁREA DE CONHECIMENTO Arte História Língua Portuguesa PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO 1º semestre de 2019 EMENTA Esta eletiva objetiva desenvolver as habilidades necessárias para a compreensão dos meios de comunicação de massa como difusor de conhecimento. Com base nesse conceito os alunos terão acesso ao conteúdo de artes, história, linguagens,literatura e teoria da comunicação. Os trabalhos serão realizados levando em consideração a construção de valores desejáveis para a promoção do Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida. Esta eletiva compactua com o Programa Ensino Integral visto que apóia a construção de relações sociais, desenvolve a autonomia e a solidariedade, respeito às diferenças e prima para o advento e a concretização do
1. Leia a tira. a) Nessa tira, temos exemplos de frases sem verbo e de orações. Identifique-as. b) Que locução verbal foi usada em uma das orações da tira? Identifique o verbo principal e o verbo auxiliar dessa locução. 2. Assinale o período que tem apenas uma oração. a) O cachorro brincava com as pessoas, mas não se afastava da esquina. b) Quando o jovem apontava lá longe, o cãozinho saía correndo ao seu encontro. c) A noiva acabou casando-se com um primo. d) O tempo passou e as pessoas se esqueceram do jovem. 3. Sublinhe os verbos e as locuções verbais e separe com um traço as orações dos períodos compostos apresentados a seguir. a) "Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro [...]." b) "O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança." c) "Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro [...]." 4. Identifique quantas orações há nos períodos compostos a
1 – O uso da pontuação está INADEQUADO em: a) Ana, era uma mulher alta, magra e muito ágil. b) Naquela tarde, os filhos aprontaram. c) Seus amigos, marido e filhos ficaram satisfeitos com a festa. d) Gostava de cozinhar, limpar, lavar e passar. e) Na cozinha havia de tudo: temperos, condimentos e doces. 2 – A estrutura da frase permanece com erro de vírgula em: a) médicos sem mestrado, porém, não têm razão… b) 72 tipos diferentes de formação educacional de adultos, que vão do analfabeto aos doutores. c) Em último lugar, vêm, previsivelmente, os brasileiros com escolaridade zero. d) As carreiras acadêmicas ligadas à saúde, por outro lado, dominam. e) …as pesquisas de intenção de voto, são feitas com amostra. 3 – Assinale a alternativa pontuada corretamente. a) Desde o amanhecer, a menina, jogava, bola, e balas, pela, janela. b) São Paulo, é uma cidade bela. c) João e Maria são, uma espécie de referência das, história infanto-juven
Comentários
Postar um comentário