E ou I? O ou U? - 9ºANO


E ou I? O ou U?

Leia esta tira:


De acordo com a norma-padrão, qual é a grafia correta da palavra que completa o enunciado do último quadrinho da tira: anterrugas ou antirrugas? Escreva-a em seu caderno.

Na língua portuguesa nem sempre há correspondência entre os sons que produzimos na fala e as letras que os representam na escrita. É o caso, por exemplo, das vogais e e o. Assim, é comum a pronúncia minimu em vez de menino, mágua em vez de mágoa, ólio em vez de óleo, etc.

Veja, a seguir, algumas situações em que devemos estar atentos para, na escrita, empregar adequadamente as letras e e i, o e u.

Emprega-se e:
  • nas formas dos verbos terminados em -oar/ -uar: abençoe    habitue
  • no prefixo ante- (que significa "antes"): antecipar    antediluviano


Emprega-se i:
  • nas formas dos verbos terminados em -air/-oer/uir: subtrair    condói    possui
  • no prefixo anti- (que significa "contra"): antiestético    antiofídico
  • no plural das terminações -al/-ol/-ul: casais    anzóis     pauis  Pauis é o plural de paul. O mesmo que: atascadeiros, atoleiros, brejos, charcos, lamaceiras, lamaçais, lameiros, lodaçais, marnéis. https://www.dicio.com.br/pauis
Emprega-se o:
  • no final de palavras, quando forem átonas: leio    mito    foto(s)
  • nas terminações -oa/ -ola/ -olo: mágoa    silvícola    êmbolo
Emprega-se u:
  • no final de algumas palavras terminadas com s: bônus    ônibus
  • nas terminações -ua/ -ula/ -ulo: água    vírgula    pêndulo
EXERCÍCIOS                                                                      

1. Leia os quadrinhos a seguir:


Qual é a grafia correta da palavra que completa o enunciado do balão do último quadrinho: contribue ou contribui? Escreva-a em seu caderno.

2. Reescreva as frases a seguir, empregando no presente do indicativo o verbo dado. Atenção à grafia da forma verbal!

a) Talvez ele ______ na nova montagem da peça Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto. (atuar).
b) O uso de aerossóis _________ a camada de ozônio. (destruir).
c) Ele _____ uma biblioteca invejável. (possuir).
d) Por favor, não  _______ dele! (caçoar).
e) Ai! Como esse machucado ______ !(doer).
f) Será que você me ______ nos seus planos? (incluir).

3. Nos pares de palavras a seguir qual é a forma adequada, de acordo com a norma-padrão? Escreva-a em seu caderno.

a) empecilho ou impecilho?
b) quasi ou quase?
c) senão ou sinão?
d) mixirico ou mexerico
e) privilégio ou previlégio?
f) siquer ou sequer?
g) penicilina ou pinicilina?
h) criação ou creação?

4. Em cada um dos itens seguintes, todas as palavras estão grafadas de acordo com a norma-padrão, com exceção de uma. Identifique essa palavra e reescreva-a com a grafia apropriada.

a) nódoa - tribo - engolir - tussir - polir
b) abolir - amêndoa - amuntuar - boate - caçoar
c) bueiro - entupir - tábua - tortão - sutaque
d) polenta - poleiro - muleque - mosquito - zoar
e) curtume - molusco - embulia - costume - boteco

5. Em cada uma das sequências abaixo, todas as palavras estão grafadas de cordo com a norma-padrão, com exceção de uma. Identifique-a e reescreva-a com a grafia apropriada.

a) malcriado - mal-estar - auferir - mal-caráter - autuar
b) caldaloso - autêntico - alface - almofada - almoço
c) aurífero - aucalino - augusto - austero - álcool
d) mautrapilho - malvadeza - sauna - mal-acostumado - mau-olhado

Fonte: Português Linguagens, 9º ano/William Roberto Cereja, Tereza Cochar Magalhães.  - 9 ed. reform. - São Paulo: Saraiva, 2015. p. 194 - 196.

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