Os direitos das crianças e dos adolescentes compõem uma pauta
bastante relevante que envolve diversos países, os quais passam a olhar
esses indivíduos como os novos personagens da sociedade.
Assista ao vídeo:
2º Bimestre
1ª ETAPA
08 de junho à 22 de junho
ATIVIDADE: NOSSOS DIREITOS
Competências socioemocionais em foco:
- Assertividade (a capacidade de expor
suas opiniões, confrontar os demais com respeito e considerar diversos pontos de vista)
No Brasil, um dos principais documentos que reúne leis específicas para assegurar os
Direitos das Crianças e dos Adolescentes é o
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htmCriado e ratificado em 1990, ele reconhece crianças e adolescentes como sujeitos de direitos –
ou seja, sujeitos que têm os seus direitos garantidos por lei - e estabelece que a família, o Estado
e a sociedade são responsáveis pela sua proteção.
O ECA prevê uma série de direitos fundamentais, agrupados nas cinco categorias a seguir:
• Direito à Vida e à Saúde;
• Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade;
• Direito à Convivência Familiar e Comunitária;
• Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer;
• Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho.
(Fonte: Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: . Acesso em: 02 dez. 2019)
A seguir, explicitamos os artigos que contemplam as categorias elencadas:
Art. 2° - Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade
incompletos e, adolescente, aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Art. 15 - A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade
como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos
civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
Art. 16 - O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I. Ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários ressalvadas as
restrições legais;
II. opinião e expressão;
III. crença e culto religioso;
IV. brincar, praticar esportes e divertir-se;
V. participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
VI. participar da vida política, na forma da lei;
VII. buscar refúgio, auxílio e orientação.
Art. 53 - A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno
desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação
para o trabalho, assegurando-se lhes:
I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II. direito de ser respeitado por seus educadores;
III. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares
superiores;
IV. direito de organização e participação em entidades estudantis;
V. acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
Parágrafo Único - É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico,
bem como participar da definição das propostas educacionais.
Fonte: Estatuto da Criança e do Adolescente, 5° ed, Brasília, Senado Federal, Subsecretaria de
Edições técnicas, 2003.
Situação de Aprendizagem 1
ORGANIZAÇÃO DA ENTREVISTA : SE JUNTE COM SEUS COLEGAS
Agora, a proposta é que você se junte com seus colegas para discutir e construir um roteiro
de entrevista.
Cada grupo ficará responsável por entrevistar os membros da equipe gestora, alguns funcionários e alguns representantes da comunidade escolar (familiares, vizinhos, comerciantes do bairro, etc).
⇴As perguntas da entrevista devem fazer referência ao ECA .
A. O que significa ECA?
B. Quais são os direitos fundamentais que o ECA prevê?
C. Fale sobre alguns dos direitos à liberdade compreendidos no ECA?
D. Citar alguns direitos da criança e do adolescente?
Lembrete:
Após realizar o roteiro, agende o local e horário para a realização da entrevista com o(a) participante.
Prepare-se para esse momento e, se possível, leve para a entrevista:
- caderno de anotações,
- canetas,
- gravador e filmadora (celular).
Você pode utilizar aplicativos de celular para se organizar. Você já ouviu
falar no Google Keep?
Google Keep é um serviço do Google para anotações que permite a criação e acesso de notas via
celular ou via web e pode ser sincronizado com o Google Drive. Nela, você pode organizar a lista de
todos os materiais necessários, incluir a localização do Google Maps do local da entrevista e compartilhar
com todos os membros do grupo.
Esta é uma boa oportunidade de exercitar as competências de determinação e
organização, que consistem em determinar aquilo que queremos e nos organizarmos
para sermos efetivos, respectivamente. Determinação nos permite fazer escolhas e nos
decidirmos por alcançá-las. A organização se aplica ao modo como nos relacionamos
com horários, nos ordenamos diante de atividade e até o modo como lidamos com
nossos pertences pessoais e os da escola. Coordenar nossa vida e planos com
determinação e organização requer o uso cuidadoso de tempo, atenção e estrutura.
Situação de Aprendizagem 2:
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DAS ENTREVISTAS
Agora, você e seu grupo farão uma apresentação dos resultados das entrevistas para o(a)
seu(sua) professor(a) e para seus colegas.
Construa cartazes ou uma apresentação em Power
Point da Microsoft ou Apresentações do Google, a fim de enriquecer a atividade.
Que tal algumas dicas para você e seu grupo fazerem uma apresentação bem legal?
Primeiro, é importante que todos do grupo saibam o que vão dizer, para que todos possam se preparar.
Então, dividam bem os momentos de fala de cada um.
Apesar de dividir quem vai falar o que, é importante que todos do grupo saibam o conteúdo da
apresentação. Já pensou se o(a) seu(sua) colega tiver um “branco” ou ficar doente no dia da
apresentação?
Uma das vantagens dos trabalhos em grupo é que vocês podem praticar juntos, com um integrante
ajudando o outro a melhorar.
Aproveite para ensaiar antes da apresentação.
E, por fim, lembre-se de garantir que o tempo de apresentação dado pelo(a) seu(sua) professor(a) seja
respeitado. Assim, todos poderão ter a sua vez de falar, sem prejuízos.
Situação de Aprendizagem 3:
MÃO NA MASSA
Reúna-se novamente com o seu grupo e organize uma apresentação para conscientizar
outros estudantes da escola sobre o tema, levando contribuições de melhoria para sua sala e
para a escola.
Após finalizar o trabalho, cada grupo irá escolher um representante que apresentará,
oralmente, o trabalho.
SP FAZ ESCOLA 8º ANO VOLUME 2. p. 71 e 72.
2ª ETAPA
26 de junho à 14 de julho
ATIVIDADE - CONHECENDO A COMUNIDADE
Competências socioemocionais em foco: Assertividade, Iniciativa social,
Curiosidade para aprender e Imaginação criativa
Situação de Aprendizagem 4 - A
CONHECENDO O TERRITÓRIO DA COMUNIDADE
Nesta atividade, você e sua turma devem listar os tipos de serviço que sua comunidade
oferece, sejam eles públicos ou privados. Para isso, vocês farão uma “chuva de ideias”, ou seja, uma tempestade de palpites, para colocar no papel tudo o que sabem sobre determinado assunto, pontuando as fragilidades e as potencialidades existentes.
Para ajudar na tempestade de ideias, você pode desenhar no seu Diário de Práticas e
Vivências um quadro dividido em três partes. Nele, você e seus colegas poderão anotar tudo o que forem discutindo dentro das categorias:
QUE BOM QUE A MINHA COMUNIDADE...: nesta parte, vocês podem anotar todos os serviços que estão disponíveis na comunidade e que funcionam de maneira adequada
às necessidades dos cidadãos.
QUE PENA QUE A MINHA COMUNIDADE...: aqui vocês podem registrar os serviços que não estão presentes ou não funcionam adequadamente. Este também é um espaço para explorar os motivos pelos quais, na visão do grupo, estes serviços não funcionam bem.
QUE TAL SE A MINHA COMUNIDADE...: aqui vocês podem refletir sobre o que poderia ser feito para que os serviços funcionassem melhor na comunidade.
Slides da aula no CMSP 24/06:
Atividade de enriquecimento
Depois, com a ajuda do Google Earth, do Google Maps ou, ainda, do mapa cartográfico local, localize os pontos geográficos desses serviços, isto é, localizem os contornos e as fronteiras da comunidade, além das configurações internas: bairros, centros comerciais, vilas, campo ou cidades, em sua comunidade.
https://satellite-mapa.com/satellitemapa/?gclid=CjwKCAjwrcH3BRApEiwAxjdPTUIYnXVv2u7TciMavkiue9JWzHnyXfwrlj0-XVsWvNgEIHbeLirvxhoCJr0QAvD_BwE
Situação de Aprendizagem 4 - B
EXERCÍCIO DA CIDADANIA NA COMUNIDADE - CONFECCIONANDO UM PAINEL
Você irá confeccionar um painel com desenhos, gravuras e textos que representem os
serviços da sua comunidade. Por exemplo, esporte, cursos, eventos, projetos educacionais e de saúde etc. Para isso, observem o seu bairro de maneira cuidadosa, com
espírito crítico e observador para, então, partir para a elaboração dessas ações. Essa atividade o(a) auxiliará a pensar, também, nos ideais de seu Projeto de Vida.
Situação de Aprendizagem 5:
MÃO NA MASSA : VAMOS CONFECCIONAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS?
Nesta atividade, você irá colocar toda a sua criatividade e imaginação em prática, pois é
hora de produzir uma história em quadrinhos, ou seja, uma HQ! Para isso, pense em um fato ou um problema que existe no seu bairro, na sua rua ou mesmo na sua escola, o qual mereça a sua reflexão para a tomada de atitudes.
Como sugestão, esboce, primeiramente, no seu Diário de Práticas e Vivências:
a) as cenas – quadrinhos – que pretende criar, seguindo uma ordem da narrativa dos fatos;
b) os personagens e seus diálogos em cada cena;
c) o desenvolvimento do enredo: início, meio e fim;
d) o estilo de desenho utilizado e as representações faciais das personagens;
e) o formato dos balões nas falas ou pensamentos: é importante lembrar que cada formato representa uma ideia.
Enfatize as características dos personagens, como nomes, características físicas e pessoais, modos de agir, gesticular e falar. O uso da figura de linguagem, como a ironia, pode ser um emprego interessante para gerar contrastes ou ressaltar certos efeitos humorísticos.
Baseando-se nessas informações, mãos à obra!.
https://www.canva.com/design/DAEBfDuxfHU/xI3ZPt0pBGFzX2c3gRqa7w/view?utm_content=DAEBfDuxfHU&utm_campaign=collaborate_view_link&utm_medium=link&utm_source=editor
PARA SABER MAIS!
Ironia: uso de palavra ou frase de sentido contrário ao que se quer dizer.
Ex: “Ele fala tão baixo que lá do outro lado do pátio eu estava conseguindo ouvir...”
ATIVIDADE: O QUE MINHA COMUNIDADE PODE FAZER PELA ESCOLA
Competências socioemocionais em foco: Assertividade e Imaginação criativa
Situação de Aprendizagem 6
EU GOSTARIA QUE MINHA COMUNIDADE TIVESSE…
Pense agora a respeito da comunidade na qual a sua escola está inserida, bem como em tudo o que ela oferece (comércios, serviços privados ou públicos, bancos, padarias, lojas, shoppings center, posto de saúde, posto policial, correios etc).
No seu Diário de Práticas e Vivências, elabore uma lista das coisas que gostaria que sua
comunidade tivesse ou uma lista de serviços que ajudariam no dia a dia das pessoas.
3º Bimestre
Situação de Aprendizagem 7
ATIVIDADE: ATUANDO POSITIVAMENTE NA COMUNIDADE
(CAMPANHA PUBLICITÁRIA)
Competências socioemocionais em foco: Empatia
Você conhece o filme Wall-E ? Veja o trailer no link abaixo:
Você pode assisti-lo para se inspirar para a próxima atividade: criar uma
campanha publicitária para colaborar com o meio ambiente da sua comunidade.
Nesta atividade, você e seu grupo irão confeccionar um painel (template) para apontar os serviços da sua comunidade que estão defasados e outros que deveriam existir quando o assunto é meio ambiente.
Pensando nisso, elabore uma campanha publicitária para chamar a atenção sobre as condições ambientais do seu bairro e a necessidade de melhorá-las, bem como de implementar algumas ações de cuidado ao meio ambiente.
Essa atividade vai revelar o seu poder de iniciativa nas questões sociais para que, assim, as pessoas se mobilizem e possam cuidar mais e melhor do meio em que vivem.
ATIVIDADE: MINHAS MANEIRAS DE AGIR NA COMUNIDADE
Objetivo: Refletir e focar em suas maneiras de agir no local
em que mora, fazendo uma autoavaliação em
relação a elas. Com isso, você poderá criar
expectativas e fortalecer sua participação na
comunidade com base em seus objetivos e
compromissos.
Competências socioemocionais em foco: Foco e responsabilidade
Por certo, você já percebeu, especialmente a partir da última atividade, que nas ruas do seu bairro, no entorno da sua escola e na sua cidade, de modo geral, há um problema que muito nos incomoda: o lixo. Se o lixo não for reciclado, toneladas de materiais entrarão em processo de decomposição, dando origem a muitos problemas, como diversos tipos de doenças. Por isso, é preciso pensar nessa questão com carinho e cuidado para que esse problema não aumente! O que você pensa sobre este assunto?
Escreva um relato sobre suas ideias nos comentários desta postagem! Não se esqueça de colocar seu nome e turma!
2ª ETAPA
03 a 21 de Setembro
ATITUDES QUE TRANSFORMAM: O CONSUMO CONSCIENTE
Atividade Interdisciplinar - Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil e Orientações de Estudo.
8º A, B, C e D
Tema: ATITUDES QUE TRANSFORMAM: O CONSUMO CONSCIENTE - Caderno do Aluno volume 3.
Objetivo: Possibilitar que os estudantes desenvolvam o pensamento sustentável, necessário às situações da vida.
Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social.
Consumo consciente e responsável surge da percepção da sociedade quanto à necessidade de revisão do seu modelo de consumo. Consumir conscientemente significa atentar para os efeitos que este ato acarreta ao meio ambiente e a toda a humanidade. É contribuir para a melhoria das condições ambientais e sociais do planeta.
O consumidor consciente identifica o consumo mínimo que lhe é suficiente e escolhe produtos que impactem de maneira responsável a sociedade e o meio ambiente, priorizando a reciclagem, a reutilização e o compartilhamento de bens.
Em linhas gerais, consumo consciente é a prática do indivíduo enquanto consumidor cidadão em busca de um consumo sustentável.
MEU DEUS A SENHORA USOU MEU BANNER 😱
ResponderExcluirEu acho que o mundo é muito sujo, e deveria fazer certas coisas como:menos poluição,mais painéis de energia solar,mais ventuinahs eólica e outras inúmeras coisas.
ResponderExcluirOlá alunos, sempre que postarem algum cometário, por favor deixem seu nome completo e turma registrados. Obrigada.
ExcluirJoão Victor 8D
ResponderExcluirCuidar do planeta é super importante
Obrigada pelo seu comentário.
ExcluirLucas gomes 8D
ResponderExcluiracho que o mundo pode evoluir muito com suas tecnologias, mais mesmo evoluindo digitalmente nunca poderemos chegar no dia que pelo menos 30 a 40% dos ativistas e naturalistas ser ouvidos para consiguirem ter uma voz por todos de uma vez.
mesmo que nosso pais não invista em proteger ou cuidar da nossa floresta enorme e linda que temos se não tivermos cuidado tudo sumira num puff de magica, temos que mudar essa situação mesmo se for atos pequenos saberemos que agente somos 00,5% da população que fez a diferença.
Obrigada pelo comentário!
Excluirpoderiamos incentivar o uso de instrumentos que minimizem as emissões de poluentes, como catalisadores automotivos, filtros nas fábricas e usinas, tratamento de resíduos etc. Promover o controle e a fiscalização das queimadas em lavouras, áreas de pastagens e em regiões de cobertura vegetal natural.
ResponderExcluirGuilherme Alves Barbosa N°18 8°D
Ótimas ideias! Obrigada.
ExcluirMaryana Sophia N 33 8 ano D
ResponderExcluireu acho que o mundo é muito poluido e as pessoas fica falando que ajuda mais nunca ajuda só fala isso pra as outra pessoas elogiarem mais ; eu acho que nn devia fala o tanto que nn faz e sim começar a ter a iniciativa e nn esperar das pessoas pra começa
Ok Mayara, obrigada.
ExcluirEu acho que o mundo é muito poluido a maioria nao ta nem ai por isso que nao vai para frente, mas se cada um fizer sua parte dai nos teremos um mundo limpo
ResponderExcluirCaio Kussen N°03 8°C
Ok Caio, obrigada.
Excluiralan novais santos N:01 8D
ResponderExcluireu acho o mundo muito poluido e deveriamos cuidar mais do nosso planeta por exemplo: parar de jogar lixo na rua, não jogar lixo na areia das praias,,mais ventuinahs eólica e etc...
Sim, vamos fazer a nossa parte!
ExcluirVinicius Hashimoto N°39 8D
ResponderExcluirEu acho que deveríamos reciclar o lixo sempre que pudermos, porque em um futuro próximo, se a humanidade não se concientizar podemos perde a terra.
Certamente que sim, Vinicius1
ExcluirLetícia Almeida Luz N°25 8 Ano D
ResponderExcluirPrimeiramente, acho que as pessoas deveriam se consientizar e evitar fazer certas coisas , como: jogar lixo na praia e em outros ambientes, jogar lixos plásticos no mar, nos rios etc.
Acho que poderíamos incentivar o uso de coisas recicláveis que poderiam não só ter uma utilidade mas sim outras.
Pedro Henrique Barbosa Gomes N° 35 8° ano D
ResponderExcluirMuitas pessoas acham que o mundo não tem mais jeito, e continuam poluindo o mundo, mas também tem outras que trabalham duro na reciclagem em ONGS e etc...
na minha opinião a gente devia apoiar essas ONGS e também fazendo a nossa parte, assim em alguns anos poderemos ter um mundo limpo e sustentavel.