9º 10/05 leitura e análise de poema
Leitura e Análise de poema
O açúcar –
Ferreira Gullar
O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.
Este açúcar veio
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia.
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
Em lugares distantes, onde não há hospital
nem escola,
homens que não sabem ler e morrem de fome
aos 27 anos
plantaram e colheram a cana
que viraria açúcar.
nem escola,
homens que não sabem ler e morrem de fome
aos 27 anos
plantaram e colheram a cana
que viraria açúcar.
Em usinas escuras,
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.
1. Complete o vocabulário,
escrevendo o sentido que a palavra assume no texto.
Ex: Ipanema: famoso bairro e praia do
Rio de Janeiro.
a. Afável:
b. Dissolve:
c. Extensos:
d. Regaço:
e. Surgiu:
2. Pesquise no dicionário, o
sentido com que as palavras amarga e
dura foram empregadas na última
estrofe do poema.
3. Assinale os verbos
sinônimos de “se dissolve”.
“Flor que se dissolve na boca”.
( )
se desmancha
( )
se acaba
( )
se desfaz
( )
se derrete
( )
se dilui
( )
se esparrama
4. Reescreva as frases,
substituindo as palavras destacadas por um sinônimo.
a. O açúcar é puro e afável ao paladar.
b. O açúcar que surgiu em Ipanema provém dos extensos canaviais pernambucanos.
c. Homens de vida amarga e dura produziram este açúcar.
5. Construa uma frase com uma
das palavras em destaque.
Afável - extenso – dissolve – regaço
DESCOBRINDO
AS IDEIAS DO TEXTO
Um texto pode ser escrito em prosa ou
em forma de poema, com versos, estrofes, rimas e ritmo.
Verso é cada linha do poema.
Estrofe é cada grupo de versos.
Rimas são os sons iguais ou
parecidos no final dos versos.
Os versos
podem ser livres, ter rimas ou não; depende do poeta.
6. Ferreira Gullar usou
versos livres, sem rima, no poema “O açúcar”?
7. Agora releia o põem com
atenção e responda: a que tipo de açúcar o autor está se referindo?
a) Ao açúcar mascavo
b) Ao açúcar refinado
c) A qualquer tipo de açúcar
8. Na segunda estrofe, com
que o poeta compara o açúcar que vai adoçar o seu café?
9. Existem alguns contrastes
no poema. Releia a última estrofe e descubra com que o autor está contrastando
a doçura do açúcar.
10. Por que os homens que
fabricaram o açúcar têm vida amarga?
11. Reflita e complete, a seu
modo, a mensagem que o poeta nos transmite.
O açúcar branco e tão gostoso que usamos na alimentação não foi produzido
por trabalhadores bem pagos, que vivem no conforto da cidade, mas por
pessoas...
Ñ sei quero ajudar
ResponderExcluirNão sei quero resposta
Excluir