SIMULADO SARESP - 6º ano - LÍNGUA PORTUGUESA 2024


REVISÃO SARESP - 6º ANO 

(TAREFAS)

Responda em seu caderno!

Aula 33 - Revisão 1 - Tirinhas (Conteúdo: Leitura e compreensão de tirinhas)






Complete as lacunas para que a frase sobre a tirinha da Turma da Mônica esteja correta

sussurro - pensamento - falando - grito - fala - assoviando

Na tirinha, vemos, principalmente, balões de ________________ e nenhum balão de ________. Ha, ainda, um balão que indica que Cebolinha está ____________ .


Aula 34 - Revisão 2 - Textos jornalísticos (Conteúdo: Textos jornalísticos.)

Leia o texto para responder às questões:


Influencers mirins: exposição infantil na internet pode gerar impactos psicológicos

Para a professora Nara Helena Lopes, a exposição on-line infantil afeta tanto quem produz o conteúdo como seu público-alvo, ou seja, outras crianças, impedindo que mecanismos utilizados para lidar com o cotidiano possam se aperfeiçoar corretamente, como frustração e interação social

Por Patrick Fuentes


O fenômeno dos influencers digitais mirins, crianças com milhares de seguidores nas plataformas on-line, torna-se cada vez mais comum no cotidiano. De canais no YouTube dedicados a crianças brincando até redes sociais que as acompanham desde seu nascimento, vivem suas vidas sendo vistas, muitas vezes sem entender o tamanho que elas possuem on-line. A exposição on-line infantil decorrente desse fenômeno afeta tanto quem produz o conteúdo quanto seu o público-alvo, ou seja, outras crianças.


“O ambiente on-line, quando os influencers mirins estão em cena, acaba sendo um espelhamento para outras crianças”, diz a professora Nara Helena Lopes, do Instituto de Psicologia da USP. Apesar de não se tratar de um acontecimento novo, o entretenimento produzido pelas crianças aumentou nos últimos anos graças à internet, que descentralizou a produção e divulgação desse conteúdo de outros veículos de comunicação, como a televisão. 


Outro fator que colabora para a popularização desses influencers é a identificação que o público possui com eles. “O influenciador mirim está ali na mesma linguagem da criança, um ideal de consumo”, afirma Nara, que explica como a naturalidade que a criança tem ao produzir um conteúdo ressoa para o espectador. Segundo ela, o ambiente on-line potencializa essa exposição para ambos os lados, produtor e consumidor infantil. 


A exposição pode afetar o desenvolvimento de ambos, impedindo que mecanismos utilizados para lidar com o cotidiano, como a frustração, e de interação social se aperfeiçoem corretamente. Além disso, os efeitos são sentidos também na artificialização dos desejos, isto é, o entendimento por parte da criança do que ela quer e a criação de um imediatismo de consumo daquilo que é visto nas plataformas on-line. [...]


Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/influencers-mirins-exposicao-infantil-na-internet-pode-gerar-impactos-psicologicos/. (Adaptado).







Aula 35 - Revisão 3 - Diferenças entre sinônimos (Conteúdo: Diferenças entre sinônimos)


1. A definição de uma palavra no dicionário é diferente de um sinônimo daquela palavra. No entanto, um verbete de dicionário pode, também, apresentar sinônimos para a palavra que está sendo definida. De acordo com o dicionário da tirinha, selecione as alternativas que apresentam os sinônimos de "homem".

A) Humanos.    B) Grande mamífero.    C) Linguagem articulada.    D) Homo sapiens.

2. Complete as lacunas para que a frase sobre sinônimos, hipônimos e hiperônimos esteja correta.

hiperônimos- genérico - mamífero - hiperônimo - específico primata

Em um texto, além de sinônimos, podemos usar ________________________, que são palavras de sentido mais _____________ em relação a outra palavra. Na tirinha, por exemplo, ______________ é um _________________ de hipopótamo.


Leia o texto para responder às questões:


Uso excessivo de telas na infância tem contribuído para aumentar casos de miopia em crianças

Rosa Maria Graziano alerta para o fato de que uma visão prejudicada, ainda mais no caso das crianças, pode afetar as mais diferentes áreas da vida

Por Lucas Torres Dias


O vício em telas – seja, celular, computador ou tablet – é uma preocupação que vem crescendo. E se já era um problema acelerado antes de 2020, depois da pandemia o vício explodiu. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que crianças de até 5 anos de idade não devem passar mais de uma hora por dia em atividades passivas diante de uma tela de smartphone, computador ou TV. Mas a realidade é que somente 1/3 das crianças entre 2 e 5 anos efetivamente cumprem os tempos máximos diários sugeridos. Para as de menos de 2 anos a situação ainda é pior: menos de 1/4 segue a indicação.


A idade em que os olhos se formam completamente é indeterminada, mas é fato que ao menos os primeiros anos de vida são cruciais para a formação. Rosa Maria Graziano, médica oftalmologista da Faculdade de Medicina da USP, explica: “Nos primeiros cinco anos de vida, o olho cresce muito. Em compensação, a córnea e o cristalino, que são mais curvos, precisam aplanar. Então, existe uma quantidade importante de modificação na refração das crianças nesses primeiros anos”. [...]


Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/uso-excessivo-de-telas-na-infancia-tem-contribuido-para-aumentar-casos-de-miopia-em-criancas/.

3. Ao final do primeiro parágrafo, temos o trecho "menos de 1/4 segue a indicação". Nesse trecho, o termo em destaque se refere...

A) aos tratamentos indicados para crianças com miopia.

B) aos tempos máximos de tela sugeridos para crianças.

C) aos profissionais apontados como especialistas para tratar casos de miopia.

4. Complete as lacunas da frase da reportagem com sinônimos das palavras no texto original de modo a manter seu sentido.

A idade em que os olhos se formam completamente é _______________, mas é fato que ao menos os primeiros anos de vida são __________________ para a formação.

Aula 36 - Revisão 4 - Flexão de substantivos e adjetivos ( Conteúdo: Flexão de substantivos e adjetivos)



1. Os substantivos podem variar no grau aumentativo e diminutivo, como também flexionam em gênero e número. Considerando a tirinha de Armandinho, selecione as alternativas que apresentam substantivos que apareceram no diminutivo nos quadrinhos.

A) Dinheiro.    B) Corrupção.    C) Crime.    D) Desvio

2. Além da variação em diminutivo e aumentativo, os substantivos e as palavras que os acompanham, como artigos e adjetivos, também se flexionam em gênero e número. Considerando as palavras que aparecem na tirinha, indique as afirmativas certas e erradas

A) Entre os substantivos no diminutivo, temos palavras femininas e palavras masculinas. ( ) Certo     ( ) Errado

B) "Dinheiro" é um substantivo flexionado no masculino, para concordar com o adjetivo "público" ( ) Certo     ( ) Errado

C) O artigo indefinido "um" aparece no feminino ou masculino de acordo com o substantivo que acompanha. ( ) Certo     ( ) Errado

D) A preposição "de" do primeiro quadrinho aparece junto do artigo "o", formando "do". ( ) Certo     ( ) Errado

3. A tirinha faz uma crítica a problemas sociais com um tom cômico. Pelas expressões faciais e gestos do personagem Armandinho, é correto afirmar que ele está...

A) satisfeito.    B) indignado.    C) otimista.    D) inseguro

4. Complete as lacunas para que a frase sobre a tirinha esteja correta.

aspas - pessoa - revolta - vírgulas - língua - alegria

Além dos pontos de interrogação, outro recurso de pontuação usado na tirinha são as aspas, utilizadas para indicar que as palavras repetidas por Armandinho são, na verdade, de outra pessoa; ele apenas está mencionando essas palavras com tom de revolta.

Aula 37 - Revisão 5 - Modos verbais


1. Os verbos são palavras usadas para nomear ações, estados, fenômenos da natureza e outros. Identifique na tirinha o verbo usado para dar uma ordem.

A) Comprar.    B) Poderei.    C) São.    D) Tome.


2. Assinale as alternativas com verbos no mesmo modo verbal que "tome", da tirinha.

A) Ela estrará em casa quando eu chegar.

B) Faça sua tarefa todos os dias.

C) Viajaremos nas próximas férias.

D) Não se atrase de novo.


3. Complete as lacunas para que a frase sobre os verbos da tirinha esteja correta.

tenha- subjuntivo - dúvidas - precisava - imperativo - certezas
O verbo _________________ está conjugado no modo _________________________, que expressa ________________________________ ou possibilidades.


4. Além do verbo "tenha", na tirinha vemos também os verbos "queria" e "precisava", que expressam...

A) Fenômenos da natureza no passado.

B) ação contínua no passado

C) ordem ou conselho.

D) uma possibilidade para o futuro.

Aula 38 - Revisão 6 - Concordância nominal e verbal (v2)


1. Concordância nominal é a relação entre palavras que garante que os substantivos concordem com artigos, adjetivos, pronomes e numerais. De acordo com as palavras da tirinha e as regras de concordância, assinale as alternativas corretas.

A) Há um problema de concordância entre "remédio" e "eficiente".

B) Além dos adjetivos, o pronome "este" também concorda com o substantivo "remédio".
C) O substantivo "efeitos" está no plural, por isso o adjetivo "colaterais" também está no plural.

D) O artigo "um" e o adjetivo "novo" concordam com o substantivo "barco".

2. Complete as lacunas para que a frase sobre concordância verbal esteja correta.

Verbal - verbo  são - efeitos colaterais - substantivo - poderei - barco novo - nominal
A concordância _________ é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Na da tirinha de Hagar, por exemplo, o verbo _______ concorda com o sujeito ____________________.







3. A placa cuja mensagem segue as regras de concordância nominal ou verbal corretamente é...

A) Placa (I).    B) Placa (II).    C) Placa (III).    D) Placa (IV)

4De acordo com as placas, identifique se as afirmativas estão certas ou erradas.

A) A placa (I) apresenta um desvio de concordância nominal. ( ) Certo ( ) Errado

B) Na placa (II), dois adjetivos concordam corretamente com o substantivo "chaves", enquanto o terceiro não segue as regras de concordância. ( ) Certo ( )Errado


C) A placa (III) apresenta um desvio de concordância nominal. ( ) Certo ( ) Errado

D) Para corrigir o desvio de concordância da placa (IV), o substantivo "recipiente" deveria estar no plural. ( ) Certo ( ) Errado

Aula 39 - Revisão 7 - Tempos verbais (v2)








Aula 40 - Revisão 8 - Pontuação



Aula 41 - Revisão 9 - Ortografia (v2)






Aula 42 - Revisão 10 - Ortografia





Complete as lacunas para que a frase sobre a tirinha esteja correta.

mal - cruel - mau - bondoso

As palavras "mau" e "mal" estão ambas grafadas corretamente, mas há uma diferença em seu significado: o lobo __________ é um lobo que não é bom, ou seja, que é ___________; o lobo é um lobo que não está se sentindo bem.



Fonte: SEDUC - CMSP  - TAREFAS SP

GABARITO: 

Aula 33: 1 C/D; 2B; 3. pensamento, fala, assoviando; 4. C.    Aula 34: 1 B/C; 2B; 3.C; 4. A/B;    Aula 35: 1. A/D; 2. hiperônimos- genérico - mamífero - hiperônimo/. 3. B; 4. imprecisa - fundamentais.     Aula 36: 1. B/C/D; 2.Certo/Errado/Certo/Certo; 3B; 4 aspas - pessoa - revolta.     Aula 37: 1 D; 2B/D; 3. tenha/certeza/dúvida; 4.B.  Aula 38: 1B/C/D; 2 Verbal - verbo  são - efeitos colaterais; 4. Certo/certo/errado/errado; Aula 39: 1.D; 2 A; 3C/D; 4. IMPERFEITO/PASSADO/NOSTALGIA/ERAM.    Aula 40: 1. B; 2 B; 3 Dúvidas, exclamação, convicção; 4 B. AULA 41:1.C; 2.B/D; 3. Borracheiro/X/CH; 4. errado, certo, errado,certo.    Aula 40: 1.A/D ; 2.B ;3. mau/cruel,mal. 4. C.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!

Frase, Oração e Período - Exercícios

Exercícios de Vírgula (9° ano)