Uso de pronomes em reportagens
6º ano - 4o bimestre – Aula 19 e 20 (Sequência de Atividades 7, Aula 5 - Parte 1 e 2) Recomposição da Aprendizagem
DESCRITOR: Identificar o efeito decorrente do uso de artigos, substantivos, adjetivos e pronomes e das categorias de tempo e de modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.
Conteúdo:
- Coesão referencial;
- Pronomes pessoais.
- Ler e compreender trecho(s) de
reportagem;
- Reconhecer os principais fatores de
coesão referencial: uso de
pronomes pessoais.
Leia o trecho da reportagem e repare
nas estratégias usadas pelo autor do texto para evitar a repetição.
A professora Luciana Caetano, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, analisa os fatores que estão
influenciando nesse processo de adultização precoce das crianças ao redor do mundo e discorre
sobre práticas que podem evitar esse comportamento.
Segundo a especialista, o primeiro fator que explica esse fenômeno é a retirada do direito das
crianças de serem crianças, uma vez que elas estão gradualmente se preocupando com tópicos
que não condizem com o mundo infantil e fazem parte do cotidiano dos adultos, como a
preocupação com a beleza e aparência, por exemplo. Ela reforça que as crianças precisam dos
adultos para poderem vivenciar todos os aspectos de uma infância saudável, entre os quais estão a
prática da leitura, da construção de amizades e das brincadeiras, principalmente ao ar livre.
O segundo fator informado pela docente é a ampla presença de estratégias de marketing e
publicidade veiculadas para o público infantil, o qual ainda não tem o desenvolvimento de uma
habilidade de controle inibitório para tomar as decisões mais acertadas. Ela conta que o mercado
voltado para as crianças é muito rico e gera bastante lucro, por isso, elas são bombardeadas por
propagandas desse nicho e, por muitas vezes, acabam sendo influenciadas pelo que é oferecido.
Fonte: SILVA, 2024.
RESPONDA EM SEU CADERNO
1. Qual das alternativas
apresenta o principal assunto do
texto lido?
a. Os benefícios da maquiagem infantil.
b. Os fatores influenciadores da adultização precoce
das crianças.
c. As estratégias de marketing voltadas para adultos.
d. A importância das brincadeiras ao ar livre para as
crianças.
2. O que a professora Luciana
Caetano diz sobre a publicidade
voltada para crianças?
a. Ela é benéfica para o desenvolvimento infantil.
b. Ela ajuda as crianças a tomarem decisões acertadas.
c. Ela influencia negativamente as crianças por não
terem controle inibitório.
d. Ela não tem impacto significativo na adultização
precoce.
3. Como o mercado da moda
contribui para a adultização
precoce das crianças, segundo o
texto?
a. Promovendo roupas adequadas para a idade infantil.
b. Utilizando crianças em campanhas publicitárias.
c. Vendendo roupas feitas para adultos para o
público infantil.
d. Incentivando brincadeiras ao ar livre.
4. O que Paula Yume explica
sobre o uso de maquiagem em
crianças do ponto de vista
dermatológico?
a. A pele das crianças é madura e resiste bem aos
cosméticos.
b. A maquiagem infantil não apresenta riscos para a pele
das crianças.
c. A pele infantil é mais fina e suscetível a alergias e
dermatites.
d. O uso de maquiagem ajuda a hidratar a pele das
crianças.
5. Releia este trecho:
Ela destaca os altos índices de
pessoas sofrendo com quadros
de ansiedade e depressão e
reforça que esses problemas
podem ser decorrentes de
procedimentos inadequados
durante a tenra idade.
Pelo contexto, o que a palavra
grifada pode significar?
a. Avançada.
b. Jovem.
c. Velha
d. Amável
6. O que é coesão referencial? Para
que ela serve?
7. Quais são os pronomes pessoais?
8. Releia um trecho da reportagem “Uso de maquiagens e cosméticos expõe a adultização
precoce das crianças” e observe os pronomes demonstrativos usados para estabelecer
coesão referencial. Identifique ao que se referem os pronomes utilizados.
Para a professora, o processo de adultização precoce das crianças não é novidade e ocorre há
bastante tempo, como no mercado da moda, por exemplo, em que é comum observar o público
infantil utilizando roupas feitas para os adultos. Ela conta que a televisão também contribui
negativamente para esse fenômeno.
Conforme a especialista, quando uma criança não vivencia adequadamente os processos de
desenvolvimento saudável da infância, os riscos para seu futuro são enormes e podem envolver
inclusive adoecimentos mentais. Ela destaca os altos índices de pessoas sofrendo com quadros
de ansiedade e depressão e reforça que esses problemas podem ser decorrentes de
procedimentos inadequados durante a tenra idade.
“Outra consequência bastante explícita desse processo diz respeito também ao desinteresse das
crianças pela escola, pela literatura, pela construção de conhecimento e pela ciência. Isso
também gera preocupações excessivas com valores que não são os ideais de serem construídos
pelas crianças.
Esse fenômeno: _____________________________________________________
Esses problemas: ____________________________________________________
Esse processo: ______________________________________________________
Isso: _______________________________________________________________
Fonte: SEDUC - Repositório Centro de Médias; Tarefas CMSP - 6º ano - 4º bimestre
GABARITO: 1B; 2C; 3C; 4C; 5B; 6 Trata-se do uso de outras palavras para evitar repetições desnecessárias em um texto; 7 Eu, tu ele/ela, nós, vós, eles/elas.;8 Esse fenômeno (adultização precoce); esses problemas ( ansiedade e depressão); esses processo (procedimentos inadequados); isso (desinteresse das crianças pela escola, pela literatura, pela construção de conhecimento e pela ciência).
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