Uso de pronomes em reportagens

Objetivos: 



 Uso de pronomes em reportagens

6º ano - 4o bimestre – Aula 19 e 20 (Sequência de Atividades 7, Aula 5 - Parte 1 e 2) Recomposição da Aprendizagem

DESCRITOR: Identificar o efeito decorrente do uso de artigos, substantivos, adjetivos e pronomes e das categorias de tempo e de modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.



Conteúdo: 

  • Coesão referencial; 
  • Pronomes pessoais.

  • Ler e compreender trecho(s) de reportagem;
  • Reconhecer os principais fatores de coesão referencial: uso de pronomes pessoais.
Leia o trecho da reportagem e repare nas estratégias usadas pelo autor do texto para evitar a repetição.

A professora Luciana Caetano, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, analisa os fatores que estão influenciando nesse processo de adultização precoce das crianças ao redor do mundo e discorre sobre práticas que podem evitar esse comportamento. Segundo a especialista, o primeiro fator que explica esse fenômeno é a retirada do direito das crianças de serem crianças, uma vez que elas estão gradualmente se preocupando com tópicos que não condizem com o mundo infantil e fazem parte do cotidiano dos adultos, como a preocupação com a beleza e aparência, por exemplo. Ela reforça que as crianças precisam dos adultos para poderem vivenciar todos os aspectos de uma infância saudável, entre os quais estão a prática da leitura, da construção de amizades e das brincadeiras, principalmente ao ar livre. O segundo fator informado pela docente é a ampla presença de estratégias de marketing e publicidade veiculadas para o público infantil, o qual ainda não tem o desenvolvimento de uma habilidade de controle inibitório para tomar as decisões mais acertadas. Ela conta que o mercado voltado para as crianças é muito rico e gera bastante lucro, por isso, elas são bombardeadas por propagandas desse nicho e, por muitas vezes, acabam sendo influenciadas pelo que é oferecido. 


Fonte: SILVA, 2024.


RESPONDA EM SEU CADERNO

1. Qual das alternativas apresenta o principal assunto do texto lido? 

    a. Os benefícios da maquiagem infantil. 
    b. Os fatores influenciadores da adultização precoce das crianças. 
    c. As estratégias de marketing voltadas para adultos. 
    d. A importância das brincadeiras ao ar livre para as crianças.

2. O que a professora Luciana Caetano diz sobre a publicidade voltada para crianças? 

a. Ela é benéfica para o desenvolvimento infantil. 
b. Ela ajuda as crianças a tomarem decisões acertadas. 
c. Ela influencia negativamente as crianças por não terem controle inibitório. 
d. Ela não tem impacto significativo na adultização precoce. 

3. Como o mercado da moda contribui para a adultização precoce das crianças, segundo o texto? 

a. Promovendo roupas adequadas para a idade infantil.
b. Utilizando crianças em campanhas publicitárias.
c. Vendendo roupas feitas para adultos para o público infantil.
d. Incentivando brincadeiras ao ar livre.

4. O que Paula Yume explica sobre o uso de maquiagem em crianças do ponto de vista dermatológico? 

a. A pele das crianças é madura e resiste bem aos cosméticos. 
b. A maquiagem infantil não apresenta riscos para a pele das crianças.
c. A pele infantil é mais fina e suscetível a alergias e dermatites. 
d. O uso de maquiagem ajuda a hidratar a pele das crianças.

5. Releia este trecho: Ela destaca os altos índices de pessoas sofrendo com quadros de ansiedade e depressão e reforça que esses problemas podem ser decorrentes de procedimentos inadequados durante a tenra idade. Pelo contexto, o que a palavra grifada pode significar? 

a. Avançada.
b. Jovem.
c. Velha
d. Amável

6. O que é coesão referencial? Para que ela serve?




7. Quais são os pronomes pessoais?
 

8. Releia um trecho da reportagem “Uso de maquiagens e cosméticos expõe a adultização precoce das crianças” e observe os pronomes demonstrativos usados para estabelecer coesão referencial. Identifique ao que se referem os pronomes utilizados. 

Para a professora, o processo de adultização precoce das crianças não é novidade e ocorre há bastante tempo, como no mercado da moda, por exemplo, em que é comum observar o público infantil utilizando roupas feitas para os adultos. Ela conta que a televisão também contribui negativamente para esse fenômeno. Conforme a especialista, quando uma criança não vivencia adequadamente os processos de desenvolvimento saudável da infância, os riscos para seu futuro são enormes e podem envolver inclusive adoecimentos mentais. Ela destaca os altos índices de pessoas sofrendo com quadros de ansiedade e depressão e reforça que esses problemas podem ser decorrentes de procedimentos inadequados durante a tenra idade. “Outra consequência bastante explícita desse processo diz respeito também ao desinteresse das crianças pela escola, pela literatura, pela construção de conhecimento e pela ciência. Isso também gera preocupações excessivas com valores que não são os ideais de serem construídos pelas crianças.


Esse fenômeno: _____________________________________________________
Esses problemas: ____________________________________________________
Esse processo: ______________________________________________________
Isso: _______________________________________________________________







Fonte: SEDUC - Repositório Centro de Médias; Tarefas CMSP - 6º ano - 4º bimestre

GABARITO: 1B; 2C; 3C; 4C; 5B; 6 Trata-se do uso de outras palavras para evitar repetições desnecessárias em um texto; 7 Eu, tu ele/ela, nós, vós, eles/elas.;8 Esse fenômeno (adultização precoce); esses problemas ( ansiedade e depressão); esses processo (procedimentos inadequados); isso (desinteresse das crianças pela escola, pela literatura, pela construção de conhecimento e pela ciência).

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