Coesão lexical e progressão temática.

Coesão lexical e progressão temática.

Material digital: (Recomposição da Aprendizagem)
Aula 17 - E o tema continua... - Parte 1 (Sequência de Atividades 7, Aula 1) (v2)
Aula 18 - E o tema continua... - Parte 2 (v2)
DESCRITOR: Reconhecer as relações coesivas estabelecidas entre as partes de um texto, identificando substituições lexicais ou pronominais que contribuem para a continuidade do texto.

Um bom texto é aquele que apresenta uma mensagem clara sobre seu tema, e ele precisa fazer sentido, isto é, ser coerente. Essa coerência se dá, entre outras, por meio da progressão temática.

Coesão lexical "Léxico" significa "palavra", assim, a "coesão lexical" tem como objetivo garantir o encadeamento das ideias sem que palavras centrais para a compreensão de um texto sejam repetidas de forma exaustiva. 

Algumas estratégias que nos ajudam a construir um texto coeso são: 

Substituição de uma palavra por outra de sentido aproximado (sinônimo). 
Exemplo: "menino" em vez de "garoto".

Uso de pronomes para antecipar ideias e também retomá-las. Exemplo: "ele" em vez de "menino". 

Emprego de palavras de sentido mais abrangente para evitar repetições desnecessárias. Exemplo: "disciplina" em vez de "educação física", mesmo a primeira não sendo um sinônimo direto da segunda. 

Leia a reportagem a seguir e responda as questões em seu caderno



Leia o texto para responder às questões:


Vários fatores contribuem para a queda de matrículas na Educação de Jovens e Adultos

“Há equívocos das políticas e uma oferta inapropriada, que dificultam o acesso à educação”, diz Maria Clara Di Pierro.

Por Julia Galvao.


A pandemia causou muitos danos. Um deles se reflete na educação. A EJA (Educação de Jovens e Adultos), desde 2007, já vinha em um processo de queda, mas, com o isolamento social isso se acentuou e chegou ao menor patamar do século, com 2 milhões e 800 mil matrículas, segundo o Censo Escolar de 2022, destaca Maria Clara Di Pierro, professora aposentada sênior da Faculdade de Educação da USP. Segundo ela, vários fatores contribuíram para esse resultado.

[...]


Pandemia e queda do ensino


Ela explica por que a pandemia contribuiu para a queda do ensino. “Uma parte importante dos educandos da EJA não teve acesso às tecnologias da comunicação e informação, que foi um meio que as escolas encontraram para se comunicar com os educandos durante esse período em que as escolas permaneceram fechadas. Embora a maior parte dos jovens e adultos tenha acesso a celulares, eles não têm acesso à banda larga, pacotes de dados que permitam acessar plataformas, de maneira que os recursos tecnológicos eram insuficientes. Além disso, as pessoas vivem em moradias precárias, famílias numerosas, todo mundo dentro de casa, os ambientes não eram adequados para o estudo e os equipamentos de comunicação eram compartilhados entre as crianças e os adultos das famílias. Além disso, a crise econômica desencadeada pela pandemia obrigou todos os membros da família a buscarem meios de sobrevivência.” [...]


Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/varios-fatores-contribuiram-para-a-queda-de-matriculas-na-educacao-de-jovens-e-adultos/. (Adaptado).


1. Qual é o tema desenvolvido na reportagem lida?

A) Os problemas na área da educação durante a pandemia.

B) O alto número de alunos jovens e adultos e o baixo número de professores.

C) Os motivos para o baixo número de matrículas de jovens e adultos na escola.

D) A dificuldade dos estudantes jovens e adultos com o componente de língua portuguesa.


2. No primeiro parágrafo, a que se refere a expressão "esse resultado", na última linha?

A) O baixo desempenho em avaliações dos alunos da EJA

B) O alto índice de estudantes da EJA em isolamento social.

C) O menor número de matrículas da EJA em um século

D) O grande número de danos causados pela pandemia em geral.


3. No último parágrafo, a que se refere a expressão "esse período", na terceira linha?

A) Ao período de matrículas.

B) Ao período da pandemia.

C) Ao período entre 7 e 17 anos.

D) Ao período do Censo Escolar.


4. No último parágrafo, a expressão "embora" conecta duas informações opostas. Assinale as alternativas que contêm essas duas informações opostas.

A) A maior parte dos jovens e adultos tem acesso a celulares.

B) Os jovens não têm dinheiro para ter um aparelho de celular.

C) Os jovens não têm acesso à banda larga e pacotes de dados.

D) Os jovens estão constantemente conectados pelas redes sociais.




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Fonte: SEDUC - Repositório Centro de Médias; Tarefas CMSP
GABARITO: 1C; 2C; 3B; 4A,C.

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