8º ANO - Orientação de Estudos 2022
Neste ano, nossas aulas de Orientação de Estudos serão direcionadas para Língua Portuguesa, mas não deixaremos de lado o propósito desta disciplina que é ORIENTAR.
Começaremos por organizarmos nossa Agenda e o Quadro de Horários e de Avisos da Turma!
Revisão das Classes Gramaticais
Objetivo: Retomar as Classes de Palavras
Leio o e-mail a seguir e responda:
1. Qual é o vocativo usado por Paty quando se dirige à Cecília?
a) ( ) fofa
b) ( ) amiga
c) ( ) querida
2. A primeira frase do e-mail é uma
saudação. Na sequência do texto
aparecem dois advérbios e duas locuções adverbiais. Identifique-os
e diga que ideia transmitem.
3. Qual é o assunto do e-mail?
4. Identifique e classifique os pronomes que aparecem no texto?
5. Que palavras estão explicando quem é João? Que classe gramatical elas se referem?
6. A) A expressão “o vocalista” é um:
( ) vocativo ( ) adjetivo ( ) aposto
B) Construa uma oração que contenha aposto utilizando cada um dos sinais de pontuação indicados: vírgulas, parênteses, dois-pontos e travessão.
7. Que frase a seguir representa o pedido de Paty à amiga?
a) ( ) Mande a resposta do e-mail
para mim.
b) ( ) Avise o pessoal sobre o ensaio.
c) ( ) Chegue cedo ao ensaio.
RESPOSTAS
1.Resposta B
2. Os advérbios que aparecem na sequência do texto são: amanhã (tempo) e hoje (tempo). As locuções adverbiais são: às duas horas (tempo) e na casa do João (lugar).
3. Uma comunicação entre amigas para marcar o último ensaio da banda, que se apresentará no dia seguinte.
4. Você; Eu; Mim - pronome de tratamento; pronome pessoal do casa reto; pronome pessoal do caso oblíquo
5. O adjetivo "vocalista" e o artigo definido "o".
6. Aposto / Resposta Pessoal
7. Resposta: B
1. Crie orações que contemplem os três modos verbais: Indicativo, Subjuntivo, Imperativo.
2. Sublinhe em cada frase a palavra
que representa a classe gramatical
identificada entre parênteses.
1) Perto da janela havia um pequeno jardim. (adjetivo)
2) Era estudante, porém já trabalhava. (conjunção)
3) Quem não gosta de flores?
(substantivo)
4) Ele mora neste lugar? (substantivo)
5) Não tenha ilusão. (substantivo)
6) Duas borboletas brancas pousaram no jardim. (adjetivo)
7) Aquela flor cresce à beira dos
riachos. (pronome demonstrativo)
8) Nos dias límpidos não há nuvens. (adjetivo) 9) Como empregar o tempo em
nossa breve existência? (adjetivo)
10) Vocês vão para a escola? (substantivo)
11) O amor está acima de tudo.
(verbo)
12) No céu brilhava a lua. (verbo)
13) É preciso observar para poder
entender. (preposição)
14) É preciso aprender a olhar para
poder vê-los assim. (advérbio)
15) Ela não entenderia essa história.
(verbo)
16) E eu me sinto completamente
feliz. (advérbio)
17) Finalmente as coisas melhoraram. (advérbio)
1) Perto da janela havia um pequeno jardim. (adjetivo)
2) Era estudante, porém já trabalhava. (conjunção)
3) Quem não gosta de flores? (substantivo)
4) Ele mora neste lugar? (substantivo)
5) Não tenha ilusão. (substantivo)
6) Duas borboletas brancas pousaram no jardim. (adjetivo)
7) Aquela flor cresce à beira dos riachos. (pronome demonstrativo)
8) Nos dias límpidos não há nuvens. (adjetivo) 9) Como empregar o tempo em nossa breve existência? (adjetivo)
10) Vocês vão para a escola? (substantivo)
11) O amor está acima de tudo. (verbo)
12) No céu brilhava a lua. (verbo)
13) É preciso observar para poder entender. (preposição)
14) É preciso aprender a olhar para poder vê-los assim. (advérbio)
15) Ela não entenderia essa história. (verbo)
16) E eu me sinto completamente feliz. (advérbio)
17) Finalmente as coisas melhoraram. (advérbio)
18) Para ver é preciso abrir os olhos. (artigo)
Sujeito agente paciente
Comentários
Postar um comentário