6º ANO - Orientação de Estudos
1. Elementos da comunicação
Os seres humanos vivem em comunidade e têm grande necessidade de se comunicar e se entender.
Por meio da comunicação, as pessoas procuram expressar suas ideias e seus sentimentos.
Numa comunicação existem sempre quatro elementos: emissor, mensagem, destinatário (ou receptor) e código.
Código é o meio de que o emissor se serve para transmitir sua mensagem.
Os códigos mais comuns são: palavra falada, palavra escrita, sinais, sons, mímica, gestos etc.
Observe as figuras e responda às questões.
b) No seu entender, em que figura aparece o meio de comunicação mais frequente?
c) Em que figuras se observa que a mensagem é transmitida sem o uso de palavras faladas?
d) Em que figuras o autor não precisa estar frente a frente com seu interlocutor para transmitir sua mensagem?
a) Na figura 1. O homem primitivo se comunicava por meio de desenhos, imagens.
b)Nas figuras 2, 3, 4 e 6; mas na figura 2, observamos que a conversa entre pessoas é constante em vários momentos do dia.
c) Figuras 1, 4, 5 e 6.
d) Figuras 1, 3, 4, 6.
2. Responda às questões.
a) Com quem você costuma conversar com mais frequência?
Respostas pessoais.
b) Qual é o assunto preferido?
3. Você já viu que há muitos tipos de código. Descubra, nas figuras abaixo, os seguintes tipos de código: som, gesto, palavra escrita, palavra falada.
4. No exercício a seguir, aparecem o emissor e o receptor identificados.
Coloque-se no lugar do emissor e invente uma mensagem bem criativa
dirigida ao receptor. Veja o modelo.
a) mãe ⇒ filho
b) guarda ⇒ motorista
c) médico ⇒ paciente
Pedestre ande pela direita
Pedestre ande pela esquerda
Proibido o transito de pedestre
Ponto de parada
Proibido trânsito de bicicletas
Área Escolar
Observe que uma palavra quando escrita incorretamente pode gerar dúvidas ou confusão e trazer sérias consequências.
1. Como a mãe deveria ter escrito o bilhete para que o filho não tivesse dúvidas?
Deveria ter escrito a palavra DOSE (com S) que é a porção de um medicamento que se toma de uma vez, e não DOZE numeral.
a) Escreva o feminino de:
burguês ⇨ burguesa
camponês
poeta
sacerdote
francês
inglês
japonês
português
Respostas:
a) camponesa
poetisa
sacerdotisa
francesa
inglesa
japonesa
b) Escreva os substantivos correspondentes aos verbos seguintes:
aludir ⇨ alusão
decidir
defender
empreender
despender
c) Escreva o diminutivo das palavras
a seguir cujo radical termina em s.
Luis ⇨ Luisinho
Rosa
Teresa
Laís
Tomás
d) O que aconteceu com o acento
de algumas palavras do item c,
ao serem passadas para o grau
diminutivo?
e) E com o acento de algumas palavras do item a, ao serem passadas do masculino para o feminino?
Respostas:
b) decisão
defesa
empresa
despesa
c) Rosinha
Teresinha
Laisinha
Tomasinho
d) O acento dessas palavras caiu, no diminutivo.
e) O acento também caiu no feminino.
3. Agora é a sua vez! Dê outros exemplos de palavras que têm o prefixo
auto-. Recorra ao dicionário, se for
preciso.
Resposta pessoal.
(Sugestões: autodefesa, autobiografia,
autoafirmação, autoanálise, autoestima, automedicar, autônomo, autorretrato, autossuficiente,
autossugestão.)
4. Agora, dê outras palavras com alto,
recorrendo ao dicionário, quando
preciso.
Resposta pessoal.
(Sugestões: alto-falante, alto-forno, alto-comando, alto-comissário, alto-contraste.)
a) nascer:
b) descer:
c) crescer:
d) atar:
e) descender:
f) florescer:
g) oscilar:
a) nascimento, nascente, nascido, nascituro
b) descida, descido
c) crescimento, crescido, de crescer
d) desatado, atadura, atado
e) descendência, descendente
f) florescimento, florescência
g) oscilação, oscilante
6. Observe como as palavras do quadro são escritas. Depois, reúna essas palavras em três famílias.
a) baixo
b) preso
c) alto
a) rebaixar, abaixar, embaixo, baixaria, baixote
b) aprisionar, presídio, represa, prisão, represar
c) altear, altitude, altivez, altura
7. Observe o modelo e separe as sílabas das palavras seguintes.
a) acrescentar
b) discípulo
c) descida
a) a-cres-cen-tar
b) dis-cí-pu-lo
c) des-ci-da
USE O DICIONÁRIO PARA ESCREVER CORRETAMENTE
O dicionário é um livro em que as palavras aparecem em ordem alfabética, acompanhadas de seus significados. É um livro importantíssimo para ajudar no entendimento dos textos e das conversas, pois ninguém conhece completamente as milhares de palavras do idioma (as atuais, as que vão caindo em desuso e as que vão surgindo).
Quando lemos e encontramos palavras desconhecidas ou que nos deixem em dúvida, devemos consultar um dicionário. No dicionário as palavras apre sentam muitos significados, e compete ao leitor descobrir o sentido da palavra, de acordo com o texto que ele está lendo, isto é, de acordo com o contexto. Para manusear o dicionário, é preciso:
• conhecer bem a ordem alfabética;
• consultar, no início do dicionário, a página que explica as siglas e as abreviaturas utilizadas, como s.m. (substantivo masculino), s.f. (substantivo feminino), num. (numeral), sing. (singular), pl. (plural).
É importante que você tenha e utilize
um dicionário.
Observe a seguir como estes dois
verbetes aparecem nos dicionários.
👉plebe. [Do lat. plebe.] S.f. 1. O povo,
por oposição aos nobres. 2. O povo, o
populacho. V. ralé (1).
plebeu. [Do lat. plebeiu.] Adj. 1.
Pertencente ou relativo à, ou próprio
da plebe. • S.m. 2. Homem da plebe.
[Sin. (nesta acepç.): peão e (bras.) pé
de poeira. Fem.: plebeia.]
8. De acordo com as informações dadas nos verbetes, qual das palavras é um substantivo e qual pode
ser um substantivo e também um
adjetivo?
A palavra plebe é um substantivo e a palavra plebeu pode ser um substantivo (homem
da plebe) e adjetivo (pertencente à plebe).
9. Encaixe as palavras plebe e plebeu
nas frases a seguir.
A ________ se revoltou contra a
nobreza.
A princesa se casou com um ________.
2º bimestre
FONEMAS E LETRAS
As Letras do alfabeto representam os
sons da fala. Esses sons recebem o
nome de fonemas.
• Há letras que, de acordo com a
posição que ocupam na palavra,
não representam fonemas.
Observe: hospital (pronuncia-se
"ospital"), disciplina ("diciplina"),
exceção ("eceção") etc.
• Há palavras em que duas letras
representam apenas um fonema
(um som). Nesse caso, temos um
digrafo.
Observe: chave = cinco letras, quatro
fonemas.
Digrafo é o grupo de duas letras que
representa um só fonema, isto é, um
só som.
Observe-os a seguir.
eh: chapéu, cheio
lh: palha, pilha
nh: ninho, minha
rr: carro, barro
ss: passo, osso
gu: seguinte, guerra
qu: quero, quilo
sc: descida, consciência
sç: desço, cresço
xc: exceto, exceção
Encontro consonantal é o encontro
de duas ou mais consoantes na
mesma sílaba (pe-dra) ou em sílabas
diferentes (af-ta).
Nos encontros
percebemos o som de todas as
Letras.
Veja os principais encontros
consonantais.
Mesma sílaba
bl: blusa
cr: criança
cl: claro
dr: dragão
fl: flores
fr: frente
gl: global
gr: agressão
pl: plural
pr: prova
tl: atleta
tr: entregar
vl: Vladimir
vr: livro
br: abraço
Silabas diferentes
ad-je-ti-vo
ex-cur-são
ad-mi-rar
rit-mo
crip-to-ni-ta
sub-ma-ri-no
rép-til
ab-dô-men
3. Escreva as palavras do quadro em
ordem crescente, de acordo com o
número de fonemas.
sol - banho - é - amassar - só -
mulher - abreviar - biblioteca -
folheasse - consciente
1 fonema: é
2 fonemas: só
3 fonemas: sol
4 fonemas: banho
5 fonemas : mulher
6 fonemas: amassar
7 fonemas folheasse
8 fonemas: abreviar
9 fonemas: consciente
10 fonemas: biblioteca
4. Separe as palavras de acordo com
o que é pedido.
Encontros consonantais:
droga
bloco
cobrança
pluvial
esclarecer auta
fruto
trovão
palavra
glicerina
criatura
briga
livraria
creme
greve
atletismo
Vlado
Dígrafos: chuva
bolha
ganhar
Cássio
burro
querer
Guilherme
consciente
descida
excitação
5. Escreva, na forma abreviada, estas
palavras.
quilômetro km
quilograma kg
quilowatt kW
6. Complete estas palavras com a vogal que falta.
tro u xe
esto u ra
do u rado
ro u bo
a u tomóvel
jab u ticaba
7. Treinando maiúsculas.
Escreva o
nome:
a) da sua escola;
b) da rua e do bairro onde você
mora.
8. Reescreva o texto Menino alfabetizado empregando as iniciais
maiúsculas adequadamente.
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