Aprender Sempre - 9º Ano - 2º Bimestre de 2022 - SA 5
Aprender Sempre - v.1
9° ano
2º Bimestre
2022
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 5
Estudante, esta SA, ou Sequência de Atividades será
dedicada ao estudo do
humor, ironia e crítica nos
gêneros textuais tirinha,
piada, anedota, charge e
meme, bem como ao estudo de modalizadores (palavras ou expressões),
que são construções linguísticas que nos possibilita imprimir um posicionamento nos textos. A ideia desta aula 1 é a
análise do humor em quadrinhos!
Para saber mais sobre este Gênero Textual QUADRINHOS acesse:
AULA 01 – HUMOR NOS QUADRINHOS
Objetivo da aula:
• Ler e interpretar textos em quadrinhos, que associam linguagem verbal e não verbal, de modo a reconhecer estratégias utilizadas para construção de humor.
O humor está presente em quadrinhos e é materializado a partir do arranjo entre linguagem verbal (uso de palavras) e não verbal (uso de imagens). O efeito de sentido do humor pode ser construído a partir do jogo que se faz com a linguagem, a exemplo da falta de lógica, da construção do inusitado, das distorções do padrão e do duplo sentido, que levam o leitor para outros caminhos interpretativos.
Leia os textos a seguir, observando a linguagem verbal e não verbal. O que vocês observam nos textos? É possível perceber, no texto, alguma distorção, algum fato inusitado? Qual? No texto, como a linguagem verbal e não verbal se articulam?
1a. O texto apresenta linguagem verbal e não verbal, porque, além dos elementos semióticos, há uma expressão verbal escrita na capa do livro.
b. O personagem é um fantasma que está lendo um livro em inglês.
c. A tradução do título do livro "People Stories" pode ser "Histórias de Pessoas"
d. Pela expressão do personagem, ele parece estar com medo.
e. A relação estabelecida é a de que, geralmente, o ser humano é quem sente medo de fantasma.
f. O humor é construído com a inversão de papéis, que pode ser uma crítica negativa em relação ao comportamento de alguns seres humanos.
b. O pedido de ajuda ('grito de socorro") da mulher em uma hora inesperada. Em prontidão, o Homem-Grilo foi socorrê-la.
c. É possível perceber o humor no primeiro quadrinho, no momento em que o Homem Grilo está lanchando e escuta o pedido de ajuda. Isso é reforçado pela expressão facial e pelo pensamento dele exposto no balão. No último quadrinho, portanto, o efeito do humor é mais evidente quando ele se joga nos braços da mulher por ter medo de barata.
d. O texto nos permite interpretar que a ação e/ou atitude do Homem-Grilo não corresponde ao comportamento esperado de uma super herói. A "quebra" de expectativa do Homem-Grilo.
Acesse o link e veja as produções já feitas 👉 Narrativas da tirinha do Homem Grilo
😂😁😄
AULA 02 – HUMOR EM PIADAS E ANEDOTAS.
Objetivo da aula:
• Ler e interpretar piadas e anedotas, reconhecendo recursos linguísticos e discursivos que levam a mais
de uma interpretação e, consequentemente, possibilitam a construção de humor.
Nesta aula 2 a ideia é identificar e
reconhecer como o humor é materializado nos
gêneros textuais piada e
anedota. Aliás, você saberia dizer as características destes dois gêneros? Assista o vídeo a seguir:
Lembrem-se que o humor é estabelecido quando o enunciador, intencionalmente, organiza seu projeto de dizer com vistas a encaminhar o interlocutor a interpretações geralmente inesperadas. Esse recurso de linguagem é muito utilizado em piadas e anedotas, o que possibilita o riso.
Percebemos aqui que os
enunciados, no exemplo
1, “Eu não consigo responder a sua pergunta”
e, no exemplo 2, “Antes,
eu não conseguia de jeito
nenhum!”, promovem o
humor nos textos, porque
trazem outras possibilidades interpretativas. No
primeiro caso, o professor
solicita uma frase com o
pronome “consigo” e Pedrinho elabora uma frase
com o verbo “conseguir”,
conjugado em 1ª pessoa;
e no segundo, Joãozinho
pensa que, depois do uso
da tipoia, poderá tocar
piano, quebrando a expectativa em relação à interação com o médico. Entendam que, textualmente, a
piada é mais curta, direta,
já a anedota é mais longa
e observamos claramente
elementos da narrativa
(personagens, ambientes,
ações complexas). Em ambos os gêneros textuais, o
leitor é conduzido a interpretações inesperadas.
a. Qual o propósito comunicativo dos Textos 1 e 2?
b. Nesta aula, você estudou os gêneros textuais piada e anedota. Em relação aos textos 1 e 2, qual seria a
piada e qual seria a anedota? Justifique a sua resposta a partir das características de
cada um deles.
c. Reconhecendo que o humor é materializado textualmente a partir do jogo da linguagem que remete a
interpretações inesperadas, como ele é construído nos Textos 1 e 2?
a. O propósito comunicativo dos Textos 1 e 2 provocar o riso, divertir, entreter.
b. Texto 1 é uma anedota pois apresenta de forma mais detalhada os elementos da
narrativa (sala de reunião da escola, o diretor, o professor de
geografia e demais professores), é possível apreender mais de
uma interpretação e um final inesperado.
Texto 2 é uma piada pois é mais curto e mais direto. Além disso, apresenta um
final inesperado em função do direcionamento interpretativo
que é dado.
c. Texto 1: na interação estabelecida entre o diretor e o professor, o humor é construído quando o professor de Geografia é indicado para ensinar Inglês por haver um desencontro entre eles.
Texto 2: Na situação de comunicação estabelecida no restaurante, o humor é construído
no momento em que o cliente descobre que o bife servido havia caído no chão.
AULA 03 – FALANDO UMA COISA, PARA DIZER OUTRA: A IRONIA NOS TEXTOS.
Objetivo da aula:
• Reconhecer construções linguísticas que levam ao efeito de ironia em textos.
As atividades
desta aula são destinadas
à identificação e ao reconhecimento da ironia em
textos. Mas o que você sabe sobre IRONIA? Vocês conhecem
alguém que sempre apresenta, na sua fala, um tom
irônico? Como é que a
pessoa consegue ser irônica?
b. Como a ironia se apresenta no texto?
c. Uma forma de perceber a ironia é observar o jogo de contraste, ou seja, falar de algo positivo e algo
negativo. Como você identifica isso no texto?
1. A exclamação da professora “Parabéns, Maria! Sua nota também começa
com “z”” expressa ironia em relação ao dito por Maria, anteriormente. A professora entende a
resposta da garota como uma brincadeira e, em tom irônico, dá a entender a nota atribuída à
estudante: “zero”.
2a. A garota Y foi irônica ao dizer que o encontro foi “ótimo”. Quando se lê o
texto na íntegra, observamos que ela não gostou do encontro.
b. A ironia se apresenta quando a garota Y expôs que a pizza que não estava boa e também pelo fato de a conversa não ter fluido. É possível interpretar que esses pontos negativos têm mais força que o positivo
apresentado anteriormente, denotando um tom de ironia. Ou seja, ela falou uma coisa para dizer
outra.
c. Positivo: "Pizza deliciosa", "conversa boa", "amando tudo".
Negativo; "Fria e sem tempero", "Deu até sono", Esperando o tempo passa".
AULA 04 – RECONHECENDO CENÁRIOS DAS NARRATIVAS DE MISTÉRIOS
Esta aula será destinada ao estudo do gênero textual charge. Mas antes, dê uma olhadinha no vídeo a seguir:
O gênero textual CHARGE circula na mídia (impressa e digital) e é
materializado pela linguagem verbal e não verbal,
tendo por finalidade apresentar uma reflexão, crítica ou denúncia a respeito
de um tema do cotidiano.
Os temas das charges são
atuais, motivados a partir
de notícias e são explora- dos de forma irônica ou
com humor. Depois disso,
solicite que eles respondam às questões. É bom lembrar que as CHARGES trazem o posicionamento
do chargista e do veículo
de comunicação que a faz
circular. Portanto, é um
gênero que traz temáticas
polêmicas e faz referência a pessoas públicas ou
instituições.
AULA 05 – REFLEXÃO E/OU CRÍTICA NO GÊNERO TEXTUAL CHARGE.
Objetivo da aula:
• Ler e interpretar a charge, identificando e reconhecendo posicionamentos, reflexões e/ou críticas em relação ao tema abordado.
Façam as atividades na própria apostila ou em seu caderno.
Nesta aula, analisaremos o gênero textual charge de modo a identificarmos e reconhecermos reflexões e/ou críticas em
relação ao tema abordado. Lembrando que a charge
traz temáticas momentâneas e críticas para assuntos situados em tempo e
espaço bem demarcados.
c. O planeta Terra recorre ao psicoterapeuta. Nas nossas experiências, em que situações as pessoas
recorrem a este profissional?
d. Qual é a reflexão ou crítica retratada na charge?
No caso da charge desta
atividade, o conteúdo temático faz referência a um
conjunto de notícias, veiculadas frequentemente,
que faz o planeta adoecer. O título poderia ser: Planeta no divã; o autor é o Elcio Prado e o tema é a crise do planeta,
sinalização de que o planeta passa por problemas e precisa de ajuda. O consultório psicoterapêutico é o ambiente retratado na charge. O
psicoterapeuta, sério e comedido, registra as falas do seu paciente, o planeta Terra, que traz o seu
discurso e, pela expressão, demonstra-se aflito, preocupado e tenso.
Geralmente, as pessoas procuram o serviço do psicoterapeuta quando
necessitam ser ouvidas para tratar questões de ordem emocional, ocasionadas por vários fatores,
como perdas, separações, conflitos internos, entre outros. Pode-se depreender que a charge traz uma reflexão a respeito das crises
enfrentadas pelo planeta Terra, ocasionadas pelos problemas que ele vivencia. Há uma sutil crítica
em relação ao comportamento humano, pois a condição de crise, seja ela econômica, ambiental
ou social é motivada pela ação humana.
Façam as atividades na própria apostila ou em seu caderno.
AULA 06 – OS SENTIDOS DO VERBO PODER.
Objetivo da aula:
• Entender a semântica de possibilidade expressa pelo verbo modal poder, reconhecendo o seu uso para
indicar o grau de assertividade em relação à verdade dos enunciados.
Nesta aula, vamos refletir sobre o sentido de possibilidade que é expresso pelo
verbo poder, de modo a
reconhecer os efeitos disso nos textos.
O tempo está nublado e seu amigo precisa sair de casa, mas ele tem dúvida se leva ou não o guarda-chuva. Que conselho você daria a ele?
😏Tendo a certeza de que vai chover
👸 Tendo dúvida de que vai chover
Amigo, ao sair de casa, leve o guarda-chuva,
pois vai chover.
Amigo, ao sair de casa, leve o guarda-chuva,
pois pode chover.
b. Qual o sentido do verbo poder nas falas do homem e da criança?
👀 É possível identificar efeitos de humor ou ironia nesse quadrinho quando o homem afirma que a criança tem possibilidades de escolher
o que quiser, a criança nos faz entender que as escolhas são limitadas. É possível, portanto,
identificarmos um tom de ironia na resposta da criança ao homem.
O sentido do verbo poder nas falas do homem e da criança apresenta o sentido de possibilidade.
AULA 07 – VIROU MEME! – PARTE I.
Objetivos da aula:
• Identificar efeito de ironia ou humor no gênero textual meme;
• Estabelecer relações entre imagens (fotos, ilustrações) e o corpo do texto, comparando informações pressupostas ou subentendidas.
Na aula 7 analisaremos o
gênero textual meme,
observando como os
enunciadores recorrem à
quebra da expectativa do
leitor a partir de estratégias textuais para provocar o humor.
“Enfim, a hipocrisia” surgiu em junho de 2020, no
Twitter. Representado pela
imagem de um cachorro
que olha pensativo para
o horizonte, a piada se
tornou um viral nessa plataforma, e logo se popularizou em outras redes sociais. A brincadeira se dá a
partir de, pelo menos, dois
níveis de contradição: uma
que explora a relação entre
palavras, e outra, a relação
entre circunstâncias.
c. No meme, a linguagem verbal está relacionada à linguagem não verbal para construir sentido. Assim, como os dois enunciados que aparecem estão relacionados às imagens?
👍😀Fim se semana de boa:
👎😖Lembrança de fazer a prova:
d. Como o humor é construído no meme?
💬
A linguagem verbal é materializada a partir dos dois enunciados: “fim de semana de boa” e “Aí você lembra que segunda-feira tem prova”.
A linguagem não verbal é observada a partir da imagem do garoto, centralizada e, ao fundo, a visibilidade de uma área de lazer, em que o garoto se encontra.
Pela expressão facial do menino, percebe-se que ele ficou preocupado ou
aflito por ter lembrado que no dia seguinte teria prova.
Esse enunciado se associa à imagem da área
de lazer e das crianças brincando na piscina.
Esse enunciado está associado à imagem do
menino, que fica aflito, quando possivelmente
lembra da prova do dia seguinte.
É possível observar a construção de humor no meme a partir da quebra de expectativa. Em um
momento, infere-se, pelo contexto, que o menino estava tranquilo, mas ao ser surpreendido com
a lembrança da prova, fica preocupado.
AULA 08 – VIROU MEME! – PARTE II.
Objetivos da aula:
• Produzir o gênero textual meme por meio de ferramentas digitais.
1. Produza e revise seu meme de acordo com as orientações do seu professor:
Atividades Complementares:
https://mardossubstantivos.blogspot.com/2022/04/2-bimestre-portugues-9-ano.html
Fonte: 9 Ano - Aluno [144pg] - Ebook.indd
Anos Finais - Professor - LP (256pgs) - Ebook.indd
Parabéns Patrícia. Que trabalho lindo.
ResponderExcluirMuito obrigada!!
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