Aprender Sempre - 9º ANO - 1º Bimestre - SA2 - 2022
Aprender Sempre - 9º ANO - 1º Bimestre - SA2 - 2022
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 2
AULA 1 – O “EU” EM DIÁRIOS PESSOAIS E DE VIAGEM
Objetivo da aula:
• Reconhecer a função social do gênero textual diário (pessoal e de viagem) e as marcas de subjetividade
do autor a partir da primeira pessoa do discurso.
Nesta SA vamos desenvolver atividades relacionadas ao gênero textual diário (pessoal e de viagem), de modo a reconhecer seu objetivo comunicativo e as marcas de subjetividade do autor a partir da primeira pessoa do discurso.
AULA 2 – O QUE FALAR DOS “SUJEITOS”?
PARTE I
Objetivo da aula:
• Analisar sujeito e predicado, reconhecendo-os como termos essenciais da oração.
Nesta aula vamos entender a estrutura da oração a partir de fragmentos textuais de diário. O foco da aula é o reconhecimento da estrutura oracional a partir da identificação do sujeito e do predicado, bem como a sua concordância.
Observem a imagem e escrevam algo, com sentido completo, sobre ela; podem focalizar o rapaz, o campo, as montanhas, a bicicleta, por exemplo, expressando ações ou estado para os substantivos.
Respostas
AULA 3 – O QUE FALAR DOS “SUJEITOS”? PARTE II
Objetivo da aula:
• Identificar e reconhecer verbos que necessitam de complementação direta ou indireta para construir sentido.
Respostas
AULA 4 – TEXTOS BIOGRÁFICOS: “EU” OU “ELE”?
Objetivo da aula:
• Reconhecer a função social do gênero textual biográfico, identificando as pessoas do discurso em biografias e autobiografias
AULA 5 – O QUE SÃO MEMÓRIAS?
Objetivos da aula:
• Reconhecer situações de comunicação em que as pessoas escrevem suas memórias;
• Ler e interpretar texto memorialístico para apropriação e reconhecimento da função comunicativa e da
organização linguístico-textual do gênero textual memorialístico.
Aqui vocês terão experiências de
leitura e interpretação de
memórias para
possibilitar a escrita; nas
Aulas 7 e 8, de um texto
memorialístico a ser
publicado no blog da
escola ou em um livro
digital/impresso.
AULA 6 – MEMÓRIAS: MOMENTOS QUE MARCAM O PASSADO
Objetivo da aula:
• Identificar e reconhecer a função dos verbos no pretérito (perfeito, imperfeito e o mais-que-perfeito)
como recursos linguísticos e gramaticais para leitura/produção de gênero textual memorialístico.
Na aula passada, observamos a forma de identificar a pessoa do discurso a partir do verbo, quando ele
não está explícito. Como
o texto memorialístico
faz referência às vivências passadas, nesta aula analisaremos como os verbos/formas
verbais, no pretérito, são
empregados em textos
memorialísticos, considerando o pretérito perfeito
e imperfeito.
AVALIAÇÃO
AULA 7 – MINHAS MEMÓRIAS: PRODUÇÃO TEXTUAL – PARTE I
Objetivo da aula:
• Planejar e produzir o gênero textual memorialístico.
Comentários
Postar um comentário