4º Bimestre - Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, Orientação de Estudos - 8º Ano
1ª ETAPA - 1º Roteiro
Atividade Interdisciplinar - PV - PJ - OE (4º Bimestre - 1ª etapa - 8º Ano)
Profºs: Adelma, Luciana, Marcos, Oliandra, Raul, Roxana, Patrícia Torres
Objetivo: Aprimorar a capacidade de tomar decisões.
Competências socioemocionais em foco: Autoconfiança
Um garoto, criado pelos tios, genial e impopular no colégio, é picado por uma aranha radioativa e desenvolve força e agilidade proporcionais às de um aracnídeo. Inicialmente ele tenta usar tais habilidades para ganhar fama e dinheiro, mas ao descobrir que um ladrão que ele impediu de escapar foi o assassino de seu tio, Peter Parker decide usar seus poderes para o bem, vivendo através do lema de seu Tio Ben: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". Esta é a história do Homem Aranha que saiu dos quadrinhos para ganhar séries de televisão, desenhos animados, games, musicais, merchandising e filmes. (https://omelete.com.br/homem-aranha)
Para refletir:
Se a vida fosse um caminho reto, sem surpresas e indecisões, não teria a menor graça. Nasceríamos, cresceríamos e morreríamos apenas andando para frente, em um processo direto do começo ao fim, sem curvas ou imprevistos.
Mas, seguramente, ela não é assim. É estar o tempo todo se defrontando com o inesperado, o imponderável.
Às vezes, é possível seguir em frente; outras vezes, é necessário retornar ou tomar novos rumos, principalmente quando se sente a insegurança acompanhando os passos.
Entretanto, há situações em que a tomada de decisões pode ser guiada por critérios que são racionalmente admitidos, no sentido de ponderar as consequências, os ganhos e as perdas decorrentes das escolhas.
Ao saber que amanhã fará frio e se as baixas temperaturas incomodam, pode-se decidir levar um agasalho, por exemplo. Ou, ao saber que a alimentação é um aspecto importante para a qualidade de vida, pode-se decidir por um suco natural no lugar de um refrigerante.
O modo como essas pequenas decisões são pensadas pode ser a referência para aquelas muito mais determinantes no Projeto de Vida.
É preciso considerar o que, de fato, se quer e quais são as ações que aproximam a realização dos sonhos. Evidentemente que toda escolha encerra ganhos e perdas. Quando se decide estudar, porque se pretende determinada carreira como Projeto de Vida, em vez de assistir à TV ou ficar no celular, ganha-se a condição de preparo para o que se pretende e perde-se, nesse momento, o prazer de ficar relaxado ou de se comunicar com os amigos pela internet. Mas essa condição é temporária, caso se consiga equilibrar o tempo para priorizar diferentes coisas em diferentes momentos.
E isso é tomar as rédeas, é aprender a dirigir a vida, incluindo nela os sonhos, aquilo que é preciso fazer para realizá-los, a diversão, o prazer, as amizades… Quase tudo cabe, se houver consciência e planejamento e a capacidade de compreender que há um tempo para tudo.
Para isso, é preciso desenvolver uma qualidade muito importante chamada temperança, ou seja, o domínio sobre si próprio.
Assista a esta cena do primeiro filme do Homem Aranha e observe o comportamento de Peter Park junto aos colegas da classe. Descreva este comportamento:
1º Roteiro -
Acesse o link e faça as atividades no formulário
https://forms.gle/umL4wJ8rwo8fdeRf9
2ª Etapa - 2º Roteiro
Nesta atividade você irá colocar em prática as suas habilidades, demonstrando atitudes transformadoras para sua vida e percebendo a importância de ser protagonista.
As competências socioemocionais servem para crianças e adultos aprenderem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades. Assim, conseguem gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros.
1. Empatia: Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo.
Ser feliz é estar pleno no aqui e no agora.Felicidade é estar bem com o seu espírito, a sua mente e o seu corpo. É estar em sintonia com seus valores, decisões e atitudes, com o que você pensa, fala e faz.
É o julgamento, a apreciação que cada um faz de si mesmo, é sua capacidade de gostar de si.
4. Ética: É a condição do ser humano de avaliar a sua conduta ou a de outro ser humano com base nos valores de uma sociedade. Graças à ética sabemos diferenciar o que é bom e o que não é, se alguém é respeitável ou corrupto, leal ou indigno etc. É, enfim, a capacidade de decidir com base na valoração social.
5. Paciência: Uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional. Ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração.
6. Autoconhecimento: É conhecer a própria essência e ter pleno domínio de si mesmo, em pensamentos, desejos, esperanças, frustrações e crenças.
Esse conceito nos permite traçar um mapa pessoal com oportunidade de interpretar melhor quem somos e, principalmente, onde queremos chegar. Assim, teremos um foco maior e também uma certeza do real motivo de estarmos aqui.
7. Confiança: Envolve a segurança de si e do próximo, pois significa que a crença de certos resultados ou consequências são alcançadas em determinadas situações.
A confiança está relacionada com a sensação de olhar para uma ação futura, que vai acontecer, e ainda não ter uma certeza empírica.
8. Responsabilidade: É cumprir com o dever de assumir as consequências provenientes de nossos atos. Abrange uma amplitude de conceitos que têm relação com assumir as responsabilidades dos nossos atos praticados de forma consciente e intencionada.
9. Autonomia: Refere-se à capacidade que os seres humanos apresentam de poder tomar decisões por si, sem ajuda do outro. É estar empoderado da capacidade de decidir de forma livre e espontânea.
10. Criatividade: É a capacidade de usar habilidades para criar ferramentas ou adaptar-se ao meio. É encontrar respostas ou descobrir maneiras de inventar algo novo para melhorar a vida cotidiana.
Acesse as atividades no formulário abaixo:
2º Roteiro: https://forms.gle/cAKnm1E4j2JvBig87
E
Fonte: https://diarioescola.com.br/competencias-socioemocionais/#:~:text=As%20compet%C3%AAncias%20socioemocionais%20servem%20para,de%20maneira%20respons%C3%A1vel%2C%20entre%20outros.
Comentários
Postar um comentário