4º Bimestre - 2020 - 9º ANO - Sequência de Atividades
Grupo 1 - O texto não literário…
O texto não literário…
Possui uma função utilitária e referencial, tendo como principal objetivo fornecer uma informação.
Utiliza uma linguagem denotativa e clara, criando objetividade na transmissão da informação.
Relata fatos reais de forma impessoal e imparcial, não havendo opiniões e juízos de valor sobre o conteúdo do texto.
Não utiliza figuras de linguagem e outros recursos estilísticos que possam prejudicar a compreensão do conteúdo do texto.
São textos não literários…
- as notícias;
- as reportagens;
- as entrevistas;
- as cartas comerciais;
- os artigos científicos;
- os livros didáticos;
- os manuais de instrução;
- os dicionários;
- as enciclopédias;
- as receitas de culinárias;
- as guias de beleza;
- as bulas de remédios;
- ...
Grupo 2 - O texto literário…
Possui uma função estética, tendo como principal objetivo o entretenimento do leitor.
Recorre à função poética e emotiva da linguagem, visando criar expressividade e despertar sentimentos e emoções no leitor.
Utiliza uma linguagem conotativa e polissêmica, gerando uma multiplicidade de interpretações.
Há uma reflexão sobre a realidade, que leva a uma recriação pessoal e subjetiva da realidade.
Utiliza figuras de linguagem e outros recursos estilísticos, apresentado simbologia, beleza, musicalidade e harmonia.
São textos literários…
- os poemas;
- os romances;
- os contos;
- as novelas;
- as lendas;
- as fábulas;
- as crônicas;
- as peças de teatro;
- as letras de músicas;
- …
1º Roteiro - Sequência de Atividades 1
Aprender Sempre - 9º ano - vol.3
(EF67LP07A) Identificar o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informação, entre outros) em textos argumentativos, bem como em relação às habilidades de suporte a seguir:
- (EF89LP14A) Analisar, em textos orais e escritos, os movimentos de sustentação, refutação e negociação de argumentos.
• (EF89LP14B) Analisar, em textos orais e escritos, a força persuasiva dos argumentos utilizados.
O que é uma reflexão? Por que é importante pensar e refletir sobre determinado assunto ou tema? A proposta desta atividade é promover reflexões acerca da temática acima, de modo que você se familiarize e tenha condições de acompanhar esta Sequência de Atividades.
A importância da reflexão está no ato de pensar, e da reflexão crítica, no ato de tomada de consciência, e como o exercício desta habilidade pode contribuir para a sua formação. Cabe destacar que todo indivíduo detém a capacidade de se comunicar, de se expressar por meio de suas opiniões, conhecimentos adquiridos ao longo da vida.
OBJETIVOS DA AULA
• Propor uma reflexão acerca da temática desta Sequência de Atividades: mudanças climáticas;
• Formular pontos de vista sobre a temática: mudanças climáticas.
Acesse o link e responda às questões desta atividade:
https://forms.gle/Gm8bF3NXrAVuErzu8
Sequência de Atividades 2
Acesse o link e responda às questões desta atividade:
https://forms.gle/XakK2g6Y5fWiiSir5
Comentários
Postar um comentário